Questões de Concurso
Sobre teoria dos jogos em economia
Foram encontradas 112 questões
FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: com aplicações em Economia, Administração e Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Elsevier/Campus, 2018.
Considerando um jogo simultâneo, o jogador A tem as suas ações representadas pelo conjunto {j1; j2}, e o jogador B tem um conjunto de ações representado por {j3; j4}. Os possíveis resultados finais do jogo estão expressos no conjunto {j1,j3; j1;j4; j2,j3; j2;j4}, representado quantitativamente por {4,4; 6,2; 1,3; 1,6}.
Portanto, os resultados que representam um equilíbrio de Nash é
FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: com aplicações em economia, administração e ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Elsevier/Campus, 2018.
Observando o enunciado, de acordo com a Teoria das Escolhas Racionais,
Formalmente, um jogo tem os elementos básicos demonstrados no quadro a seguir:
Sobre a Teoria dos Jogos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Entende-se por “Equilíbrio de Nash” uma situação na qual, dadas as decisões tomadas pelos outros competidores, nenhum jogador pode melhorar sua situação mudando sua própria decisão.
( ) Tendo por base a lógica existente no “Dilema dos Prisioneiros”, pode-se afirmar que o ponto de “Equilíbrio de Nash” é eficiente no sentido de Pareto, isto é, existe uma maneira de melhorar a situação de um dos jogadores sem piorar a situação do outro.
( ) Teorema de Nash: todo jogo finito, com finitos jogadores e um conjunto compacto e convexo de estratégias, tem uma solução em estratégias mistas.
A sequência está correta em
A matriz de resultados (em milhões de reais), em que o primeiro valor se refere ao lucro de A e o segundo, ao lucro de B, é apresentada a seguir.

Considere as seguintes perguntas:
1. Qual o equilíbrio de Nash (EN) para esse jogo?
2. Caso as empresas pudessem cooperar (e cumprir o acordo), qual seria o resultado que maximizaria os lucros conjuntos?
3. Por que, no equilíbrio de Nash (EN), o resultado cooperativo não seria alcançado?
Assinale a afirmativa que melhor responde a essas perguntas.

Em relação ao resultado desse jogo, responda:

O jogo é um Dilema dos Prisioneiros que descreve o fato de que a cooperação, apesar de Pareto-superior, não é um Equilíbrio de Nash do jogo estático. Entretanto, no jogo repetido infinitas vezes, a cooperação pode ser implementada como equilíbrio perfeito de subjogo, desde que as empresas sejam suficientemente pacientes, isto é, valorizem minimamente o futuro, o que justifica o argumento de que a cooperação é racional no jogo repetido, pois facilita o atingimento dos fins privados no longo prazo. Seja δ a taxa de desconto intertemporal, comum as duas empresas, em que 0 < δ < 1. Todos os dados acima são de conhecimento comum. Admitindo que, no jogo repetido infinitamente, a estratégia de punição é do tipo Trigger, ou seja, jogar o Equilíbrio de Nash Pareto-inferior para sempre em caso de desvio, denote por δ̅, a menor taxa de desconto intertemporal para a qual, se δ> δ̅, então a cooperação pode ser implementada como equilíbrio perfeito de subjogo. O valor de δ̅, nesse jogo é dado por:
( ) Em um jogo de estratégias mistas, cada jogador escolhe uma única estratégia com probabilidade 1, enquanto as outras estratégias têm probabilidade zero. ( ) Em um jogo em forma estratégica, o equilíbrio de Nash só pode ocorrer quando todos os jogadores escolhem suas estratégias puras. ( ) A dominância iterada é o processo de eliminar estratégias que são dominadas apenas em uma rodada do jogo, sem considerar as escolhas dos outros jogadores.
As afirmativas são, respectivamente,

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
A combinação na qual os representantes das duas carreiras
aceitam a primeira oferta do governo é um equilíbrio de
Nash em estratégias puras.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
No equilíbrio de Nash em estratégias mistas, há 50% de
probabilidade de os representantes da carreira A aceitarem a
primeira proposta do governo.
I. A comunicação pré-jogo garante a cooperação entre os jogadores, eliminando a tentação de trair.
II. O resultado cooperativo é Pareto eficiente, mas pode não ser um Equilíbrio de Nash.
III. Mesmo com comunicação, a estrutura de incentivos do jogo original pode levar à defecção.
IV. A presença de múltiplos Equilíbrios de Nash implica que a cooperação sempre será um desses equilíbrios.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre o conceito de Equilíbrio de Nash, considere as seguintes afirmações:
I. O Equilíbrio de Nash ocorre quando nenhum jogador pode melhorar seu payoff unilateralmente alterando sua estratégia.
II. Em um jogo de soma zero, o Equilíbrio de Nash sempre maximiza o bem-estar social.
III. Todo Equilíbrio de Nash é Pareto eficiente.
IV. Em jogos com múltiplos Equilíbrios de Nash, é sempre possível determinar um único equilíbrio como superior.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Mede o benefício que os vendedores extraem de sua participação em um mercado. A definição refere-se ao
Com base no jogo descrito pela matriz de recompensas
acima, em que (x, y) = (a recompensa do jogador 1, a
recompensa do jogador 2), assinale a alternativa correta.
A teoria dos jogos representa um avanço na análise microeconômica de estruturas de mercado em concorrência imperfeita, tendo seu desenvolvimento aplicado em vários casos envolvendo situações em que o comportamento estratégico é chave para o sucesso de uma empresa.
Dentre as estratégias desenvolvidas na teoria dos jogos, é CORRETO afirmar que
Considere o jogo sequencial entre duas empresas, A e B, representado pela árvore de decisão apresentada a seguir.
No primeiro nó à esquerda, a empresa A decide entre a estratégia a1 ou a2. Nos dois seguintes, a empresa B decide entre as estratégias b1 e b2. Os retornos de cada estratégia estão entre parênteses, ao final de cada combinação de estratégias, em que o retorno de A fica à esquerda e o de B, à direita. Suponha que os jogadores tentem maximizar seus ganhos e conheçam todos os retornos, as estratégias e a estrutura do jogo. Nessa situação a solução do jogo será a combinação de estratégias
Em um jogo de dois agentes, A e B, o agente A pode escolher entre as ações H, M ou L, e o agente B pode escolher entre as ações E, C ou D. O payoff para os dois agentes está indicado na tabela a seguir, em que o primeiro número do par ordenado é o resultado para o agente A, e o segundo número, o resultado para o agente B.
Com base nas informações precedentes, julgue os seguintes itens, a respeito do referido jogo.
I A estratégia M é dominada por L para o agente A.
II O perfil em que A escolhe L e B escolhe E é um equilíbrio de Nash.
III O equilíbrio de Nash do jogo é Pareto-ótimo.
Assinale a opção correta.
Em um pequeno país, há dois bancos que ofertam serviço de crédito. Um deles, B1, é o líder. O outro, B2, é seguidor, tomando decisões sempre após B1 publicar as próprias decisões. Ao analisarem a possibilidade de reduzir a taxa de juros que cobram de seus clientes, B1 e B2 chegaram ao jogo sequencial representado a seguir, em que os pay-offs representam o ganho anual esperado, em milhões de unidades monetárias do país, após ambos tomarem suas decisões, sendo a primeira coordenada o ganho de B1, e a segunda coordenada, o ganho de B2.
Com base na situação hipotética precedente, julgue o item subsequente.
A redução da taxa de juros é uma estratégia dominante
para B2.
Em um pequeno país, há dois bancos que ofertam serviço de crédito. Um deles, B1, é o líder. O outro, B2, é seguidor, tomando decisões sempre após B1 publicar as próprias decisões. Ao analisarem a possibilidade de reduzir a taxa de juros que cobram de seus clientes, B1 e B2 chegaram ao jogo sequencial representado a seguir, em que os pay-offs representam o ganho anual esperado, em milhões de unidades monetárias do país, após ambos tomarem suas decisões, sendo a primeira coordenada o ganho de B1, e a segunda coordenada, o ganho de B2.
Com base na situação hipotética precedente, julgue o item subsequente.
Existe um equilíbrio de Nash em estratégias mistas no
referido jogo.