Questões de Concurso
Comentadas sobre sustentabilidade em economia
Foram encontradas 16 questões
I. A transição para a economia circular na indústria de mineração é uma alternativa para potencializar o uso de recursos na economia e se constitui em contraposição à tradicional economia linear, baseada no modelo extrair > produzir > usar > descartar, que está atingindo seus limites físicos.
II. Na abordagem tradicional e linear, o crescimento econômico com o indicador baseado no aumento do produto interno bruto é interpretado como sinal de bem-estar e qualidade de vida da população em geral pela correlação estabelecida com o acesso a bens de consumo. Mas o modelo não leva em conta os custos e impactos ao meio ambiente e à saúde coletiva devido a sua forma de encarar os bens e recursos como dados e inesgotáveis.
III. Na mineração, a economia circular vem sendo amplamente utilizada e, mais do que garantir a reciclagem de todos os materiais ao fim de sua vida útil, envolve repensar a forma como os produtos são projetados, manufaturados e comercializados, a fim de gerar menos resíduos ao longo do ciclo de vida, ter maior durabilidade e poder ser reutilizado para outros propósitos. Esse conceito se tornou chave para a solução de problemas como o aquecimento global, a escassez de materiais e o correto endereçamento de rejeitos.
Está correto o que se afirma em
Em referência ao contexto interno e externo da realidade política, econômica e ambiental do Brasil, julgue o item subsequente.
A sustentabilidade ambiental no contexto da emergência
climática global foi uma das premissas defendidas pelo
Brasil em visita à Organização das Nações Unidas (ONU),
mas essa pauta recebeu críticas de ambientalistas pela
ausência de menção às altas taxas de emissões de gases que
contribuem para as mudanças climáticas.
Acerca da estrutura fundiária e da organização produtiva no campo brasileiro, julgue o seguinte item.
Nos últimos cinco anos, houve queda acentuada na
desigualdade na estrutura fundiária brasileira e nos conflitos
no campo, principalmente nos estados incluídos na
Amazônia Legal, criada com o propósito de assegurar o uso
econômico sustentável dos recursos naturais e promover a
conservação da biodiversidade amazônica.
Exemplifica-se como aplicação do conceito de bioeconomia a(o)
( ) Tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do determinado setor, devendo servir de parâmetro para avaliar eficiência e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.
( ) A apuração do índice ocorre anualmente, sob responsabilidade de cada agência reguladora e de forma diferenciada para cada modo de transporte, considerando as suas particularidades.
( ) O IDA pode ser classificado em 4 categorias: econômicooperacional, sociocultural, físico-químico e biológicoecológico.
As afirmativas são, respectivamente,
A respeito do uso e das fontes de energia, julgue o seguinte item.
Na área de energia, o termo onshore é empregado para
localizar as bacias sedimentares onde são explorados o
petróleo e o gás natural e refere-se ao processo produtivo
para a extração do petróleo no oceano por equipamentos
submarinos.
A respeito do uso e das fontes de energia, julgue o seguinte item.
Os maiores produtores de petróleo e gás natural do mundo
são os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Kuwait.
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
Os efeitos do turismo cultural não importam mudanças na
qualidade de vida da população que reside onde essa
atividade é desenvolvida. Seus efeitos benéficos estão
limitados à própria atividade cultural.
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
Leitores e autores independentes não fazem parte da cadeia
produtiva do setor de patrimônio cultural de um livro.
No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.
O conceito de desenvolvimento sustentável é composto e
apoiado por três elementos: a proteção ambiental, o
crescimento econômico e o incentivo ao turismo.
Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do triple bottom line, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/ cartilha_a3p_36.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018. Adaptado.
A abordagem citada no texto refere-se a um conceito
De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.
Esses dados indicam que:
Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).
Através deste tipo de estudo pode-se concluir que: