Questões de Concurso Sobre hipertensão arterial sistêmica em enfermagem

Foram encontradas 795 questões

Q3178395 Enfermagem
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial e pode levar a várias complicações, como doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Sobre a hipertensão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3167863 Enfermagem
É CORRETO afirmar que a hipotensão está associada a uma pressão arterial igual ou inferior a:
Alternativas
Q3160948 Enfermagem
A assistência de enfermagem na hipertensão arterial envolve ações que buscam controlar a pressão arterial e prevenir complicações. Assim, avalie as proposições: 
I.É importante monitorar a pressão arterial utilizando um manguito de tamanho adequado, pois o uso de manguito inadequado pode levar a valores imprecisos da pressão arterial.
II.O termo "PA normal" deve ser usado com frequência para reforçar que o cliente está saudável e não precisa se preocupar com o controle contínuo da pressão arterial.
III.Não é necessário verificar se o cliente praticou atividade física, está com a bexiga cheia ou ingeriu alimentos estimulantes antes da aferição da pressão arterial, pois esses fatores não influenciam nos resultados obtidos durante a medição.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3160927 Enfermagem
A hipertensão arterial é uma doença crônica que requer acompanhamento regular e cuidados específicos para prevenir complicações. Qual conduta é correta para o técnico em enfermagem no cuidado ao paciente hipertenso?
Alternativas
Q3148877 Enfermagem
De acordo com a técnica correta para verificação da pressão arterial, considere as assertivas a seguir.

I. O paciente deve ser instruído a não conversar durante a medição.
II. O paciente deve estar com a bexiga vazia.
III. O paciente, quando sentado, deve estar com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.
IV. O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para baixo e as roupas não devem garrotear o membro.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3135603 Enfermagem
Um enfermeiro está realizando uma consulta de enfermagem com um paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que apresenta dificuldade em aderir ao tratamento não medicamentoso, especialmente em relação à dieta hipossódica. O paciente relata que o "sabor da comida fica sem graça" e que não consegue manter a dieta por muito tempo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a qual conduta do enfermeiro seria mais adequada para promover a autonomia do paciente e a adesão ao tratamento.
Alternativas
Q3132512 Enfermagem
A hipertensão arterial é uma doença crônica multifatorial e um dos principais fatores de risco para ocorrência de outros problemas como, por exemplo, o acidente vascular cerebral. Muitas vezes, a identificação e o controle de fatores de risco podem evitar o seu surgimento.

São atuações do Agente Comunitário de Saúde diante de pessoas que não têm o diagnóstico de hipertensão, mas possuem os fatores de risco:

I.Estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com baixo teor de sal, baseados em frutas, verduras e derivados de leite desnatado.
II.Orientar a redução do consumo de bebidas alcoólicas ou seu abandono.
III.Estimular a realização de atividades físicas regulares a serem iniciadas de forma gradativa.
IV.Verificar regularmente a pressão arterial e orientar para o agendamento de consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q3127919 Enfermagem
Os distúrbios hipertensivos da gestação constituem algumas das principais causas de mortalidade materna e perinatal em todo o mundo. Sobre a Hipertensão Arterial na Gestação é  CORRETO  afirmar que: 
Alternativas
Q3126905 Enfermagem
As síndromes hipertensivas são as complicações clínicas mais frequentes durante a gestação e constituem a principal causa de morbimortalidade materna em todo o mundo. Embora a definição de hipertensão arterial na gravidez seja considerada a partir de valores de pressão sistólica maior ou igual a 140mmHg e/ou pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmHg, existem diversas formas de classificações para síndromes hipertensivas na gestação para melhor compreensão da doença e das implicações clínicas.
Considerando o exposto, a seguir. avalie as afirmativas

I- É considerada hipertensão gestacional a identificação de hipertensão arterial na segunda metade da gestação, em gestante previamente normotensa, porém sem proteinúria ou manifestação de outros sinais/sintomas relacionados à pré-eclâmpsia (PE).

II- A pré-eclâmpsia consiste na identificação de hipertensão arterial, em gestante previamente normotensa, a partir da 24ª semana de gestação, associada à proteinúria significativa.

III- A determinação da pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão arterial crônica dar-se-á apenas a partir da 20ª semana de gestação, quando ocorre o aparecimento ou piora da proteinúria já detectada na primeira metade da gestação.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3125369 Enfermagem
A dissecção aórtica é uma condição médica grave que ocorre quando há uma ruptura na camada interna da aorta, a maior artéria do corpo. Essa ruptura permite que o sangue flua entre as camadas da parede da aorta, criando um canal que pode se expandir e provocar complicações potencialmente fatais. São sintomas mais característicos dessa condição, EXCETO:
Alternativas
Q3124413 Enfermagem

Sobre a medida da Pressão Arterial (PA) de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório (2023), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A medida da PA com técnica auscultatória ainda é amplamente realizada com esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio.

( ) A inflação do manguito sobre a artéria braquial interrompe o fluxo sanguíneo. Com a deflação, há redução da pressão do manguito; quando a pressão gerada pela contração do ventrículo esquerdo impulsiona o sangue pela artéria, há a produção de sons característicos que são auscultados pelo estetoscópio, os chamados sons de Korotkoff.

( ) A medida da PA com aparelhos automáticos ou semiautomáticos, com técnica oscilométrica, apresenta desvantagens em relação à técnica auscultatória, principalmente por não identificar de forma precisa os sons que determinam as pressões arteriais sistólica e diastólica.

( ) A medida da PA no idoso pode sofrer influência do processo de envelhecimento, sendo as mais comuns pseudo-hipertensão, hiato auscultatório, arritmias e hipotensão postural.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3123098 Enfermagem
A pressão arterial é determinada 
Alternativas
Q3122710 Enfermagem
Assinale a alternativa que indica os cuidados que precisam ser tomados para uma correta aferição da pressão arterial. 
Alternativas
Q3119206 Enfermagem
Quais os fatores de risco que aumentam as chances do paciente se tornar hipertenso?
Alternativas
Q3119205 Enfermagem

“A Hipertensão Arterial Sistêmica, (HAS), é uma doença crônica que é caracterizada pela pressão sanguínea elevada e persistente, podendo ser um fator de risco para várias outras doenças, em exemplo: insuficiência renal e cardíaca, aneurisma arterial e AVE.” 


Quais valores da pressão arterial, caracterizam o paciente como hipertenso?  

Alternativas
Q3117299 Enfermagem
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias (Brasil, 2024). Para a verificação da pressão arterial, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao posicionamento ideal do paciente.
Alternativas
Q3109889 Enfermagem
Segundo as orientações dos Cadernos de Atenção Básica de 2014, do Ministério da Saúde, assinale a opção correta quanto ao rastreamento e ao diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS): 
Alternativas
Q3109887 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o aparecimento de hipertensão (PAS ≥140 mmHg ou PAD ≥90 mmHg), ou ambos, em geral após 20 semanas de gestação e frequentemente com proteinúria em gestante previamente normotensa, é classificado como:
Alternativas
Q3108179 Enfermagem
Um paciente de 58 anos foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica há 5 anos e realiza acompanhamento regular na Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante uma consulta de enfermagem, o paciente relata que tem sentido tonturas ocasionais e apresenta os seguintes dados clínicos:
• Pressão arterial: 145/95 mmHg • IMC: 32 kg/m² (obesidade grau I) • Uso regular de anti-hipertensivos: enalapril e hidroclorotiazida • Glicemia de jejum: 115 mg/dL
Com base nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e no Protocolo Clínico do SUS, aponte a alternativa CORRETA sobre a conduta prioritária do enfermeiro no manejo da hipertensão desse paciente.
Alternativas
Q3101945 Enfermagem
No acolhimento à gestante, é importante que o técnico de enfermagem realize, de forma correta e uniforme, os procedimentos técnicos durante todo o acompanhamento. Para promover um pré-natal de qualidade, é fundamental garantir que todos os dados colhidos sejam fidedignos.
Conceitua-se hipertensão arterial na gestação:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: C
6: C
7: C
8: C
9: E
10: E
11: B
12: D
13: E
14: B
15: C
16: C
17: D
18: C
19: B
20: D