Questões de Concurso Sobre choques em enfermagem

Foram encontradas 334 questões

Q3178407 Enfermagem
Hemorragias digestivas, altas ou baixas, são causas frequentes de atendimento em pronto-socorro, sendo a hemorragia digestiva alta a complicação mais comum de úlceras pépticas. Sobre a assistência de enfermagem ao paciente com hemorragia digestiva, qual das alternativas abaixo descreve a conduta mais completa e adequada? 
Alternativas
Q3176480 Enfermagem
Em um paciente politraumatizado com suspeita de lesão medular na região cervical, qual dos sinais clínicos apresentados a seguir é mais sugestivo de um quadro compatível com choque neurogênico? 
Alternativas
Q3176475 Enfermagem
No contexto da abordagem inicial de um paciente diagnosticado com choque cardiogênico, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma medida recomendada.
Alternativas
Q3150658 Enfermagem
Um paciente chega à emergência com sinais de choque hipovolêmico. Acerca da intervenção inicial é indicada, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3148744 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao choque neurogênico, aparece em condição de dor intensa, acompanhada de bradicardia no início e, em seguida, taquicardia. Retorna-se ao estado normal espontaneamente.
Alternativas
Q3142942 Enfermagem
Diante ao trauma de crânio, observa-se o nível de consciência conforme a intensidade do trauma, oscilando desde vigília até coma. Para uma avaliação simples e rápida, utiliza-se da escala de coma de Glasgow (ECG). Sobre o trauma cranioencefálico (TCE), é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3127915 Enfermagem
Jocely, técnica de enfermagem, presencia um colega de trabalho recebendo um choque elétrico ao ligar na tomada um nebulizador cujo fio estava desencapado. Nesse contexto, para que todos permaneçam em segurança, o que Jocely deve fazer?
Alternativas
Q3126819 Enfermagem

Imagem associada para resolução da questão



Analisando o esquema acima sobre a sequência fisiopatológica de eventos no choque cardiogênico, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3125363 Enfermagem
Um paciente com choque neurogênico decorrente de lesão medular completa desenvolve hipoventilação. Qual dos seguintes mecanismos explica essa alteração respiratória?
Alternativas
Q3125361 Enfermagem
Um paciente sofreu uma lesão medular cervical e é diagnosticado com choque neurogênico. Qual dos seguintes achados fisiológicos é mais característico desse tipo de choque?
Alternativas
Q3125348 Enfermagem
Um paciente envolvido em um acidente automobilístico apresenta sinais de choque hipovolêmico. Nesse caso, quais sinais devem ser monitorados mais atentamente pela equipe de Enfermagem? 
Alternativas
Q3113649 Enfermagem
Como é chamado o choque que ocorre devido à redução do volume intravascular por causa da perda de sangue, de plasma ou de água perdida em diarreia e vômito?
Alternativas
Q3106936 Enfermagem
Os traumatismos torácicos estão entre as quatro principais causas de mortes, portanto se faz necessário que o exame físico seja realizado imediatamente para que as medidas terapêuticas sejam realizadas ainda no atendimento pré-hospitalar (Moraes, 2010). Com base nos tipos de trauma, assinale a alternativa CORRETA que é caracterizado por processo inflamatório em pulmão e/ou coração no local do impacto, causando edema e presença de infiltrado linfomonocitário, o que caracteriza a contusão. Esse tipo de trauma é muito comum em acidentes automobilísticos e quedas de grandes alturas.
Alternativas
Q3097520 Enfermagem
A urgência comportamental é um distúrbio grave e urgente do comportamento, do afeto ou do pensamento que torna o paciente incapaz de enfrentar a sua situação de vida e relacionamentos interpessoais. Um paciente que apresenta uma urgência psiquiátrica pode estar hiperativo ou violento, deprimido ou suicida.
Com o objetivo de controlar a violência e proteger o paciente e a equipe contra lesões, é preciso estabelecer algumas medidas. Analise as afirmativas a seguir sobre essas medidas e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Manter a porta da sala aberta e com visão clara da equipe.
( ) Não dar espaço ao paciente, e surpreendê-lo com movimentos súbitos.
( ) Amarrá-lo assim que possível com força máxima.
( ) Não ouvir o que o paciente está dizendo.
( ) Dar, ao paciente, a oportunidade de ventilar a raiva verbalmente, evitar desafiar o estado de delírio.
( ) Evitar tocar pacientes agitados ou permanecer muito próximos deles.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q3093240 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta os principais sinais e sintomas do choque hipovolêmico:
Alternativas
Q3071171 Enfermagem
A pele quente e seca é um achado clínico sugestivo do choque:
Alternativas
Q3050592 Enfermagem
De acordo com a classificação do choque hipovolêmico associado à perda sanguínea aguda, um paciente adulto com choque Classe II apresenta uma perda sanguínea
Alternativas
Q3044987 Enfermagem
As hemorragias que acarretam a redução do volume sanguíneo circulante constituem a causa primária de choque volêmico, situação que exige do enfermeiro conhecimentos para avaliar precisamente sinais e sintomas e adotar medidas de controle.

Assinale a alternativa que a apresenta a descrição correta dos sinais e sintomas de hemorragias internas.
Alternativas
Q3041061 Enfermagem
Forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois, é denominado: 
Alternativas
Q3027033 Enfermagem
Um paciente de 73 anos, do sexo masculino, dá entrada na emergência, direto para a sala vermelha, com sintomas de febre alta, oliguria, confusão, além de apresentar uma pressão arterial (PA) 70x50 mmhg. Suspeita de choque séptico. Qual sinal vital deve ser monitorado com maior frequência?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A
5: D
6: C
7: E
8: C
9: B
10: C
11: E
12: C
13: B
14: B
15: D
16: C
17: C
18: C
19: B
20: B