Questões de Concurso
Sobre doenças gastrointestinais em enfermagem
Foram encontradas 248 questões
I. O uso excessivo de álcool é a principal causa de pancreatite aguda, causando inflamação e obstrução dos ductos pancreáticos.
II. A presença de cálculos biliares pode obstruir o ducto pancreático, levando ao acúmulo de enzimas pancreáticas e causando pancreatite.
III. A pancreatite aguda não apresenta risco de complicações sistêmicas, como falência renal ou septicemia.
Quais estão corretas?
Quanto a este procedimento, assinale a alternativa CORRETA.
“As doenças ___________ ___________ correspondem a um grupo de patologias infecciosas gastrointestinais; são caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal; em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias; em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria; a depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, pode evoluir clinicamente para quadros de desidratação, que variam de leve a grave”.
(Fonte: Guia de Bolso: Doenças Infecciosas e Parasitárias - Ministério da Saúde)
Assinale a alternativa que corresponde à patologia descrita acima.
Acerca desse tipo de reação, é correto afirmar que ocorre:
I- Gastrointestinais. II- Pulmonares. III- Musculoesqueléticas. IV- Reumáticas. V- Psicogênicas.
É CORRETO o que se afirma em:
Assinale a opção correta a respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com disfunções gastrointestinais submetidos aos procedimentos endoscópicos.
Acerca da atuação do técnico de enfermagem na assistência ao paciente com distúrbios digestivos, assinale a opção correta.
Segundo a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), no Módulo Avaliar e Classificar a Criança de 2 meses a 5 anos de idade, há três tipos de classificações possíveis para a desidratação numa criança com diarréia. Portanto, quando uma criança está com diarréia há dois dias, apresentando pelo menos dois dos seguintes sinais: inquietação, irritação; olhos fundos; bebe avidamente, com sede; ao sinal da prega, a pele volta lentamente ao estado anterior. Essa descrição deve ser classificada como:
No que se refere ao sistema digestório, assinale a alternativa incorreta.