Questões de Concurso
Sobre inclusão e diversidade nas aulas de educação física em educação física
Foram encontradas 628 questões
Segundo as autoras, são propostas para mudar a ótica da diretividade e das exclusões nas aulas de Educação Física:
Por meio desse exemplo, os autores mostram que, na aula, é importante que os alunos com deficiência
No que se refere às relações de gênero, a autora comenta que o professor de Educação Física
Bernardes , José Eduardo. 'Por que não ver uma pes soa com defic iênc ia, nordes tina, LGBTQIA+ ocupando uma cadeira no parlamento federal?', diz Ivan Baron. Brasil de fato. São Paulo. 20/03/2024.
Com esse horizonte de protesto do influenciador e considerando as possibilidades pedagógicas da Educação física em uma perspectiva inclusiva, para melhor acolher a diferença, o professor de educação física deverá
“A luta antirracista de Vinicius Junior no futebol não é de hoje. Desde que chegou ao futebol espanhol, em 2018, o brasileiro convive com frequentes ataques racistas de torcedores rivais como, por exemplo, do Barcelona, do Mallorca, do Real Valladolid, do Sevilla e, principalmente, do Atlético de Madrid - onde chegaram a pendurar um boneco com a camisa de Vini sendo enforcado em uma ponte da capital espanhola. Mesmo com tudo isso, o camisa 7 do Real Madrid mostra dia após dia que não vai abaixar a cabeça e, talvez por conta de suas atitudes, tenha se tornado uma figura imponente e importante nas ações de combate ao preconceito.”
PEREIRA, Cayo. Como Vini Jr manteve força e se tornou referência na luta antirracista no futebol. O Globo, São Paulo, 11/06/2024.
Considerando o ensino da educação física na escola e sua contribuição para uma sociedade com mais justiça social, o professor desse componente curricular deverá
“A temática perpassa a todas as pessoas, pois a todo momento todos são excluídos de alguma forma e a inclusão nunca é definitiva. A inclusão visa atender a todos que estão nesse processo inclusivo/excludente, ampliando a preocupação para além das pessoas com deficiência, alcançando outros que historicamente também são deixados de lado. Por isso, a diversidade tem que ser um impulsionador do trabalho educacional”.
REIS, L. N; COSTA, P. V. O. F; FONSECA, M. P. S. et al. Os conceitos de inclusão nos cursos de Educação física: A formação de professores nas universidades públicas do sudeste brasileiro. Educ . fís . c ienc ., Ensenada, v. 24, n. 1, e204, 2022. https ://dx .doi.org/https ://doi.org/10.24215/23142561e204.
Com base no trecho acima, é correto afirmar que as aulas de Educação Física, na perspectiva inclusiva, devem estimular os seus alunos a
I. A psicomotricidade é muito importante para a Educação Infantil. Porém, não pode ser vista como estratégia preventiva às dificuldades de aprendizagem.
II. A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na Educação Infantil e séries iniciais.
III. A psicomotricidade é a área científica que corresponde às necessidades de preparação e aperfeiçoamento do trabalho educativo infantil.
Está CORRETO o que se afirma:

Nesse contexto, a prática de atividade física inclusiva no ambiente gera as seguintes consequências aos alunos com deficiência, EXCETO:
Com base nessa diretriz, qual das alternativas abaixo está correta?
A acessibilidade em espaços de Educação Física e lazer é fundamental para garantir a inclusão de todas as pessoas, conforme estabelecido pela ABNT NBR 9050:2020.
Qual das alternativas está de acordo com essa norma?
I - A cooperação é a atuação consciente em direção a um fim comum, pela qual as atividades dos participantes são coordenadas através de negociações e acordo.
II - A cooperação é entendida como uma ação consciente e combinada entre indivíduos ou grupos associativos com vista a um determinado fim.
III - A cooperação como um processo social, embasado em relações associativas, na interação humana, pela qual um grupo de pessoas busca encontrar respostas e soluções para seus problemas comuns, realizar objetivos comuns, busca produzir resultados, através de empreendimentos coletivos com interesses comuns.
IV - Na cooperação como processo social, produz-se educação, sendo, assim, a organização cooperativa, além de seus outros significados, também um lugar social de educação. Entrelaçam-se e potencializam-se a educação e a cooperação como processos sociais.