Questões de Concurso
Sobre bases sócio-históricas da educação física em educação física
Foram encontradas 1.324 questões
Sobre esse processo histórico, assinale a alternativa CORRETA.
A Educação Física Escolar, ao longo de sua trajetória, passou por diversas concepções e influências, refletindo as transformações sociais, culturais e científicas de cada época. Compreender essa evolução é fundamental para a prática pedagógica contemporânea.
Analise as afirmações abaixo sobre a evolução histórica e os conceitos da Educação Física Escolar e assinale a alternativa correta.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
A legislação a que se refere o texto diz respeito à reforma
Este foi o método conhecido como
Primeira coluna: Autores
(1) Jean Piaget.
(2) Lev Vygotsky.
(3) Paulo Freire.
Segunda coluna: Características e contribuições desses autores para os fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física.
(__)Esse autor defente a pedagogia da libertação, criticando a educação bancária e propondo uma educação problematizadora, sugere que a Educação Física deve se basear na cultura popular, utilizando elementos do cotidiano dos alunos para tornar o aprendizado mais significativo. Entre suas obras temos: "Pedagogia do Oprimido", "Educação e Mudança" e "Educação como Prática da Liberdade".
(__)A Teoria do desenvolvimento cognitivo é defendida por esse autor, que enfatiza os estágios e os processos de construção do conhecimento. Para ele o jogo é uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. É autor de livros como: "Para Onde Vai a Educação?", "A Formação do Símbolo na Criança" e "Psicologia e Pedagogia".
(__)Esse autor traz a teoria sociocultural do desenvolvimento, enfatizando a importância da interação social na construção do conhecimento, enfatiza que a aprendizagem ocorre em um contexto social, onde a interação com outros indivíduos, como professores e colegas, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Na Educação Física, isso se traduz na importância de atividades em grupo e na colaboração entre os alunos. "Pensamento e Linguagem" e "História do Desenvolvimento das Funções Nervosas Superiores" são importantes obras desse autor.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, por volta de 776 a.C., e tinham por objetivo homenagear os deuses gregos e promover a interação entre os povos. Entretanto, as mulheres não podiam sequer assistir aos jogos.
Na Era Moderna, marcada pelos jogos em Atenas, no ano de 1896, as mulheres começaram a assistir às competições, mas ainda não podiam competir, pois, acreditava-se que elas não tinham preparo físico adequado".
[Disponível em: https://sae.digital/mulheres-nas-olimpiadas/. Acesso: 15/12/2024].
Ao longo da história, a participação feminina na Educação Física foi marcada por diversas restrições e desigualdades. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
[Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/20/futebolfeminino-os-pretextos-usados-para-proibir-pratica-no-brasil-e-em -outros-paises.ghtml. Acesso: 16/12/2024].
Com base nos aspectos sócio-históricos da Educação Física, o principal motivo alegado no Decreto-Lei nº 3.199, de 1941 para a proibição do futebol feminino no Brasil foi a de que: