Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito - Mobilidade Urbana para Concurso

Foram encontradas 66 questões

Q2895389 Engenharia de Transportes e Trânsito

Em relação às questões de mobilidade da população e do sistema de transporte e de circulação urbana, desde 2009, tanto a Prefeitura de Belo Horizonte, quanto a BHTrans vêm adotando como referência uma série de objetivos estratégicos, consistentes entre si, para a proposição de suas políticas de atuação.


Associe os objetivos estratégicos às suas estratégias.


Objetivos estratégicos


Promover a segurança no trânsito para a melhoria da saúde e garantia da vida. Tornar a mobilidade urbana um fator positivo para o ambiente de negócios da cidade. Tornar a mobilidade urbana um fator de inclusão social.


Estratégias associadas


( ) Regular os serviços de mobilidade no sentido de torná-los economicamente viáveis e garantir a qualidade para os usuários e a modicidade das tarifas.

( ) Promover política tarifária do transporte coletivo com vistas a proporcionar maior inclusão social.

( ) Priorizar iniciativas, projetos e investimentos que potencializem a segurança no trânsito.


A sequência CORRETA é

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Engenheiro Sanitarista |
Q2476948 Engenharia de Transportes e Trânsito
Em relação ao sistema viário, avalie as afirmativas a seguir.

I. A carga e descarga deve ser realizada, preferencialmente, nas vias arteriais, que possuem mais espaço para acomodar caminhões
II. Um indicativo do maior uso dos transportes públicos, em relação aos automóveis, é a redução do número de veículos-quilômetro percorridos
III. A criação de estacionamentos junto a terminais de ônibus é prejudicial, por estimular o uso intensivo de automóveis

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2387433 Engenharia de Transportes e Trânsito
A composição da tarifa para utilização do transporte público é uma tarefa complexa, que envolve discussões entre o poder público, os operadores e os usuários.
Nessa composição, a parcela com maior peso se refere a despesas com
Alternativas
Q2387432 Engenharia de Transportes e Trânsito
A figura a seguir ilustra a distribuição do uso dos diferentes modos de transporte (individual, coletivo e não motorizado) pela população brasileira.

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: adaptado de https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/desafio_mobilidade_conle.pdf)

Nessa figura, as faixas indicadas pelos números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, ao
Alternativas
Q2387431 Engenharia de Transportes e Trânsito
Apresentam-se, a seguir, diferentes tipos de transportes públicos e suas características. Relacione-as.

1. BRT
2. BRS
3. VLT
( ) Caracteriza-se pelo deslocamento de ônibus (articulado ou biarticulado) no centro de vias segregadas, servidas por estações próprias com embarque e desembarque em nível, bilhetagem eletrônica e informação online de sua operação aos usuários.
( ) Sistema de média capacidade de transporte de passageiros sobre trilhos, entre 10 e 40 mil por hora, operado em carros tracionados por energia elétrica, forma mais adequada do ponto de vista ambiental, ou diesel, opção de menor custo.
( ) Caracteriza-se pelo uso de faixas exclusivas para o trânsito de ônibus, promovendo a redução do tempo de viagem, do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2384643 Engenharia de Transportes e Trânsito
No texto abaixo, aborda-se o tema da mobilidade urbana.

Nos anos 1990, após longo período sem uma atuação federal que fosse mais sistemática no tratamento do transporte urbano, o cenário que se construía da mobilidade nas cidades brasileiras se tornava cada vez mais preocupante. Durante esses anos, observaram-se forte crescimento do transporte individual e do transporte coletivo informal, queda da demanda pelos serviços de ônibus urbanos, sobrecarga do sistema viário das cidades e suas diversas consequências em termos de aumento dos congestionamentos e deterioração dos serviços de transporte coletivo. Nos anos 2000, estabelece-se um marco legal que avançaria na criação de novos instrumentos de gestão urbana e que institui a obrigatoriedade de um plano de transporte urbano integrado para as cidades com mais de 500 mil habitantes.
VASCONCELLOS, E; CARVALHO, C.; PEREIRA, R. Transporte e mobilidade urbana. Brasília, DF: Ipea/Cepal, 2011, p. 50. (Textos para Discussão, n. 34). Adaptado.

O marco legal que instituiu o mencionado plano de transporte urbano integrado é o:
Alternativas
Q2320803 Engenharia de Transportes e Trânsito
No que tange ao tema de mobilidade urbana sustentáveis, analise as afirmativas a seguir.

I. Mobilidade sustentável é a capacidade de atender as necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, acessar as atividades e serviços de que necessita, comunicar-se, comercializar e estabelecer relações sem sacrificar outros valores humanos ou ecológicos fundamentais para o presente.
II. Mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.
III. Sistema de transportes ambientalmente sustentável é aquele que não prejudica a saúde dos habitantes, ou dos ecossistemas, e responde às necessidades de deslocamentos dos habitantes com o uso de recursos renováveis abaixo dos níveis de regeneração ou com uso de fontes não renováveis abaixo das taxas de desenvolvimento de recursos substitutos renováveis.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2320786 Engenharia de Transportes e Trânsito
No planejamento de transportes, existem três conceitos básicos importantes: transporte, acessibilidade e mobilidade.

Relacione os conceitos básicos às definições apresentadas a seguir.
1. transporte
2. acessibilidade
3. mobilidade

( ) Compreende as infraestruturas e serviços destinados à realização das viagens e deslocamentos de pessoas e mercadorias.
( ) Associada a movimento bem como aos deslocamentos desejados e realizados para desenvolver atividades. Depende da habilidade física e econômica em superar a impedância.
( ) Facilidade de alcançar atividades que dependem dos transportes, do uso do solo e da integração entre eles.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2320785 Engenharia de Transportes e Trânsito
Fatores relacionados ao ambiente construído são determinantes para a microacessibilidade, influenciando os padrões de mobilidade. Diversos estudos têm analisado o relacionamento entre o ambiente construído e o comportamento de viagens.
Relacione as dimensões do ambiente construído às definições apresentadas a seguir:

1. Densidade
2. Diversidade
3. Desenho urbano
4. Destinos acessíveis

( ) referem-se à facilidade de acesso a certas atividades essenciais, garantindo o suprimento das necessidades cotidianas dentro de uma área facilmente coberta a pé ou por bicicleta.
( ) se refere à distribuição espacial de vias e quadras, à paisagem e à disponibilidade de infraestrutura e amenidades para pedestres e ciclistas, contribuindo na criação de lugares, configurando formas e definindo “cheios e vazios” urbanos.
( ) é uma medida da variedade de usos do solo em uma dada área e expressa a multifuncionalidade do ambiente urbano.
( ) é uma medida da concentração de pessoas, residências ou empregos em uma dada área, e é uma das principais medidas utilizadas nos processos de planejamento urbano.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2320748 Engenharia de Transportes e Trânsito

Os artigos 5º, 6º e 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) tratam de princípios, diretrizes e objetivos. Nesse sentido, relacione os itens a seguir.


1. Princípios

2. Diretrizes

3. Objetivos 


(   ) acessibilidade universal.

(   ) integração entre os modos e serviços de transporte urbano.

(   ) equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.

(   ) reduzir as desigualdades e promover a inclusão social. 


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

Alternativas
Q2320747 Engenharia de Transportes e Trânsito

O Art. 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) apresenta os seguintes objetivos:


I. reduzir as desigualdades e promover a exclusão social;

II. promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais;

III. proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2304329 Engenharia de Transportes e Trânsito
Dentro de conceitos importantes no que pertine, também, a sustentabilidade, o município Delta definiu pela implementação de melhorias para o transporte não motorizado, termo empregado para caracterizar qualquer forma de transporte movido à energia humana. Trata-se do meio de transporte inserido no dia a dia das pessoas, seja como modo principal ou complementar. Caracteriza infraestrutura de melhoria, exclusivamente, na circulação deste modal: 
Alternativas
Q2304328 Engenharia de Transportes e Trânsito
Um município do Brasil, utilizando a equipe técnica responsável pelo tráfego urbano, iniciou a elaboração de seu plano de mobilidade urbana. A classificação das vias é um tópico fundamental para entender o funcionamento da cidade e definir importantes estratégias para sua melhoria; analise as alternativas relacionadas a seguir.
I. Vias Arteriais. II. Vias Coletoras. III. Vias Locais. IV. Rodovias.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2304327 Engenharia de Transportes e Trânsito
Os dispositivos de sinalização semafórica devem ser implantados segundo critérios de projeto, de modo que a informação resultante para os condutores de veículos (motorizados e não motorizados) e para os pedestres seja clara e que a visibilidade dos dispositivos luminosos ocorra a distâncias adequadas e seguras para os processos de tomada de decisão. A imagem a seguir apresenta a indicação do afastamento lateral e a altura livre do grupo focal: 

                                                   Imagem associada para resolução da questão
                                   Imagem associada para resolução da questão

Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I.  Usualmente, as colunas semafóricas são implantadas a uma distância de 0,80 m do meio-fio. II. O afastamento lateral máximo de todo e qualquer elemento de sinalização semafórica deve ser de 0,30 m do meio-fio. III. A altura livre do anteparo dos grupos focais em projeção sobre a via deve ser de 5,50 m, podendo variar em situações específicas. IV. A altura livre dos grupos focais ou anteparos fixados em colunas deve ser de 2,40 m, podendo variar para mais em situações específicas. V. Em locais onde não for possível garantir este afastamento com a colocação do grupo focal, à frente da coluna pode-se fixar o grupo lateralmente à coluna com suportes espaçadores.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2304326 Engenharia de Transportes e Trânsito
A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária que utiliza sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a via, para transmitir mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidos e legalmente instituídos. Sobre sinalização vertical de indicação, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2304325 Engenharia de Transportes e Trânsito
A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento. A sinalização horizontal tem a finalidade de fornecer informações, que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via. Considerando que a sinalização horizontal é constituída por combinações de traçadas e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Segundo o padrão de formas, as setas, símbolos e legendas correspondem às informações representadas em forma de desenho ou inscritas, aplicadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical existente. ( ) Segundo o padrão de cores, a amarela é utilizada para separar movimentos veiculares de fluxos opostos, regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral, delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada, demarcar obstáculos transversais à pista (lombada). ( ) Segundo o padrão de cores, a vermelha é utilizada para demarcar ciclovias ou ciclofaixas, inscrever símbolo (cruz), inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento, ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física. ( ) As marcações constituídas por Linhas de Divisão de Fluxos Opostos (LFO) separam os movimentos veiculares de sentidos opostos e indicam os trechos da via em que a ultrapassagem é permitida ou proibida. A LFO-1 divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e indicando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são permitidos.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2304324 Engenharia de Transportes e Trânsito
Na definição do controle semafórico é empregado o grupo de movimentos, que se constitui no conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebe, simultaneamente, o direito de passagem; e, o grupo semafórico, que é o conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem, simultaneamente, o direito de passagem. Os conceitos estão ilustrados na imagem a seguir: 

                                                Imagem associada para resolução da questão                                        Imagem associada para resolução da questão


Considerando os conceitos apresentados e a imagem, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Grupo de movimentos 1. 2. Grupo de movimentos 2. 3. Grupo de movimentos 3. 4. Grupo semafórico 1 (G1). 5. Grupo semafórico 2 (G2).
( ) Conjunto formado pelo movimento MV3. ( ) Conjunto formado pelos movimentos MV1 e MV2. ( ) Conjunto formado pelos movimentos MV4, MV5 e MV6. ( ) Conjunto de semáforos que controla o grupo de movimentos 3. ( ) Conjunto de semáforos que controla os grupos de movimentos 1 e 2.
A sequência está correta em 
 
Alternativas
Q2304323 Engenharia de Transportes e Trânsito
Os controladores semafóricos eletrônicos permitem a programação, por horário, para operação em amarelo intermitente. A determinação da faixa de horário de abrangência do modo amarelo intermitente deve ser precedida de estudos específicos para cada local, que levem em conta o fluxo veicular, a composição do tráfego e o fluxo de pedestres. Sobre a utilidade da operação, bem como restrições quanto ao uso do amarelo intermitente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2303280 Engenharia de Transportes e Trânsito
Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2301112 Engenharia de Transportes e Trânsito
De maneira geral, são obrigados a elaborar e a aprovar o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) os Municípios com mais de 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: E
5: B
6: B
7: B
8: B
9: B
10: A
11: C
12: B
13: B
14: D
15: C
16: A
17: B
18: D
19: C
20: D