Questões de Concurso Sobre covid-19 em enfermagem

Foram encontradas 130 questões

Q3281060 Enfermagem
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas. Em 26 de novembro de 2021, a OMS designou a variante da COVID-19 B.1.1.529 como uma variante de preocupação denominada____________. Essa variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes.

Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3243247 Enfermagem
A orientação sobre biossegurança no contexto do COVID-19 enfatiza a necessidade de uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais de saúde que manuseiam amostras do vírus. Nesse cenário, os EPIs recomendados incluem, exceto:
Alternativas
Q3222127 Enfermagem
Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3187215 Enfermagem
A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, a qual apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Conforme o manual do COVID-19 do estado de Santa Catarina o período de isolamento para não haver transmissibilidade é de:
Alternativas
Q3157968 Enfermagem
Um paciente com COVID-19, internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), apresenta piora súbita do quadro clínico, com aumento da frequência respiratória, queda da saturação de oxigênio e agitação. Qual a conduta mais adequada do técnico de enfermagem nesse caso?
Alternativas
Q3285105 Enfermagem
A pandemia de COVID-19, também conhecida como pandemia de coronavírus, é uma pandemia global causada pelo vírus SARS-CoV-2, que se originou na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi registrado em 25 de fevereiro de 2020. Desde então, o vírus espalhou-se por todo o país, causando um grande impacto na saúde pública, na economia e na vida social da população. Durante a epidemia de COVID-19, várias medidas foram adotadas para controlar a disseminação do vírus. Marque abaixo a estratégia que foi amplamente utilizada para reduzir a transmissão do SARS-CoV-2 e proteger a saúde pública.
Alternativas
Q3091209 Enfermagem

Observe a figura a seguir.


Q43.png (783×406)



O gráfico (A) mostra a quantidade de doses de vacinas aplicadas contra Covid-19 e o gráfico (B) mostra a média do número de casos da doença (área sob a curva sombreada) e de óbitos (linha preta) por SARS-CoV-2 no Brasil ao longo dos anos de 2020, 2021 e 2022. Após análise do gráfico, conclui-se que

Alternativas
Q3091207 Enfermagem
Leia o texto a seguir.

O estabelecimento de uma relação direta entre a classe de risco do agente biológico e o Nível de Biossegurança (NB) é uma dificuldade habitual no processo de definição do nível de contenção. Geralmente o NB é proporcional à classe de risco do agente, porém, certos procedimentos ou protocolos experimentais podem exigir maior ou menor grau de contenção.
Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/classificacao_risco_agentes_biol ogicos_1ed.pdf>. Acesso em: 17 out. 2024.

Em relação ao grau de contenção e risco de exposição, o coronavírus SARS-CoV2 possui
Alternativas
Q3085620 Enfermagem
Como visto durante a pandemia de COVID-19, as campanhas de vacinação desempenham um papel crucial na proteção da saúde pública.

Qual das alternativas abaixo apresenta CORRETAMENTE a importância de uma campanha de vacinação?
Alternativas
Q3085204 Enfermagem
Em dezembro de 2019, o mundo foi surpreendido pelo vírus SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2). Nesse momento, ganharam notoriedade o trabalho complexo, as longas jornadas, os riscos de lesões e infecções e, ainda, a necessidade do cuidado da saúde mental de toda a equipe de enfermagem. Sobre o tema, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A readequação dos hospitais para o enfrentamento da pandemia encontrou sua maior dificuldade na contratação de profissionais qualificados, capazes de prestarem atendimento com qualidade e segurança, especialmente na UTI, que realiza atendimento de pacientes graves ou em risco, que necessitam de cuidados e assistência ininterruptos.
PORQUE
II. Quando se fala em assistência segura, o quantitativo adequado de profissionais está diretamente relacionado à melhor qualidade da assistência e ao cuidado efetivo, fatores que refletem significativamente na diminuição dos erros e mortalidade hospitalares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3082918 Enfermagem
A incorporação de vacinas em massa para a população brasileira configurou-se como uma estratégia de enfrentamento da Covid-19.
A adoção dessa medida é capaz de produzir o seguinte efeito na incidência e na prevalência da doença: 
Alternativas
Q3082916 Enfermagem
O Brasil é um dos países com maior número de casos e mortes por COVID-19 no mundo, mesmo a mortalidade por COVID-19 no mundo, sendo subnotificada em, no mínimo, 20%. Belo Horizonte, a sexta maior capital do país, com 2.423.737 milhões de habitantes, apresentou 63.387 casos e 1.877 mortes por COVID-19 até dezembro de 2020.

Qual a taxa de mortalidade por COVID-19 em Belo Horizonte no ano de 2020 por 100.000 habitantes? 
Alternativas
Q3068412 Enfermagem
O Governo Brasileiro, durante a epidemia de Covid 19, baseado em estudos isolados, investiu na distribuição de Hidroxicloroquina para a população, na crença de alguma eficácia sobre a doença. Porém, após estudos de revisão sistemática, verificou-se que não há nenhuma evidência de eficácia deste medicamento contra o coronavírus, podendo, inclusive, gerar efeitos colaterais perigosos. Houve, portanto, desperdício de recursos públicos com riscos de iatrogenia para a população. A falha, neste caso, foi se basear nos resultados de estudos isolados.

Assinale a opção que indica o método estatístico que, segundo o tamanho da amostra e o Risco Relativo de cada estudo, permite fazer a conclusão de evidência cientifica baseando-se na revisão de diversos estudos que analisam uma mesma questão, apresentando os resultados no gráfico plotado em floresta (Gráfico Forest Plot).
Alternativas
Q3050955 Enfermagem
Algumas doenças possuem sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça e dor no corpo; mas há diferenças que podem facilitar o diagnóstico. Sobre a COVID 19, a dengue e o H1N1, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2565535 Enfermagem
De acordo com a Nota Técnica n.º 57/2023, do Ministério da Saúde, as “condições pós-covid” são uma ampla gama de sinais, sintomas e/ou condições que persistem ou se desenvolvem quatro semanas ou mais após a infecção inicial pelo SARS-CoV-2, sem explicação por um diagnóstico alternativo. Podem variar em intensidade, podendo melhorar, agravar-se ou se tornar recorrentes ao longo do tempo, inclusive evoluindo para eventos graves e potencialmente fatais meses ou até anos após a infecção.

Assinale a alternativa que indica as principais condições pós-covid em pacientes adultos.
Alternativas
Q2555781 Enfermagem
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina COVID-19, para prevenção de formas graves causadas pelo SARS-CoV-2, está prevista no calendário nacional de vacinação infantil 2024, no esquema básico de: 
Alternativas
Q2553522 Enfermagem
Considerando as atuais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a priorização de vacinação contra a Covid-19 para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos, são grupos que devem receber reforço periódico da vacina a partir de 2024, EXCETO:
Alternativas
Q2543834 Enfermagem
Os sintomas da Covid-19 foram mudando à medida que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 surgiram desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, circulam pelo mundo pelo menos cinco variantes de preocupação (VOCs, da sigla em inglês variantsofconcern), consideradas mais transmissíveis e com maior risco de levar a casos de gravidade: alfa, beta, gama, delta e ômicron.

Considerando os sintomas mais comuns das variantes da COVID-19, estabeleça a relação e assinale: 


1. ALFA 2. GAMA 3. DELTA 4. ÔMICRON


https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-daomicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19


( )Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
( )Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.
( )Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.
( )Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.

A sequência CORRETA é: 

Alternativas
Q2543520 Enfermagem
“O coronavírus causa uma doença chamada COVID—19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade”. Esta é a escrita contida na Cartilha de Informações sobre o Coronavírus do Ministério da Saúde — MS — ctue divulga orientações sobre a doença que, conforme boletim oficial divulgado pelo próprio Ministério da Saúde em 29/04/2020 com dados até as 17h do mesmo dia, havia no Brasil 78.162 casos confirmados e 5.406 mortes. Um dos sintomas da doença causada pelo vírus e a frequência da sua manifestação, expostos no documento oficial elaborado pelo MS, está em uma das alternativas abaixo. A alternativa correta é:
Alternativas
Q2543516 Enfermagem
A COVID-19 tem como nome oficial: Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo SARS-Cov-2. É uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, remetendo à área da saúde, se enquadram no grupo de risco que necessita de afastamento do serviço com recomendação de trabalho remoto os trabalhadores(as):
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: D
5: B
6: D
7: D
8: C
9: B
10: A
11: D
12: A
13: D
14: C
15: A
16: C
17: C
18: A
19: B
20: B