Questões de Concurso Sobre olericultura em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 264 questões

Q3052214 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A crescente busca por uma alimentação mais saudável, aliada ao desejo de satisfação do consumidor, tem levado à geração de um comércio cada vez maior de produtos hortícolas tanto dentro de cada país quanto entre países dos diferentes continentes. Sobre os produtos hortícolas, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3024326 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É a área da horticultura que abrange a exploração e produção de vegetais para consumo alimentar, como verduras, legumes, tubérculos, especiarias, dentre outras como a cultura de café e cana-de-açúcar. Nesse contexto, assinale a alternativa que se refere ao conceito apresentado. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Engenheiro Agrônomo |
Q3022723 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomateiro é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, sendo cultivado em todos os estados. Com ciclo biológico variando de 4 a 7 meses, seus frutos são bagas carnosas produzidas em cachos com uma diversidade de tamanhos e formatos, a depender da cultivar utilizada. As cultivares apresentam crescimento determinado ou indeterminado, sendo o primeiro voltado principalmente para a produção industrial, e o segundo, para o segmento mesa. No manejo do tomateiro, são realizadas podas diversas. Sobre a capação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2931352 Engenharia Agronômica (Agronomia)

No sistema orgânico de produção de hortaliças, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) recomenda lançar mão de táticas adequadas de controle. Sobre esse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Engenheiro Agrônomo |
Q2912226 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Para o sucesso do processo de enxertia em hortaliças, alguns fatores ambientais devem ser cuidadosamente observados. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.


I. É essencial manter a umidade relativa do ar entre 80 e 90% durante as 72h após o enxerto.

II. Condições de altas temperaturas propiciam o desenvolvimento de fungos e bactérias na região do enxerto.

III. Em temperaturas altas, o desenvolvimento do calo é lento e escasso.

IV. As células do parênquima (calo) se mantêm túrgidas mesmo em baixa umidade.


Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Q2823403 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As hortaliças orgânicas, depois de colhidas, devem ser prontamente transportadas para o galpão de beneficiamento para procedimentos de limpeza, seleção, classificação e embalagem. Com base na legislação sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2763606 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Agronomia |
Q2760462 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A enxertia na produção comercial de mudas de hortaliças é uma técnica de uso recente no Brasil, mas se apresenta como uma boa alternativa na solução de problemas de ocorrência frequente na Olericultura. Na cultura do tomate (Solanum lycopersicum L.) tem sido empregada com o seguinte propósito:

Alternativas
Q2688596 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A olericultura tem um papel importante no desenvolvimento da sociedade atual, em relação à produção e ao fornecimento de alimento à população. Sobre a olericultura, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O termo olericultura tem origem no alemão (oleris, tenro + colere, pequeno) e refere-se à ciência básica que estuda as hortaliças, bem como ao estudo da agrotecnologia de produção das culturas oleráceas.

( ) A palavra hortaliça refere-se ao grupo de plantas que apresentam, em sua maioria, as seguintes características: consistência tenra, não lenhosa, ciclo biológico curto, tratos culturas intensivos e cultivo em áreas menores, em relação às grandes culturas.

( ) Tomate, quiabo, feijão-vagem e morango são classificados como hortaliças-fruto. Alface, repolho, aspargo, couveflor e brócolis são classificados como hortaliças herbáceas.

( ) Os nomes científicos dados a algumas hortaliças: abobrinha italiana (Curcubita italiana); alface (Lactura folium); beterraba (Beterabus vulgaris); pepino (Capsicum frutescens).

( ) A podridão apical dos frutos nas culturas do tomate, do pimentão e da melancia está associada à deficiência de nitrogênio e, uma vez instalada, é agravada pelo uso de micronutrientes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2682325 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em relação ao plantio da cultura da cenoura, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:


(__) Em sistemas de produção de larga escala e com maior adoção de tecnologia, realiza-se semeadura em linhas duplas.

(__) A adoção de linhas triplas tem a vantagem de facilitar a colheita mecanizada de cenoura, diferentemente dos espaçamentos simples e duplos.

(__) O espaçamento entre linhas não depende do método de semeadura adotado.

(__) Independente do sistema adotado, a semeadura deve ser feita em profundidade entre 1 e 2 cm.


Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Q2682315 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um cultivar de alface do grupo "mimosa":

Alternativas
Q2667921 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre a horticultura, é correto afirmar:

Alternativas
Q2625798 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre hortaliças, podemos classificar a ervilha e a batata-doce, respectivamente, como sendo:

Alternativas
Q2608987 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Originário da América Central e do México, o chuchu ou caxixe, é uma espécie da família Cucurbitaceae adaptada aos climas tropical e subtropical. É uma das dez hortaliças mais consumidas no Brasil. Em relação ao seu cultiva, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2582245 Engenharia Agronômica (Agronomia)

“é a área da horticultura que abrange a exploração e produção de vegetais para consumo alimentar, como verduras, legumes, tubérculos, especiarias, dentre outras como a cultura de café e cana-de-açúcar. “


O texto fala sobre:

Alternativas
Q2580887 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Os cultivos protegidos desempenham um papel significativo na produção de hortaliças em regiões tropicais, oferecendo uma série de vantagens, que trazem benefícios como

Alternativas
Q2536011 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


A Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) é uma doença da soja caracterizada por manchas circulares escuras nas folhas que se expandem com o tempo. O controle consiste no manejo adequado da irrigação, eliminação de restos culturais e aplicação de fungicidas preventivos. 

Alternativas
Q2535977 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Julgue o item subsequente. 


O tomate requer muita luz solar para um crescimento saudável e uma boa produção de frutos. Áreas com insolação direta e pouca sombra são ideais para o cultivo. E uma umidade relativa do ar entre 60% e 80% é ideal para o cultivo do tomate, especialmente durante o período de floração e formação de frutos. 

Alternativas
Q2530542 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São práticas recomendadas para a produção de mudas de cebola, EXCETO:
Alternativas
Q2530541 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com as práticas recomendadas para o sistema de condução para o tomate de mesa, qual das alternativas abaixo está alinhada com as técnicas habitualmente empregadas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: A
6: B
7: C
8: C
9: B
10: B
11: A
12: D
13: C
14: C
15: C
16: B
17: E
18: C
19: E
20: D