Questões de Concurso
Comentadas sobre teorias da enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 347 questões
As teorias de enfermagem proporcionam um pensamento crítico para orientar a análise clínica e a solução de problemas pelo enfermeiro. Baseado neste contexto, quando um enfermeiro analisa e interpreta os dados para determinar as necessidades de autocuidado do paciente, déficits de autocuidado e a capacidade de autocuidado para administrar uma doença, ele está utilizando, na prática, a
Desde o tempo de Florence Nightingale, o enfermeiro usa uma variedade de modelos de prestação de cuidados de enfermagem para o cuidado do cliente. A filosofia que o enfermeiro estabelece para o cuidado de qualidade do cliente orienta a escolha do modelo de prestação de cuidados. A respeito desses modelos, assinale a alternativa correta.
“O receptor do cuidado de enfermagem pode ser o indivíduo, a família, a comunidade ou a sociedade, cada qual com uma abordagem holística de adaptação. Os aspectos individuais compõem um ser unificado e as pessoas sempre estão interagindo com o ambiente, com permanente troca de informações, estímulos e respostas, constituindo um sistema em que existem entradas, saídas, controles e retroalimentação.” O texto traz características fundamentais da Teoria de Enfermagem Desenvolvida por:
“A teoria do déficit do auto cuidado é o núcleo da teoria geral de ___________________, porque identifica quando a enfermagem é necessária. Isto é, identifica que a enfermagem é necessária quando as demandas de autocuidado, atuais ou futuras, excedem a ação de autocuidado.”
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Florence Nightingale usou a sua ampla base de conhecimentos, sua compreensão da incidência e da prevalência da doença e seu poder agudo de observação para desenvolver uma abordagem na administração e construção de hospitais. O principal enfoque de Nightingale era:
De acordo com as teorias de enfermagem, leia atentamente os itens que seguem, coloque V (verdadeiro) quando a afirmação for correta e F (falso) quando a afirmação for falsa. Após assinale a alternativa que contempla a ordem correta das afirmações;
( ) A Teoria Holística (LEVINE, M.) tem como objeto o estabelecimento de uma interação humana, uma intervenção para apoiar e promover a adaptação do indivíduo. Nesse modelo conceitual, a autora desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.
( ) A Teoria do Autocuidado (OREN, D.) tem como objeto o estudo de crenças, valores e práticas de cuidados de enfermagem, tal como percebidas e conhecidas cognitivamente por uma determinada cultura, através de sua experiência direta, crenças e sistema de valores. Esta teoria parte da premissa de que as pessoas de cada cultura não apenas podem saber e definir as formas nas quais experimentam e percebem seu mundo de atendimento de enfermagem, mas também podem relacionar essas experiências e percepções com suas crenças e práticas gerais de saúde.
( ) A Teoria Transcultural (LEININGER, M.) tem como objeto promover o atendimento às necessidades do ser humano através do desenvolvimento do autocuidado no “continuo saúde – enfermidade”, entendido como prática de atividades que o indivíduo inicia e realiza em seu próprio favor na manutenção da vida, saúde e bem estar.
( ) A Teoria das Necessidades Humanas Básicas (HORTA, W.) tem como objeto assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades humanas básicas, torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do auto cuidado, recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais.
A alternativa que contempla a ordem CORRETA de cima para baixo está na letra:
Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de alguns aspectos da enfermagem que descrevem, explicam, preveem ou prescrevem os cuidados de enfermagem. As teorias são projetadas para explicar um fenômeno, elas contem um conjunto de conceitos, definições e hipóteses ou proposições que explicam este fenômeno. São considerados componentes de uma teoria:
I O fenômeno é o termo, descrição, ou rótulo dado para descrever uma ideia ou respostas sobre um acontecimento, uma situação, um processo, um conjunto de eventos, ou um grupo de situações.
II Para descrever e classificar os fenômenos utiliza-se de conceitos.
III Nas teorias encontramos definições que descrevem a atividade necessária para avaliar os conceitos pela teoria.
IV Os pressupostos são questionamentos realizados para nortear a natureza da estrutura de uma teoria.
Referentes aos componentes de uma teoria descritos acima, assinale a alternativa CORRETA:
A criptorquidia pode ser definida como:
A prática da enfermagem, na atualidade, reconhece a necessidade de estar baseada em conhecimento científico, de modo que o cuidado possibilite a melhoria da saúde do indivíduo e da comunidade. Neste sentido, o autocuidado é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar (RAIMANDO et al, 2012).
Considerando o planejamento e a promoção do ensino de autocuidado ao cliente, são passos sequenciais do processo de enfermagem de acordo com a Teoria de Enfermagem de OREM:
Dos princípios de conservação descritos na Teoria Holística de Myra Estrin Levine, é INCORRETO o que se afirma em:
“A enfermagem é o uso do método de solução de problemas, relacionados às necessidades de saúde das pessoas. Essa afirmação teórica mantém a solução de problemas como o veículo para os problemas da enfermagem.” Esse é o conceito principal desenvolvido pela Teorista de Enfermagem:
A teoria de enfermagem intitulada de "Adaptação" (1979), que se baseia nos modelos adaptáveis fisiológico, psicológico, sociológico, dependência - independência, e por fim, analisa as demandas e ajuda o paciente a se adaptar é de autoria de:
A Enfermagem enquanto ciência, assim como outras áreas de conhecimento, possui uma fundamentação científica relacionada às práticas de Enfermagem e teorias que fundamentam o desenvolvimento da profissão na prática clínica assistencial. A teoria desenvolvida em 1952 por Hildegard Peplau tem como meta: