Questões de Concurso
Sobre filtros em engenharia eletrônica
Foram encontradas 343 questões
Analise o circuito abaixo.
Um sinal de saída Vo(t) é gerado a partir de uma entrada Vi(t). Os valores dos resistores estão em Ω e dos capacitores em F. Os amplificadores operacionais podem ser considerados ‘ideais’, isto é, com ganho muito alto (> 100.000) e sem limites de excursão de tensão de saída. Nestas condições, considerando que o circuito apresenta uma função de transferência no domínio ‘s’, assinale a alternativa que apresenta seus polos e zeros.
Considere o circuito apresentado a seguir. O resistor R (valor em Ω) é conectado entre os terminais ou nós A e B, para que ocorra a máxima transferência de potência a este.
Diante do exposto acima, assinale a alternativa que apresenta as cargas que o capacitor e o resistor R possuirão.
A forma de onda de tensão no capacitor (VCAP) e a corrente de saída do retificador (IRET) podem ser vistas na figura abaixo. Sobre esse circuito é correto afirmar que:
I eliminam a necessidade de indutores, pois esses componentes, em baixas frequências, são volumosos, pesados e caros.
II não exigem fonte de alimentação.
III são mais vantajosos em projetos de filtros complexos, pois podem ser associados em cascatas de estágios simples.
Assinale a opção correta.
Considerando π = 3, assinale a opção que corresponde, respectivamente, ao tipo e à frequência de corte (fC) do filtro ilustrado na figura anterior.
Um filtro digital é caracterizado pela seguinte equação de diferenças:
em que x[n] é o sinal de entrada e y[n] é o sinal de saída.
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O referido filtro é um sistema causal e estável.
Um filtro digital é caracterizado pela seguinte equação de diferenças:
em que x[n] é o sinal de entrada e y[n] é o sinal de saída.
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O filtro em apreço é do tipo FIR (finite impulse response) e
sua resposta ao impulso é =
.
Nos circuitos integrados VLSI de modo misto que priorizam a eficiência energética e a minimização de consumo, a concepção de amplificadores diferenciais é invariavelmente orientada pelo uso exclusivo de transistores PMOS.
No processo de design de um amplificador operacional CMOS, a seleção do tamanho dos dispositivos MOSFET e das correntes de polarização tem influência direta em parâmetros tais como ganho, CMRR, dissipação de potência, ruído e taxa de variação (slew rate). Esse processo é iterativo e requer ajustes baseados em simulações, em que aumentar o tamanho dos MOSFETs (aumentando W) com uma menor VGS (tensão entre porta e fonte) pode melhorar o emparelhamento, aumentar o ganho e reduzir o ruído, porém, podendo resultar em uma área de layout maior e potencialmente em menor velocidade de operação.
No amplificador operacional CMOS mostrado, o amplificador diferencial deve fornecer a maior parte do ganho do sistema, enquanto o estágio de ganho em fonte comum serve principalmente para prover a compensação de frequência necessária; o buffer de saída é utilizado para equalizar as tensões de entrada diferencial sem amplificar o sinal.
• Resistência de 10 Ω. • Indutância de 250 mH. • Capacitância de 25 µF. • Frequência de 60 Hz. • Tensão de 220 V (valor eficaz).
Considerando esse circuito, qual o valor para XL e XC, respectivamente?
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os circuitos com amplificadores operacionais ao respectivo tipo.
Coluna 1
1.
2.
3.
4.
5.
Coluna 2
( ) Amplificador diferencial.
( ) Seguidor de tensão.
( ) Amplificador inversor.
( ) Somador.
( ) Amplificador não inversor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Um amplificador operacional ideal é um amplificador com ganho de malha aberta infinito, resistência de entrada infinita e resistência de saída zero.
II. Um amplificador inversor inverte a polaridade do sinal de entrada amplificando-o ao mesmo tempo.
III. Um amplificador não inversor é um circuito com amplificador operacional projetado para fornecer um ganho de tensão positivo.
IV. Um amplificador diferencial é um dispositivo que amplifica a diferença entre duas entradas, porém rejeita quaisquer sinais comuns às duas entradas.
Desejamos projetar um filtro FIR que respeite a seguinte máscara de filtragem:
Um sinal x(t) ocupa uma frequência máxima de fmax = 18 KHz. Esse sinal é digitalizado, aplicando uma frequência de amostragem de fs. Desconsidere o efeito de erro de quantização nessa conversão. No domínio digital, esse sinal passa por um filtro cuja resposta ao impulso é dada por h[n] = (1/2)2 u[n]. Em seguida, o sinal é reconstruído em tempo contínuo, aplicando a mesma frequência de amostragem fs inicial. Considere um filtro de reconstrução ideal.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
A potência média e a potência reativa total dos elementos passivos do circuito são, respectivamente
O amplificador operacional é um dispositivo com saída de tensão que depende da diferença de corrente entre as suas duas entradas.