Questões de Concurso Sobre enfermagem em uti em enfermagem

Foram encontradas 714 questões

Q3234739 Enfermagem
A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é uma ferramenta de avaliação neurológica. Ela é baseada em quais critérios?
Alternativas
Q3219908 Enfermagem
Na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do interior do estado, a equipe de enfermagem identificou um aumento de casos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Alguns pacientes em ventilação mecânica há 10 dias apresentaram pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).
Com base nas práticas de biossegurança, assinale a alternativa CORRETA sobre a prevenção das IRAS.
Alternativas
Q3219907 Enfermagem
Paciente de 40 anos, vítima de acidente automobilístico, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com diagnóstico de choque neurogênico. Ao exame físico, apresentou PA: 80/40 mmHg, FC: 45 bpm, pele quente e seca, e ausência de resposta motora abaixo do nível da lesão.
Com base no caso descrito, identifique a alternativa CORRETA sobre os cuidados de enfermagem no manejo de pacientes com choque neurogênico em UTI. 
Alternativas
Q3209922 Enfermagem
Um senhor de 70 anos está internado na unidade de terapia intensiva há duas semanas, com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE). Sua pontuação da escala de Glasgow tem reduzido nas últimas avaliações.

Ao consultar o prontuário do paciente, o técnico pode inferir que
Alternativas
Q3208234 Enfermagem
O trauma é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, resultando em milhões de mortes e hospitalizações a cada ano. O atendimento ao paciente politraumatizado é uma das abordagens mais decisivas no manejo inicial, possibilitando oferecer melhores chances para a recuperação do paciente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3207938 Enfermagem
Durante a implementação do bundle de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em uma UTI, o técnico de enfermagem deve compreender que a elevação da cabeceira do leito entre 30° e 45° tem como principal mecanismo de ação:
Alternativas
Q3199739 Enfermagem
Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um técnico de enfermagem se depara com a necessidade de administrar medicamentos prescritos, incluindo infusão intravenosa de medicamentos vasoativos. O técnico sabe que, para garantir a segurança do paciente, deve atuar dentro dos limites estabelecidos pela legislação de enfermagem. Considerando a legislação vigente sobre as atribuições do técnico de enfermagem, suas responsabilidades e limitações em relação à administração de medicamentos e procedimentos invasivos, é correto afirmar que o técnico de enfermagem:
Alternativas
Q3197474 Enfermagem
Um recém-nascido de 32 semanas de gestação é internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com quadro de distensão abdominal, dificuldade respiratória e sinais de instabilidade hemodinâmica após a introdução precoce da alimentação enteral. Ao exame físico, observa-se aumento do perímetro abdominal, presença de sangue nas fezes e sinais de irritabilidade. O médico suspeita de enterocolite necrosante (ECN) e solicita exames complementares. Como enfermeiro responsável pelo atendimento, a conduta mais apropriada diante deste quadro é: 
Alternativas
Q3193557 Enfermagem
Em relação à evolução da febre, relacione os seguintes padrões evolutivos com as descrições adequadas.

A. Intermitente
B. Remitente
C. Recorrente
D. Irregular  

1. Semanas ou dias com temperatura corporal normal até que períodos de temperatura elevada ocorram. Durante a fase de febre não há grandes oscilações.
2. A hipertermia é ciclicamente interrompida por um período de temperatura normal. Pode ser cotidiana, terçã (um dia com febre e outro sem) ou quartã (um dia com febre e dois sem).
3. Há hipertermia diária com variações de mais de 1 grau, sem períodos de apirexia. 4. Picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

A ordem CORRETA é:
Alternativas
Q3192754 Enfermagem
As UTIs têm equipamentos para dar suporte e monitorar constantemente as funções vitais. Dentre esses equipamentos, podemos citar, exceto: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Enfermeiro |
Q3189245 Enfermagem
Sobre a assistência de Enfermagem para paciente em ventilação mecânica, o COFEN normatizou a Resolução N° 639/2020, que dispõe sobre as competências do Enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar. Cabe ao Enfermeiro ter conhecimentos sobre ventiladores, parâmetros, modalidades e afins. Dessa forma, marque a alternativa que representa a Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Enfermeiro |
Q3189238 Enfermagem
Na assistência ao paciente gravemente enfermo na terapia intensiva, usam-se escalas, sendo a escala de Richmond de Agitação-Sedação (RASS) uma ferramenta para avaliar o nível de sedação e agitação de pacientes críticos. Diante de uma avaliação neurológica feita pela Enfermagem, encontrou-se o paciente em alerta e calmo, sendo a RASS:
Alternativas
Q3188122 Enfermagem
Durante a monitorização cardíaca de um paciente adulto, o técnico de enfermagem observa no monitor a seguinte imagem:

Q34.png (232×201)

Qual a conduta prioritária nesse caso?
Alternativas
Q3182854 Enfermagem
A admissão de pacientes na UTI deve ser realizada com base em critérios específicos, considerando as prioridades de atenção e os benefícios que o paciente pode obter com o tratamento intensivo. De acordo com os critérios de admissão. Os critérios de admissão apoiam-se basicamente em dois modelos: um baseado nas funções orgânicas e outro nas prioridades de atendimento.
No modelo de prioridades de atenção, distinguem-se aqueles pacientes que se beneficiarão do atendimento na UTI daqueles que não se beneficiarão.
Ao ingressar, os critérios são:

I - Prioridade I - paciente em estado agudo crítico, instável, com necessidade de tratamento intensivo e monitoração.
II - Prioridade II - pacientes que precisem de monitoração intensiva e que possam necessitar de intervenções imediatas, como consequência de eventos graves agudos ou complicação de procedimentos médicos ou cirúrgicos.
III - Prioridade III - paciente em estado agudo crítico, instável, com poucas possibilidades de recuperar-se das condições subjacentes ou pela própria natureza da doença aguda.
IV - Prioridade IV - pacientes para os quais a internação na UTI é considerada inapropriada. A admissão desses pacientes deve ser decidida de maneira individualizada, sob circunstâncias não comuns e ajuizadas pelo médico responsável da UTI.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3176470 Enfermagem
Em pacientes com sepse grave, qual é o parâmetro mais crítico que deve ser monitorado pelo enfermeiro durante as primeiras horas de atendimento, considerando os objetivos de estabilização hemodinâmica e a prevenção de falência orgânica múltipla?
Alternativas
Q3176465 Enfermagem
O Cateter Venoso Central (CVC) é amplamente utilizado na prática clínica para administração de medicamentos, nutrição parenteral e monitoramento hemodinâmico. Entretanto, seu uso prolongado pode levar ao desenvolvimento de complicações que exigem vigilância constante por parte da equipe de enfermagem. Qual é a principal complicação que deve ser monitorada de forma prioritária pelo enfermeiro em pacientes com CVC?
Alternativas
Q3163961 Enfermagem
O enfermeiro que atua em unidades de terapia intensiva deve ter conhecimento sobre o manejo do paciente em ventilação mecânica. Diante desse cenário, qual das alternativas a seguir reflete uma conduta adequada para o manejo do paciente intubado?
Alternativas
Q3163959 Enfermagem
Ao prestar cuidados a um paciente crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o enfermeiro deve seguir rigorosamente os protocolos de mobilização precoce, aspiração de vias aéreas e monitoramento de sinais vitais. Considerando esses aspectos, analise as afirmativas:
I. A mobilização precoce de pacientes críticos pode reduzir complicações como trombose venosa profunda.
II. A aspiração traqueal deve ser feita sempre que houver sinais clínicos de secreção, como roncos ou aumento da pressão no ventilador.
III. O controle glicêmico rigoroso é fundamental para prevenir complicações em pacientes críticos, especialmente em casos de sepse.
IV. A monitorização contínua de parâmetros ventilatórios deve ser realizada pelo enfermeiro de forma autônoma, sem a necessidade de orientação médica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3148748 Enfermagem
É CORRETO afirmar que o acesso arterial por punção é indicado quando há: 
Alternativas
Q3140655 Enfermagem
Em uma unidade de terapia intensiva, o enfermeiro inicia o processo de SAE para um paciente com diagnóstico de sepse grave. Qual das alternativas a seguir representa a etapa inicial correta e essencial para fundamentar o plano de cuidados de forma eficaz?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: E
6: A
7: B
8: C
9: A
10: A
11: C
12: C
13: D
14: C
15: D
16: A
17: D
18: C
19: D
20: B