Questões de Educação Física - Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física para Concurso

Foram encontradas 607 questões

Q3035894 Educação Física
Ghiraldelli (1987), aponta a redemocratização como responsável pela retomada das discussões educacionais e pedagógicas no Brasil. Nesse contexto, a Educação Física nos moldes tecnicistas do período passado, acaba entrando em desacordo com a nova realidade democrática (CASTELLANI, 1992). Com relação a crítica que se faz à Educação Física no final da década de 80, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3028822 Educação Física
De acordo com a Lei nº 9.394/96 − Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em seu Art. 2º, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Art. 3º enumera os princípios nos quais o ensino será ministrado. Assinale, de acordo com o Art. 3º, a alternativa que apresenta corretamente dois desses princípios.
Alternativas
Q3016020 Educação Física
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é um documento que define as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas mas unidades de educação. Assinale a alternativa que NÃO CONTEM uma das 10 competências gerais da BNCC:
Alternativas
Q3012922 Educação Física
Entende-se que a Educação Física, com os demais componentes curriculares escolares:
Alternativas
Q3008479 Educação Física
Tendo por base o Documento Curricular do Tocantins (DCT), para o desenvolvimento das competências específicas da Educação Física são descritas habilidades que incluem oito dimensões de conhecimento, a saber:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento diretamente ligada à vivência, ao fazer das práticas corporais, que devem ser experimentadas, de forma agradável, para gerar conhecimento e não causar rejeição. II. Uso e apropriação: está ligada ao conhecimento desenvolvido para que o estudante tenha condições de realizar, com autonomia, as práticas corporais, durante as aulas ou em outros momentos. III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos, gerados a partir das experiências sensíveis, provocadas pela vivência e apreciação e execução com primazia das diferentes práticas corporais, realizadas pelo estudante ou por outras pessoas, originárias de diferentes épocas, lugares e grupos. IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos gerados durante e além da vivência da prática corporal: resolução de desafios intrínsecos às práticas realizadas; aprendizado de novas modalidades; e a não adequação das práticas para a inclusão, atendendo aos interesses individuais e coletivos. V. Construção de valores: os valores e normas são aprendidos durante a vivência e discussões a respeito das práticas corporais, procurando superar preconceitos e estereótipos vinculados a elas, voltando - se ao respeito às diferenças e ao combate a todo tipo de preconceito. VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as práticas corporais: características internas e o como fazer. Por exemplo: benefícios das práticas corporais para a saúde, classificação e sistemas táticos dos esportes, elementos das danças, dentre outros. VII. Compreensão: refere-se também ao conhecimento sobre as práticas corporais, mas não está ligada às suas características internas, mas sim à maneira como elas se manifestam em diferentes lugares ou meios socioculturais. VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às atitudes e conhecimentos que possibilitam a autonomia dos familiares para a reflexão e tomadas de decisões que contribuam para que todos tenham seus direitos sociais de acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as dimensões estão INCORRETAS.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: A