Questões de Concurso
Sobre liderança em enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 90 questões
I- _______________: este teórico é conhecido pela aplicação da Teoria dos Dois Fatores na enfermagem, sugerindo que a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho dependem de fatores intrínsecos (motivacionais) e extrínsecos (higiênicos), sendo crucial para melhorar a performance da equipe.
II- _______________: um teórico que desenvolveu a Teoria X e Y, que pode ser aplicada à gestão de enfermagem, onde a Teoria X supõe que os funcionários precisam ser constantemente supervisionados, enquanto a Teoria Y defende que os enfermeiros são capazes de se autogerir e precisam de apoio para desenvolver suas competências.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas dos itens.
Sobre a liderança situacional em enfermagem, marque verdadeiro (V) o falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__) Adota um estilo de liderança específico independente da situação.
(__) Modifica o estilo de liderança conforme as necessidades da equipe e contexto.
(__) Evita a interação direta com a equipe.
(__) Usar punições para corrigir comportamentos indesejados.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
A supervisão é uma atividade de liderança da enfermagem que pode ser também geradora de tensão no trabalho, sobretudo em casos de falhas por parte dos funcionários. Em relação a possíveis situações geradoras de tensão, são atitudes adequadas por parte do enfermeiro-supervisor, EXCETO:
A assistência e as atividades complementares são ações do processo de supervisão. Com base nessa assertiva, é correto afirmar que:
Considere as afirmações abaixo sobre supervisão de enfermagem.
I - O olhar da supervisão é um olhar educador, técnico e especializado, que pressupõe a atuação de um profissional experiente no sentido da produção de resultados satisfatórios na atividade de outros indivíduos sob sua responsabilidade profissional.
II - Idealmente, a ação de supervisão ocorre de forma cooperativa e sistematicamente planejada, com interação entre o supervisor e o supervisionado.
III - Supervisão em enfermagem é um cargo regulamentado pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem.
IV - O supervisor é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e um controlador de produção e, por isso, tem como meta educativa apontar erros e falhas das equipes de trabalho.
V - A constituição de equipes bem estruturadas e o fomento de habilidades e competências de seus membros são resultados esperados da ação supervisora.
Quais estão corretas?
Em relação à tomada de decisões no trabalho em equipe na prática de enfermagem, em que apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, qual é o estilo de liderança?
Considerando que a liderança é uma temática de suma importância para o gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao paciente, analise a seguinte definição: “A liderança é entendida como um processo dinâmico, alterável de uma ocasião para outra, em decorrência de modificações na conduta do líder, dos liderados e na situação”. Esta definição refere- se à liderança:
Segundo Bessie (2010), um líder reconhece a estratégia mais adequada para resolver ou administrar conflitos a cada situação. De acordo com o autor, marque a opção que contém uma estratégia comum na resolução de conflitos.
I. a retenção mnemônica é maior através da audição do que pela visão;
II. a educação continuada tem um caráter coercitivo, o que permite aos funcionários a expressão de suas necessidades;
III. a fixação dos dados é maior quando se utiliza o método de ensino oral e visual, simultaneamente;
IV. a troca mútua de experiências entre os funcionários deve ser evitada, por dificultar atingir uma meta de consenso.
Quanto aos métodos que facilitam a aprendizagem, é correto o que consta APENAS em
O grid (grade) gerencial aborda a liderança sob os aspectos da produção e das pessoas, por meio da utilização de duas escalas de nove pontos que indicam o grau de interesse por essas duas dimensões.
O líder autocrático tem como objetivo principal a manutenção do poder pessoal ou de um grupo que está representando, é centralizador e promove o comportamento dependente e submisso.
Com a escola das relações humanas, a liderança passou a ser mais bem estudada, principalmente após a incorporação dos princípios democráticos na sociedade e a valorização da proposta de homem social.
O enfermeiro, ao assumir o papel de líder, deve, sempre, procurar criar ou reconhecer um ambiente favorável, buscando conhecer as expectativas dos liderados antes de adotar um estilo de liderança.
Sobre os estilos de negociação propostos por Hampton (1991) na obra supracitada. é INCORRETO afirmar: