Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem ao pré-natal em enfermagem
Foram encontradas 1.456 questões
(__) O pré-natal é fundamental para identificar e tratar precocemente condições que podem afetar a saúde materna e fetal.
(__) O tratamento da sífilis na gestação previne a transmissão vertical, mas deve ser iniciado apenas no terceiro trimestre.
(__) A vacinação contra a hepatite B durante a gestação faz parte das medidas preventivas recomendadas.
(__) Gestantes diagnosticadas com infecção urinária devem ser tratadas devido ao risco de complicações obstétricas.
A sequência correta é:
(__)A formação de grupos de gestantes é dispensável quando as consultas individuais são realizadas regularmente.
(__)A organização de mutirões para exames e consultas em datas coincidentes com a vinda dos agentes comunitários é uma estratégia eficiente para ampliar o acesso das gestantes em zonas rurais.
(__)O transporte para consultas pré-natais é uma responsabilidade exclusiva da gestante, independentemente das dificuldades locais.
(__)A realização de consultas pré-natais em centros de referência deve incluir orientações nutricionais, identificação de sinais de risco e incentivo ao apoio familiar.
A sequência está correta em:
Preocupada com o resultado do seu exame citopatológico, uma funcionária procura um enfermeiro para esclarecimentos a respeito do câncer de colo de útero. Ao analisar o resultado do exame, o enfermeiro constata que o laudo aponta para a presença de “Células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC-US)”.
Considerando que a trabalhadora tem 32 anos de idade, o enfermeiro deve esclarecer que, nesse caso, a conduta recomendada pelo Ministério da Saúde é:
O acompanhamento pré-natal tem papel fundamental na identificação precoce de riscos materno-fetais, permitindo intervenções oportunas para reduzir morbimortalidade. Com base nos princípios da assistência de enfermagem no pré-natal, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da volemia materna durante a gestação está associado à necessidade de suprir a demanda metabólica do feto e à adaptação ao parto, sendo responsável por uma redução fisiológica da concentração de hemoglobina.
II. A progesterona, principal hormônio da gestação, tem como função primordial estimular a contratilidade uterina, facilitando a adaptação do útero ao crescimento fetal.
III. O acompanhamento pré-natal adequado inclui a administração de sulfato ferroso e ácido fólico para prevenção de anemia ferropriva e defeitos do tubo neural, sendo indicado iniciar a suplementação após a 20ª semana de gestação.
IV. A hiperêmese gravídica é uma manifestação comum do primeiro trimestre, resultante do aumento da gonadotrofina coriônica humana (hCG), podendo evoluir para distúrbios hidroeletrolíticos graves em casos persistentes.
Está(ão) correta(s):
I O aleitamento materno resulta em transmissão potencial da sífilis, mesmo que não haja lesão na mama da lactante.
II O teste VDRL negativo no RN exclui a possibilidade de sífilis congênita. No entanto, deve-se repetir o teste com intervalo de 30 dias para confirmar a ausência de sífilis congênita.
III A sífilis congênita pode ser prevenida ou tratada eficientemente intraútero, desde que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento da gestante, em momento adequado, e se evite a sua reinfecção.
IV O Ministério da Saúde do Brasil preconiza a realização do VDRL na primeira consulta pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, e no início do terceiro trimestre (28ª semana), sendo o teste repetido na admissão para parto ou aborto.
Das afirmativas, estão corretas
I Gestante sem nenhuma dose registrada da dT deverá iniciar o esquema vacinal o mais precocemente possível, com 3 doses, com intervalo de 60 dias ou, no mínimo, 30 dias, sendo pelo menos 1(uma) dose com a dTpa.
II Gestante com esquema vacinal incompleto (1 ou 2 doses) em qualquer período gestacional deverá completar o esquema de 3 doses o mais precocemente possível, com intervalo de 60 dias ou, no mínimo, 30 dias entre elas, sendo, pelo menos, 1 dose com a dTpa.
III Gestante com esquema vacinal completo (3 doses ou mais) e última dose administrada há menos de 5 anos deverá receber 2 doses da dTpa, no período de 27 a 36 semanas de gestação.
IV Gestante com esquema vacinal completo (3 doses ou mais), sendo a última dose há mais de 10 anos deverá receber 2 doses de reforço com a dTpa, no período de 27 a 36 semanas de gestação.
Quanto ao esquema vacinal da gestante, as orientações corretas estão nos itens