Questões de Concurso Comentadas sobre choques em enfermagem

Foram encontradas 311 questões

Q3071171 Enfermagem
A pele quente e seca é um achado clínico sugestivo do choque:
Alternativas
Q3050592 Enfermagem
De acordo com a classificação do choque hipovolêmico associado à perda sanguínea aguda, um paciente adulto com choque Classe II apresenta uma perda sanguínea
Alternativas
Q3044987 Enfermagem
As hemorragias que acarretam a redução do volume sanguíneo circulante constituem a causa primária de choque volêmico, situação que exige do enfermeiro conhecimentos para avaliar precisamente sinais e sintomas e adotar medidas de controle.

Assinale a alternativa que a apresenta a descrição correta dos sinais e sintomas de hemorragias internas.
Alternativas
Q3041061 Enfermagem
Forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois, é denominado: 
Alternativas
Q3027033 Enfermagem
Um paciente de 73 anos, do sexo masculino, dá entrada na emergência, direto para a sala vermelha, com sintomas de febre alta, oliguria, confusão, além de apresentar uma pressão arterial (PA) 70x50 mmhg. Suspeita de choque séptico. Qual sinal vital deve ser monitorado com maior frequência?
Alternativas
Q3017217 Enfermagem
O choque anafilático é uma emergência médica causada por uma reação de hipersensibilidade grave. Analise as afirmativas abaixo sobre a etiologia e o quadro clínico do choque anafilático e selecione a alternativa correta.

1. A liberação massiva de histamina e outros mediadores inflamatórios durante o choque anafilático causa vasodilatação sistêmica e aumento da permeabilidade vascular, levando à hipotensão severa (AAAAI, 2023).
2. O quadro clínico do choque anafilático inclui urticária generalizada, angioedema, broncoespasmo e choque circulatório, que podem ocorrer minutos após a exposição ao alérgeno (NEJM, 2023).
3. A administração imediata de adrenalina intramuscular é o tratamento de escolha para o choque anafilático, sendo repetida a cada 5 a 15 minutos se necessário, até que haja estabilização (AAAAI, 2023).
4. A administração de corticosteroides e antihistamínicos é fundamental nas primeiras horas do tratamento para estabilizar o quadro clínico, embora não previnam recorrência imediata dos sintomas de forma eficaz (NEJM, 2023).
5. A entubação orotraqueal deve ser realizada imediatamente em todos os casos de choque anafilático, mesmo na ausência de obstrução respiratória grave, como medida profilática (AAAAI, 2023).

Alternativas: 
Alternativas
Q3014935 Enfermagem
São sintomas de choque hipovolêmico, exceto: 
Alternativas
Q2949450 Enfermagem

Com relação à descrição dos tipos de choque, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2633803 Enfermagem

O choque é uma grave emergência médica e pode ser provocado por várias causas, especialmente de origem traumáticas, entre outras, EXCETO:

Alternativas
Q2592311 Enfermagem

Sobre farmacologia em emergência, quais medicamentos são considerados drogas vasopressoras que ajudam a aumentar a pressão arterial no estado de choque?

Alternativas
Q2590522 Enfermagem

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando como um condutor. Com base nos primeiros socorros à vítima, analise as afirmativas abaixo e dê valores de VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) Tentar afastar a vítima da fonte energizada, caso não seja possível desligar a chave geral usando materiais isolantes, como cabos de vassoura, tapetes de borracha ou luvas de borracha grossas que estejam secos.

( ) Não tocar na vítima até que ela esteja separada da corrente elétrica ou que esteja interrompida.

( ) Cobrir o local da queimadura com pano seco e limpo, mantendo cobertura até atendimento especializado.

( ) Oferecer à vítima líquidos por via oral para hidratação.

( ) Em caso de parada cardiorrespiratória chamar o serviço de atendimento de urgência e iniciar imediatamente as manobras de ressuscitação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Q2574962 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


Um paciente vítima de hemorragia aguda devido a um trauma grave pode desenvolver um choque hipovolêmico. Nesse caso, se o paciente apresentar uma frequência cardíaca inferior a 80 batimentos por minuto, isso poderia ser um sinal de choque hipovolêmico Classe I, indicando uma resposta compensatória inicial do organismo à perda súbita de volume sanguíneo. 
Alternativas
Q2573813 Enfermagem

Julgue o próximo item, considerando que um choque pode ser classificado como hipovolêmico, séptico, cardiogênico e neurogênico.


No caso do choque hipovolêmico classe II, o estado mental do paciente é de ansiedade e confusão. 

Alternativas
Q2573812 Enfermagem

Julgue o próximo item, considerando que um choque pode ser classificado como hipovolêmico, séptico, cardiogênico e neurogênico.


Para classificar um choque hipovolêmico classe I, a quantidade de sangue perdido deve ser inferior a 750 mL, com frequência cardíaca abaixo de 100 bpm e frequência respiratória entre 14 a 20 irpm.

Alternativas
Q2573811 Enfermagem

Julgue o próximo item, considerando que um choque pode ser classificado como hipovolêmico, séptico, cardiogênico e neurogênico.


No atendimento ao choque, o enfermeiro deverá instalar acesso venoso periférico ou, após duas tentativas sem sucesso, considerar punção intraóssea.

Alternativas
Q2573810 Enfermagem

Julgue o próximo item, considerando que um choque pode ser classificado como hipovolêmico, séptico, cardiogênico e neurogênico.


Nos choques hipovolêmicos e cardiogênicos, os critérios de sinais são os mesmos. 

Alternativas
Q2569786 Enfermagem
Sobre o choque hipovolêmico analise os itens a seguir:
I. É uma situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco. II. Os sintomas do choque hipovolêmico são decorrentes da perda excessiva de líquidos e podem incluir: náuseas e vômitos; cansaço excessivo e tontura; dor de cabeça progressiva e constante; confusão; dedos e lábios azulados e sensação de desmaio. III. O tratamento do choque hipovolêmico é feito por transfusão sanguínea e administração de soro na veia, para repor o sangue e os líquidos perdidos e prevenir complicações graves.
Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2555777 Enfermagem
No atendimento ao paciente com suspeita de dengue, a classificação oportuniza à equipe de enfermagem a identificação e priorização do atendimento pelo reconhecimento precoce dos sinais agravados da doença. São considerados Sinais de Choque no paciente com suspeita de dengue:
Alternativas
Q2543638 Enfermagem
Em relação ao choque cardiogênico, analise as assertivas abaixo:

I. Choque cardiogênico é a incapacidade do miocárdio em realizar o débito cardíaco eficaz para proporcionar a demanda metabólica do organismo, caracterizando uma situação de hipoperfusão tecidual.

II. Sinais e sintomas apresentados pelo paciente: taquicardia, hipotensão, pele fria, pálida e pegajosa, estase de jugular e crepitações pulmonares.

III. A finalidade do tratamento do choque cardiogênico é a otimização da pré-carga, uso de fármacos inotrópicos, vasodilatadores, diuréticos, trombólise coronariana.

IV. São fármacos indicados para esse tipo de choque: dopamina, dobutamina e levosimendan.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2536475 Enfermagem
Qual é o primeiro passo no manejo do choque cardiogênico em pacientes com infarto agudo do miocárdio?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: B
6: A
7: B
8: E
9: E
10: A
11: A
12: E
13: E
14: C
15: C
16: E
17: E
18: A
19: D
20: C