Questões de Concurso Sobre infraestrutura aeronáutica em engenharia aeronáutica

Foram encontradas 99 questões

Q3089174 Engenharia Aeronáutica
O Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA) é um importante item no projeto de aeroportos. Conforme a NBR 9719: 1997 (ABNT, 1997), os tanques elevados de abastecimento deverão:
Alternativas
Q3047703 Engenharia Aeronáutica
Sobre o sistema FADEC de motores turbina a gás, é possível afirmar que: 
Alternativas
Q3047702 Engenharia Aeronáutica
As inspeções são exames, visuais e manuais, que podem ser empregados para determinar a condição da estrutura de um avião. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Técnicas especiais de inspeção envolvendo raios X, ultrassom ou inspeção por partículas magnéticas são conhecidas como ensaios não destrutivos. Esses ensaios podem ser adotados para análise de possíveis descontinuidades ou outros defeitos que possam comprometer a integridade de uma estrutura de aeronave.

Em relação aos ensaios não destrutivos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2922393 Engenharia Aeronáutica

A capacidade de um complexo aeroportuário é determinada pela capacidade do sistema:

Alternativas
Q2913208 Engenharia Aeronáutica

Um quadrado vermelho com uma diagonal amarela, quando colocado na área de sinalização do aeródromo, indica que:

Alternativas
Q2899773 Engenharia Aeronáutica

Em uma aeronave, a superfície de controle primária usada para aumentar ou diminuir o ângulo de ataque é

Alternativas
Q2391785 Engenharia Aeronáutica

Julgue o próximo item, relativo ao controle de tráfego aéreo (ATC) no que diz respeito à classificação e à designação de espaço aéreo.


No espaço aéreo classe B, são permitidos apenas voos VFR, o serviço de controle de tráfego aéreo é prestado a todos os voos, e a separação entre aeronaves é assegurada. 

Alternativas
Q2391784 Engenharia Aeronáutica

Julgue o próximo item, relativo ao controle de tráfego aéreo (ATC) no que diz respeito à classificação e à designação de espaço aéreo.


No espaço aéreo classe E, são permitidos voos IFR e VFR, o serviço consultivo é prestado a todos os voos IFR, e todos os voos recebem, a pedido, serviço de informação de voo.

Alternativas
Q2389898 Engenharia Aeronáutica

Acerca de procedimentos utilizados no salvamento de aeronaves, julgue o próximo item. 


A aeronave que transmite uma mensagem por rádio precedida pela expressão MAYDAY está em condição de urgência.  

Alternativas
Q2389877 Engenharia Aeronáutica

Com relação à aerodinâmica de alta velocidade, julgue o item a seguir. 


Com o aparecimento de onda de choque e o descolamento da camada limite, as consequências sobre a asa serão turbulência, diminuição da sustentação e diminuição do arrasto. 

Alternativas
Q2389869 Engenharia Aeronáutica

Com relação a identificação de auxílios de radionavegação e a sistemas de navegação aérea autônomos, bem como a operação de equipamentos de bordo, de computadores no avião e de equipamentos avançados em navegação, julgue o item subsequente. 


O INS e o IRS são sensores não autônomos do sistema de navegação inercial, que utiliza acelerômetros e giroscópios para calcular e rastrear continuamente a posição da aeronave, empregando como base o aumento de dados de estações DME/DME ou VOR/DME, devido à necessidade de referências externas. 

Alternativas
Q2389864 Engenharia Aeronáutica

No que se refere à navegação aérea, julgue o item a seguir. 


A navegação de área (RNAV) é o método de navegação que permite a operação de aeronaves em qualquer trajetória de voo desejada dentro da cobertura de auxílios à navegação, baseados no solo ou no espaço, ou dentro dos limites das possibilidades dos equipamentos autônomos de navegação, ou de uma combinação de ambos. 

Alternativas
Q2389852 Engenharia Aeronáutica
Acerca dos requisitos para o cálculo da quantidade mínima de combustível requerida em uma aeronave, julgue o próximo item. 
A quantidade de combustível utilizável a ser levada a bordo deve ser baseada em dados atualizados específicos do avião, derivados de um sistema de monitoramento de consumo de combustível; na falta de tais dados, serão aceitos os dados fornecidos pelo fabricante do avião. 
Alternativas
Q2389848 Engenharia Aeronáutica

No que se refere à meteorologia aeronáutica, julgue o item a seguir.


Se uma aeronave em voo solicitar informações meteorológicas, o centro meteorológico integrado (CMI), ao receber o pedido, deve tomar medidas para fornecer as informações, se necessário, com auxílio de outro centro meteorológico. 

Alternativas
Q2032037 Engenharia Aeronáutica
OS VOOS VFR "NÃO" ESTARÃO SUJEITOS A AUTORIZAÇÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO, QUANDO AS AERONAVES ESTIVEREM VOANDO NOS ESPAÇOS AÉREOS ATS CLASSES:
Alternativas
Q2032036 Engenharia Aeronáutica
NO RUMO MAGNÉTICO 353 GRAUS, O VOO VFR EM ROTA DEVERÁ SER CONDUZIDO, DENTRE OS ABAIXO, NO FL:
Alternativas
Q2032035 Engenharia Aeronáutica
TODA ACFT QUE SOBREVOAR AD DESPROVIDO DE ÓRGÃO ATC, ATÉ O FL 245 INCLUSIVE, NUM RAIO DE 27 NM, DEVERÁ, PARA COORDENAÇÃO E INFORMAÇÃO DE VOO, MANTER ESCUTA DO:
Alternativas
Q2032034 Engenharia Aeronáutica
O COMANDANTE PODERÁ DELEGAR AS ATRIBUIÇÕES QUE LHE COMPETEM, EXCETO AQUELAS REFERENTES AO(À): 
Alternativas
Q2032032 Engenharia Aeronáutica
A DESIGNAÇÃO DADA À UMA ÁREA PERIGOSA, DE NÚMERO 14, DO TERCEIRO COMAR, É: 
Alternativas
Q2032031 Engenharia Aeronáutica
NA UTILIZAÇÃO DO RADAR NO ATS, OS MÍNIMOS DE AJUSTE DE VELOCIDADE EM DESCIDA ABAIXO DO FL100 SENDO UMA AERONAVE PISTÃO E TURBO HÉLICE SERÁ:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: C
6: E
7: E
8: E
9: E
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: A
16: D
17: A
18: A
19: B
20: C