Questões de Concurso Comentadas sobre hipertensão arterial sistêmica em enfermagem

Foram encontradas 717 questões

Q3072072 Enfermagem
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição de saúde comum em adultos e idosos. Qual das alternativas a seguir é uma medida não farmacológica recomendada para o controle da hipertensão?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2024 - IF-TO - Técnico em Enfermagem |
Q3069979 Enfermagem
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Sobre as condições padronizadas para a medida da pressão arterial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3069070 Enfermagem
São causas da hipertensão arterial em adultos:

I. Consumo exagerado de sal
II. Volume de sangue muito reduzido
III. Apneia obstrutiva do sono
IV. Alargamento excessivo dos vasos sanguíneos
V. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
VI. Obesidade

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q3066312 Enfermagem
Estudos demonstram que o controle da hipertensão arterial é superior com a abordagem multiprofissional quando comparada com o tratamento convencional com acréscimo na qualidade da assistência, melhor adesão e sucesso terapêutico, redução dos fatores de risco cardiovascular, da morbidade e da mortalidade por causas cardiovasculares. Uma das ações da enfermagem na atenção primária à saúde é a estratificação de risco dos pacientes hipertensos e elaboração de plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.

(Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2020.)

Considerando esse contexto, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3065347 Enfermagem
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é outra doença crônica comum em idosos. Sabemos que o controle da pressão arterial é fundamental para prevenir complicações como AVC e insuficiência cardíaca. Qual medida não faz parte das recomendações gerais para o controle da hipertensão em idosos?
Alternativas
Q3063346 Enfermagem
O Ministério da Saúde define a crise hipertensiva como episódio agudo que pode surgir em pacientes com ou sem diagnóstico prévio de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), geralmente com pressão arterial sistólica (PAS) superior a 180 mmHg e pressão arterial diastólica (PAD) superior a 120 mmHg. Podem ser sintomáticos, dependendo do órgão primariamente acometido. Para os pacientes em crise hipertensiva com lesão aguda de órgão alvo e risco de morte imediata na unidade de pronto atendimento, são consideradas corretas as seguintes ações no manejo inicial:
Alternativas
Q3060685 Enfermagem
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença crônica de grande relevância na assistência dos serviços de saúde, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam, regularmente, o valor de 
Alternativas
Q3058819 Enfermagem
VSL, 78 anos, sexo masculino, natural do interior de Minas Gerais. Durante uma consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem aferiu a pressão arterial nos dois braços e, considerando o valor médio das duas medidas, obteve o seguinte valor: 134 x 86 mmHg. Nesse caso, o valor da pressão arterial é classificado como: 
Alternativas
Q3058812 Enfermagem
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica que requer uma abordagem abrangente na Atenção Primária à Saúde (APS). Considerando as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), trata-se da melhor prática para o manejo da hipertensão arterial na APS: 
Alternativas
Q3055196 Enfermagem
O diagnóstico da hipertensão arterial é basicamente estabelecido pelo encontro de níveis tensionais permanentemente elevados acima dos limites de normalidade, quando a pressão arterial é determinada por meio de métodos e condições apropriados. Portanto, a medida da pressão arterial é o elemento-chave para o estabelecimento do diagnóstico da hipertensão arterial. Acerca da importância da técnica correta de mensuração da PA, é correto afirmar:
Alternativas
Q3053691 Enfermagem

No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, e é um importante problema de saúde pública.

Sobre a hipertensão arterial, não é correto afirmar que 

Alternativas
Q3053684 Enfermagem
O controle da pressão arterial (PA) é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento da hipertensão. Sobre a PA, é correto dizer que
Alternativas
Q3053107 Enfermagem
Durante o atendimento a um paciente idoso com suspeita de pseudo- hipertensão, o enfermeiro realizou a manobra de Osler. Essa manobra é considerada positiva quando, após insuflar o manguito da forma recomendada a
Alternativas
Q3050602 Enfermagem
Com base nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, assinale a opção que indica a pressão arterial considerada normal para um jovem de 19 anos.
Alternativas
Q3048076 Enfermagem
Com base na classificação dos distúrbios hipertensivos na gestação e considerando os critérios de medição, um aspecto que caracteriza a Hipertensão Gestacional é
Alternativas
Q3045827 Enfermagem
Um paciente chega à unidade de saúde com histórico de hipertensão arterial não controlada. Ele relata estar sentindo dor de cabeça intensa e tontura. Ao verificar sua pressão arterial, constata-se que está 180 x 110 mmHg. Qual a conduta inicial mais apropriada para esse paciente?
Alternativas
Q3045736 Enfermagem
História familiar, idade, raça, excesso de peso, consumo excessivo de bebida alcoólica, tabagismo, sedentarismo, ingestão excessiva de sal e o estresse são fatores de risco de qual doença crônica? 
Alternativas
Q3044991 Enfermagem
Considere que um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial, ao ser atendido no consultório de enfermagem, apresenta pressão arterial (PA) igual a 162 X 102 mm/Hg.

A partir dos parâmetros pressóricos apresentados por esse paciente, assinale a alternativa que indica corretamente os valores de: Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD), Pressão de Pulso (PP) e Pressão Arterial Média (PAM). 
Alternativas
Q3044988 Enfermagem
Considere que um paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, foi admitido na unidade de internação pelo enfermeiro. Ele é sedentário, sem história de tabagismo e etilismo, e há antecedentes de hipertensão arterial em vários membros de sua família. Não há registro de pressão arterial elevada em seu prontuário até a data da consulta.

Sobre as ações de enfermagem que devem ser adotadas pelo enfermeiro, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3041055 Enfermagem
O Ministério da Saúde, define a crise hipertensiva consiste no aumento repentino, de característica grave, inapropriada e sintomática da pressão arterial em uma pessoa normotensa ou hipertensa. É um quadro agudo grave que, se não controlado, pode provocar danos severos aos vasos sanguíneos em pouco tempo. Sendo assim, a crise hipertensiva é definida como Pressão Arterial: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: E
6: C
7: E
8: B
9: D
10: D
11: D
12: B
13: A
14: C
15: E
16: B
17: D
18: A
19: B
20: D