Questões de Concurso
Sobre assistência de enfermagem no processo nutricional em enfermagem
Foram encontradas 545 questões
( ) A jejunostomia é uma via de acesso central para a nutrição parenteral.
( ) A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) pode ser administrada por via periférica ou central conforme a osmolaridade da solução.
( ) Assegurar a manutenção e permeabilidade da via de administração da nutrição parenteral está entre as competências do enfermeiro.
( ) A TNP por via periférica é indicada para soluções que têm osmolaridade maior que 700 mOsm/L.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)O clister sedativo é utilizado exclusivamente para eliminar gases intestinais.
(__)O clister anti-helmíntico é aplicado para amolecer fezes endurecidas em casos de constipação.
(__)O clister emoliente tem como finalidade combater infecções intestinais severas.
(__)O clister carminativo é utilizado para aliviar flatulências, promovendo a eliminação de gases intestinais.
A sequência está correta em:
Sobre as finalidades desse sistema, é correto afirmar que:
I.Alimentação parental é destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não.
II.Alimentação enteral é elaborada para uso por sonda ou via oral.
III.A nutrição parenteral, segundo portaria 272 da ANVISA, consiste em alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada.
Está correto o que se afirma em
O peso ______ é utilizado como referência na avaliação de mudanças recentes de peso e em casos nos quais houver impossibilidade de pesar o paciente.
Coluna A - Tipos de Dietas
1.Dieta hipossódica. 2.Dieta hipercalórica e hiperproteica. 3.Dieta com restrição de potássio. 4.Dieta pobre em fibras. 5.Dieta branda.
Coluna B - Condições Clínicas ou Necessidades Específicas
(__)Pacientes em tratamento de insuficiência renal crônica. (__)Pacientes com hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca. (__)Pacientes com úlceras por pressão ou desnutrição. (__)Pacientes no pós-operatório de cirurgia gastrointestinal. (__)Pacientes com doença diverticular em fase aguda.
A sequência correta é:
I.O índice de massa corporal (IMC) calculado dividindo o peso do paciente em quilogramas pela altura em metros ao quadrado.
II.A circunferência abdominal é um parâmetro importante para avaliar o risco de doenças cardiovasculares.
III.O peso corporal ideal é obtido considerando fatores como sexo, idade e nível de atividade física.
IV.O cálculo do peso e altura em crianças é essencial para acompanhar o desenvolvimento e adequar a dosagem de medicamentos.
Estão corretas as afirmativas:
(__)O Índice de Massa Corporal (IMC) é considerado normal quando está entre 18,5 e 24,9 kg/m², e valores superiores a 30 kg/m² são classificados como obesidade.
(__)A medição da circunferência do pescoço não tem relevância clínica significativa, sendo pouco utilizada em avaliações antropométricas e de risco cardiovascular.
(__)A medição da circunferência abdominal é um indicador de risco cardiovascular, sendo o valor de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres considerados limites de alerta.
(__)A altura para a idade é um indicador antropométrico frequentemente utilizado para avaliar o estado nutricional em crianças e adolescentes, permitindo identificar problemas como a desnutrição.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos e soluções, julgue o item a seguir.
Não deve ser utilizado cateter periférico para infusão contínua de produtos vesicantes, nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L.
Com base no escopo de atuação do técnico de enfermagem, qual das condutas abaixo é a mais apropriada?
1. Enfermeira Ana afirma que se deve manter a paciente na posição supina.
2. Enfermeiro Gilmar afirma que se deve manter a alimentação a ser administrada à temperatura ambiente.
3. Enfermeiro João afirma que se deve aspirar 5 mL de conteúdo gástrico, observar a aparência do aspirado e anotar o pH, devendo este estar superior a 8.
4. Enfermeiro Vicente afirma que se deve verificar o volume residual gástrico (VRG) antes de cada alimentação, não devendo o VRG exceder 50mL, visto que VRG > 50 mL deve causar preocupação e levar à implementação de medidas para reduzir o risco de aspiração.
5. Enfermeira Monalisa afirma que, para pacientes sem sinais clínicos de intolerância à alimentação, em condições normais (volume residual gástrico em níveis aceitáveis, com aparência de características normais e sem suspeita de infecção), deve-se retornar o conteúdo aspirado do volume gástrico residual para o estômago.
É CORRETO o que foi afirmado apenas por: