Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem ao pré-natal em enfermagem
Foram encontradas 1.528 questões
Fonte:Brasil. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32). Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf >.
Fonte:Tratado de obstetrícia Febrasgo/ editores Cesar Eduardo Fernandes,Marcos Felipe Silva de Sá; coordenação Corintio Mariani Neto. -1. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier,2019.Disponível em: <file:///C:/Users/DELL/Downloads/Tratado%20de%20obstetr%C3%ADcia%20 Febrasgo%202019.pdf>.
Fonte: Montenegro, Carlos Antonio Barbosa, Rezende obstetrícia fundamental. 13. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Disponível em: < https://shalomtreinamentos.com.br/wpcontent/uploads/2023/06/RezendeObstetricia-Fundamental-13_a-edicao.pdf >.)
Fonte: Montenegro, Carlos Antonio Barbosa, Rezende obstetrícia fundamental. 13. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Disponível em: < https://shalomtreinamentos.com.br/wpcontent/uploads/2023/06/RezendeObstetricia-Fundamental-13_a-edicao.pdf >.)
Diante desse cenário, assinale a alternativa que contém a conduta correta do enfermeiro na primeira consulta de pré-natal:
I. Difteria.
II. Tétano.
III. Hepatite B.
IV. Pertussis (dTpa – acelular).
Estão CORRETAS:
Coluna 1 1. Caso suspeito. 2. Caso provável. 3. Caso confirmado. 4. Caso descartado.
Coluna 2 ( ) Caso que apresente resultado reagente de anticorpos IgM e IgG, com avidez de IgG baixa ou intermediária em qualquer idade gestacional; títulos ascendentes de anticorpos IgG em amostras seriadas com intervalo mínimo de duas semanas e IgM reagente; primeira sorologia realizada após 16 semanas de idade gestacional que apresente resultado para anticorpos IgG em nível elevado (acima de 300 UI/dL ou de acordo com a metodologia utilizada) e IgM reagente.
( ) Caso que apresente uma das seguintes situações: soroconversão de anticorpos IgG e IgM anti-T. gondii durante o período gestacional; detecção de DNA do T. gondii em amostra de líquido amniótico, em tecido placentário, fetal ou de órgãos (exame anatomopatológico, cultivo de tecido ou bioensaio); mãe de recém-nascido com toxoplasmose congênita confirmada.
( ) Gestante que apresentar resultado para anticorpo IgM anti-T. gondii reagente ou indeterminado; gestante que apresentar história clínica compatível com toxoplasmose adquirida após a concepção; qualquer gestante identificada em situações de surto de toxoplasmose.
( ) Caso que apresente uma das seguintes situações: IgG reagente mais de três meses antes da concepção (em caso de IgM positiva, considera-se residual, portanto, gestante com infecção crônica, anterior à gestação); índice de avidez de IgG alto, colhido com até 16 semanas de gestação; duas amostras de IgG negativas para T. gondii (colhidas com intervalo de duas a três semanas), apesar de IgM reagente (resultado falso-positivo para IgM; portanto, considerar gestante suscetível).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos.
II. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O rastreamento antes dos 25 anos deve ser evitado.
III. O rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, devendo sempre ser considerada uma oportunidade a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal.
IV. Para garantir boa representação celular do epitélio do colo do útero, o exame citopatológico deve conter amostra do canal cervical, preferencialmente, coletada com escova apropriada, e da ectocérvice, coletada com espátula tipo ponta longa (espátula de Ayre).
Quais estão corretas?
I. A identificação da situação e da apresentação fetal é feita por meio da palpação obstétrica, procurando identificar os polos cefálico e pélvico e o dorso fetal, facilmente identificados a partir do terceiro trimestre.
II. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais permite verificar a vitalidade fetal, se prenhez única ou múltipla, confirmar diagnóstico da apresentação, posição e situação fetal, além de reconhecer o sofrimento fetal.
III. Posição fetal é identificada a partir do local do dorso fetal em relação ao lado esquerdo ou direito materno.
IV. Situação fetal é considerada transversa quando o maior eixo fetal não coincide com o maior eixo uterino.
Quais estão corretas?
A Rede Alyne foi instituída pela Portaria GM/MS nº 5.350 e Portaria GM/MS nº 5.359, de 12 de setembro de 2024, e é uma iniciativa do Governo Federal para atualizar e reestruturar a Rede Cegonha.
A Enfermagem tem um vasto campo de atuação no cuidado integral voltado às gestantes, parturientes, puérperas e crianças, com ações diretas e indiretas que abrangem consultas, cuidados técnicos e educativos, gestão, entre outros. Nesse sentido, conhecer a Rede Alyne é de suma importância para uma atenção qualificada ao público-alvo dessa rede.
Em relação ao tema, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
(__) O pré-natal é fundamental para identificar e tratar precocemente condições que podem afetar a saúde materna e fetal.
(__) O tratamento da sífilis na gestação previne a transmissão vertical, mas deve ser iniciado apenas no terceiro trimestre.
(__) A vacinação contra a hepatite B durante a gestação faz parte das medidas preventivas recomendadas.
(__) Gestantes diagnosticadas com infecção urinária devem ser tratadas devido ao risco de complicações obstétricas.
A sequência correta é: