Questões de Concurso
Sobre saúde mental em enfermagem
Foram encontradas 1.205 questões
Na unidade de saúde mental, é responsabilidade do enfermeiro realizar processo de enfermagem por meio da consulta de enfermagem em saúde mental, com o objetivo de viabilizar a sistematização da assistência de enfermagem.
Comunicação terapêutica é um processo terapêutico fundamentado no relacionamento interpessoal, como ferramenta do cuidado, entre o profissional e o usuário, apenas no contexto individual.
O Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) presta atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e atende cidades e(ou) regiões com pelo menos 50 mil habitantes.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde comunitário, voltado ao atendimento de pessoa com sofrimento ou transtorno mental e à sua família.
Ao enfermeiro especialista em psiquiatria ou saúde mental compete o gerenciamento das unidades de saúde mental e(ou) psiquiatria.
I. A PNSM preconiza a redução progressiva de leitos em hospitais psiquiátricos e a expansão da rede de atenção psicossocial (RAPS).
II. Um dos desafios da PNSM é garantir o acesso da população aos serviços de saúde mental, especialmente em regiões com escassez de recursos.
III. A PNSM promove a autonomia e o protagonismo dos usuários dos serviços de saúde mental, incentivando sua participação na formulação de políticas públicas.
IV. A internação compulsória de pessoas com transtornos mentais é uma prática frequente e incentivada pela PNSM, visando garantir a segurança do paciente e da sociedade.
V. A PNSM prioriza o atendimento integral e humanizado às pessoas com transtornos mentais, combatendo o estigma e a discriminação.
Com o objetivo de controlar a violência e proteger o paciente e a equipe contra lesões, é preciso estabelecer algumas medidas. Analise as afirmativas a seguir sobre essas medidas e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Manter a porta da sala aberta e com visão clara da equipe.
( ) Não dar espaço ao paciente, e surpreendê-lo com movimentos súbitos.
( ) Amarrá-lo assim que possível com força máxima.
( ) Não ouvir o que o paciente está dizendo.
( ) Dar, ao paciente, a oportunidade de ventilar a raiva verbalmente, evitar desafiar o estado de delírio.
( ) Evitar tocar pacientes agitados ou permanecer muito próximos deles.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Das alternativas abaixo, assinale a que constitui um ponto de atenção da RAPS.
I. pessoas em situação de rua em geral. II. pessoas com transtornos mentais. III. usuários de crack, álcool e outras drogas.
Está CORRETO o que se afirma em
I- Oferecer um ambiente seguro ao cliente.
II- Ao aproximar-se do cliente, usar tom de voz moderado e nivelado. Dizer que ela irá se sentir melhor amanhã e incentivá-lo a olhar a situação pelo lado positivo.
III- Na primeira comunicação com o cliente, usar frases simples e diretas, evitar frases ou instruções complicadas. Evitar fazer muitas perguntas ao cliente, em especial aquelas que exijam apenas respostas curtas.
IV- Permitir (e encorajar) que o cliente chore. Ficar com o cliente e apoiá-lo se for desejo dele.
V- Oferecer privacidade se ele desejar e se for seguro que isso seja feito.
É CORRETO o que se afirma em:
Durante seu plantão como enfermeiro em uma clínica de atendimento a pessoas com Doença de Alzheimer (DA), a filha de um homem de 70 anos, que reside na unidade há um mês, procura-o preocupada com a condição de saúde de seu pai. Ela não aceita de forma satisfatória o diagnóstico de DA do pai, e apresenta dificuldades em compreender sobre a causa e a evolução da doença. Ademais, queixa-se que o estado geral de seu pai piorou significativamente nos últimos 15 dias, pois o tem percebido agitado, hostil e até mesmo agressivo durante as visitas.
O que você, enquanto enfermeiro com conhecimentos específicos sobre a DA, esclareceria, de forma , à filha deste cliente?
I. Todos os tipos de atendimento em saúde mental existentes, em todos os níveis de assistência, representam a soma de esforços face a uma realidade – a necessidade de mais saúde mental.
II. Para cuidar dos usuários que procuram e que precisam de cuidados especializados, bastaria criar mais serviços de saúde mental.
III. Antes de pensar em qualquer cuidado ao cliente, é preciso ter sempre em mente que as manifestações de comportamento apresentadas por ele são decorrentes de seu transtorno e que o comportamento pode ser modificado dependendo da atitude do enfermeiro em relação ao usuário.
IV. A divergência entre os paradigmas na área da saúde mental origina-se na diversidade de conceitos de saúde mental. A integração desses paradigmas é ideal para o alcance da qualidade de vida.
V. O fator social é considerado o único desencadeante do transtorno mental, visto que a sociedade, com suas normas, atua sobre o homem.
Quais estão corretas?