Questões de Auditoria de Obras Públicas - Obras Públicas para Concurso

Foram encontradas 29 questões

Q2114497 Auditoria de Obras Públicas

A figura a seguir apresenta, esquematicamente, em planta, os elementos de uma obra de cais, em que 1 representa a plataforma de carga; 2 representa o dolfim de atracação; 3 representa o dolfim de amarração; 4 representa a ponte de acesso; 5 representa a passarela; 6 representa as estacas de proteção; e 7 representa as defensas.


Com base nessas informações e em conhecimentos relacionados a obras portuárias, julgue o item seguinte. 

Pneus podem ser utilizados como defensas, pois são capazes de absorver a energia cinética advinda das movimentações das embarcações atracadas bem como nas operações de atracação e desatracação. 
Alternativas
Q1982662 Auditoria de Obras Públicas

Dadas as afirmativas quanto à coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos,


I. Os equipamentos de coleta classificam-se em veículo coletor e caçamba estacionária ou contêiner.

II. Os resíduos não perigosos (classe II) são classificados em : inertes (classe II A) e não inertes (classe II B).

III. Toxicidade é a propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

IV. Os resíduos sólidos podem ser classificados conforme a origem: orgânico (exemplo: cascas de frutas) e inorgânico (exemplo: vidro).


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q1978359 Auditoria de Obras Públicas
A Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013) regula a exploração pela União, direta ou indiretamente, dos portos e instalações portuárias e as atividades desempenhadas pelos operadores portuários.
Tendo como base os conceitos abordados na referida Lei, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1950028 Auditoria de Obras Públicas
Entre as estruturas componentes de uma usina hidrelétrica, as turbinas se destacam por serem responsáveis pela maior ou menor eficiência da geração de energia. Nesse sentido, a turbina que é movida pela incidência de jatos sobre as pás é denominada turbina 
Alternativas
Q1935309 Auditoria de Obras Públicas
Uma cidade produz 1.850 t/dia de resíduos, que são totalmente destinados a uma estação de transbordo. A partir dessa estação, todo o RSU é destinado para quatro destinos: três incineradores e um aterro sanitário.
Os incineradores possuem respectivamente a capacidade de processar 350, 450 e 250 t/dia, gerando, após a queima, resíduos na forma de cinzas que correspondem em peso a 8% da quantidade que entra.
Sabendo-se que essas cinzas são consideradas resíduos classe I e que vão para uma célula de resíduos perigosos do aterro, a quantidade de resíduos destinada diariamente para o aterro sanitário é de:
Alternativas
Q1935307 Auditoria de Obras Públicas
Uma cidade de 150.000 pessoas encaminha todo o RSU coletado para um aterro sanitário com uma área de 0,1314 km2 . A abrangência do serviço de coleta é de 90% e, geotecnicamente, o aterro poderá acumular resíduos de forma prismática até uma altura de 20 m. Nessa localidade, a contribuição de lixo por pessoa é de 0,8 kg/(hab.dia) e a densidade do lixo compactado no aterro é de 600 kg/m3 .
A vida útil do aterro, em anos, é de:
Alternativas
Q1870094 Auditoria de Obras Públicas
Nos projetos de estações elevatórias de esgoto sanitário,
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TCE-PI Prova: FGV - 2021 - TCE-PI - Auditor de Controle Externo |
Q1822165 Auditoria de Obras Públicas
As estruturas portuárias fazem parte das obras realizadas em ambientes de alta agressividade, com elevado nível de risco de deterioração. Dessa forma, exigem elementos com grande capacidade de impermeabilidade e composições diferenciadas.
Em relação às estruturas portuárias descritas a seguir, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1804285 Auditoria de Obras Públicas
Os processos de extração de minérios geram resíduos sólidos e água. Para evitar danos ambientais provenientes desses rejeitos, é necessário um reservatório denominado barragem de rejeitos. Quando, eventualmente, faz-se necessária a ampliação da capacidade de armazenamento de uma barragem de rejeitos, são construídos alteamentos.
Acerca dos alteamentos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1804279 Auditoria de Obras Públicas
Com relação ao Item 7.4 da ABNT NBR 6118:2014, “Qualidade do concreto de cobrimento”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes com classe de agressividade ambiental IV não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 35 MPa. ( ) O concreto usado em estruturas de concreto armado em ambientes com agressividade considerada forte não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 30 MPa. ( ) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes rurais não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 25 MPa.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1804277 Auditoria de Obras Públicas
A seguir apresentam-se os resultados dos ensaios à compressão de seis exemplares de um lote de 50m3 de um concreto usinado, utilizado para a concretagem das lajes de um pavimento de um edifício, tendo-se colhido e ensaiado dois corpos de prova (CP) para cada exemplar.
Imagem associada para resolução da questão

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1804272 Auditoria de Obras Públicas
A construção de um empreendimento tem duração prevista de vinte e quatro meses. Seu orçamento de mão de obra de administração local, em reais, com um engenheiro sênior, um engenheiro júnior e dois topógrafos, é descrito abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

No fim do décimo mês, a empresa contratada para o empreendimento executou apenas 80% do previsto para o período.
Se esse atraso for causado exclusivamente pelo contratado, o engenheiro fiscal do órgão contratante deve então pagar à empresa contratada, até o fim do décimo mês, um valor entre:
Alternativas
Q1153819 Auditoria de Obras Públicas

Julgue o próximo item, a respeito dos diferentes métodos de irrigação.


A irrigação por sulcos e a irrigação por faixa lateral são exemplos de irrigação superficial.

Alternativas
Q1057434 Auditoria de Obras Públicas

Acerca de irrigação e drenagem de solos, julgue os itens a seguir.


I Pivô central é um sistema de aspersão indicado para a irrigação de pequenas e médias áreas.

II A irrigação subterrânea do solo pode ser realizada pela elevação do nível do lençol freático.

III A remoção da água capilar do solo é uma das finalidades da drenagem.

IV A técnica sulco/camalhão é utilizada para drenar superficialmente um solo.


Assinale a opção correta

Alternativas
Q990059 Auditoria de Obras Públicas

Durante a execução de uma obra rodoviária prevista contratualmente para ser executada em três anos, houve um reequilíbrio econômico-financeiro total do contrato na metade do segundo ano da obra, sem qualquer dilação do prazo de execução estabelecido inicialmente.


Acerca dessa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Q982044 Auditoria de Obras Públicas

Com relação a obras e operações portuárias, julgue o próximo item.


O cais de paramento fechado corresponde à área sob a plataforma de operação que apresenta um talude a partir do fundo do berço de atracação.

Alternativas
Q982043 Auditoria de Obras Públicas

Com relação a obras e operações portuárias, julgue o próximo item.


As operações de dragagem, comuns na maioria dos portos nacionais, podem ser suficientes para o aprofundamento de canais de navegação, mas, geralmente, são contraindicadas para o aprofundamento de cais.

Alternativas
Q949947 Auditoria de Obras Públicas
De acordo com a Lei n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e dispõe sobre a elaboração dos planos de resíduos sólidos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q934181 Auditoria de Obras Públicas

A respeito de obras portuárias, julgue o item seguinte.


As estruturas de proteção denominadas quebra-mar possuem uma extremidade no oceano e outra no continente e sua função é mitigar efeitos das ondas.

Alternativas
Q934142 Auditoria de Obras Públicas
    Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: B
6: C
7: C
8: D
9: E
10: E
11: C
12: B
13: C
14: E
15: D
16: E
17: C
18: A
19: E
20: C