Questões de Concurso
Sobre mobilidade urbana em engenharia de transportes e trânsito
Foram encontradas 71 questões
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:

As placas adequadas para os pontos A, B e C da figura, respectivamente, são:
Em relação à engenharia de tráfego e à modelagem de demanda de transportes urbanos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A modelagem de demanda de transportes considera variáveis socioeconômicas e padrões de deslocamento para prever a demanda futura.
( ) A engenharia de tráfego lida apenas com o controle de sinais de trânsito, ignorando a análise de fluxos de tráfego.
( ) A otimização da circulação nas vias depende da hierarquização correta da malha viária, incluindo vias locais, arteriais e coletoras.
( ) O transporte urbano eficiente pode ser planejado sem considerar o crescimento populacional ou a expansão urbana.
A sequência está correta em
Em relação ao dimensionamento dos pontos de ônibus, analise as seguintes assertivas.
I. É necessário o dimensionamento da pista que será usada pelos veículos para as manobras e a parada.
II. É necessário o dimensionamento da plataforma que será usada pelos passageiros para aguardar o ônibus, embarcar e desembarcar.
III. As plataformas são dimensionadas de acordo com o tipo de operação de embarque que pode ser com ou sem formação de fila.
IV. A área para embarque e a extensão de fila para embarque são obtidas pela relação entre o volume de usuários aguardando para o embarque e a densidade adotada para a plataforma.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
A implantação e a operação de polos geradores de tráfego comumente causam impactos na circulação viária, requerendo uma abordagem sistêmica de análise e de tratamento que leve em conta simultaneamente seus efeitos indesejáveis na mobilidade e na acessibilidade de pessoas e veículos e o aumento da demanda de estacionamento em sua área de influência.
Os principais efeitos indesejáveis nas áreas de influência provocados pelos polos geradores de tráfego são:
Em relação às questões de mobilidade da população e do sistema de transporte e de circulação urbana, desde 2009, tanto a Prefeitura de Belo Horizonte, quanto a BHTrans vêm adotando como referência uma série de objetivos estratégicos, consistentes entre si, para a proposição de suas políticas de atuação.
Associe os objetivos estratégicos às suas estratégias.
Objetivos estratégicos
Estratégias associadas
( ) Regular os serviços de mobilidade no sentido de torná-los economicamente viáveis e garantir a qualidade para os usuários e a modicidade das tarifas.
( ) Promover política tarifária do transporte coletivo com vistas a proporcionar maior inclusão social.
( ) Priorizar iniciativas, projetos e investimentos que potencializem a segurança no trânsito.
A sequência CORRETA é
I. A carga e descarga deve ser realizada, preferencialmente, nas vias arteriais, que possuem mais espaço para acomodar caminhões
II. Um indicativo do maior uso dos transportes públicos, em relação aos automóveis, é a redução do número de veículos-quilômetro percorridos
III. A criação de estacionamentos junto a terminais de ônibus é prejudicial, por estimular o uso intensivo de automóveis
Está correto o que se afirma em
Nessa composição, a parcela com maior peso se refere a despesas com

Fonte: adaptado de https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/desafio_mobilidade_conle.pdf)
Nessa figura, as faixas indicadas pelos números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, ao
1. BRT
2. BRS
3. VLT
( ) Caracteriza-se pelo deslocamento de ônibus (articulado ou biarticulado) no centro de vias segregadas, servidas por estações próprias com embarque e desembarque em nível, bilhetagem eletrônica e informação online de sua operação aos usuários.
( ) Sistema de média capacidade de transporte de passageiros sobre trilhos, entre 10 e 40 mil por hora, operado em carros tracionados por energia elétrica, forma mais adequada do ponto de vista ambiental, ou diesel, opção de menor custo.
( ) Caracteriza-se pelo uso de faixas exclusivas para o trânsito de ônibus, promovendo a redução do tempo de viagem, do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Nos anos 1990, após longo período sem uma atuação federal que fosse mais sistemática no tratamento do transporte urbano, o cenário que se construía da mobilidade nas cidades brasileiras se tornava cada vez mais preocupante. Durante esses anos, observaram-se forte crescimento do transporte individual e do transporte coletivo informal, queda da demanda pelos serviços de ônibus urbanos, sobrecarga do sistema viário das cidades e suas diversas consequências em termos de aumento dos congestionamentos e deterioração dos serviços de transporte coletivo. Nos anos 2000, estabelece-se um marco legal que avançaria na criação de novos instrumentos de gestão urbana e que institui a obrigatoriedade de um plano de transporte urbano integrado para as cidades com mais de 500 mil habitantes.
VASCONCELLOS, E; CARVALHO, C.; PEREIRA, R. Transporte e mobilidade urbana. Brasília, DF: Ipea/Cepal, 2011, p. 50. (Textos para Discussão, n. 34). Adaptado.
O marco legal que instituiu o mencionado plano de transporte urbano integrado é o:
I. Mobilidade sustentável é a capacidade de atender as necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, acessar as atividades e serviços de que necessita, comunicar-se, comercializar e estabelecer relações sem sacrificar outros valores humanos ou ecológicos fundamentais para o presente.
II. Mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.
III. Sistema de transportes ambientalmente sustentável é aquele que não prejudica a saúde dos habitantes, ou dos ecossistemas, e responde às necessidades de deslocamentos dos habitantes com o uso de recursos renováveis abaixo dos níveis de regeneração ou com uso de fontes não renováveis abaixo das taxas de desenvolvimento de recursos substitutos renováveis.
Está correto o que se afirma em
Relacione os conceitos básicos às definições apresentadas a seguir.
1. transporte
2. acessibilidade
3. mobilidade
( ) Compreende as infraestruturas e serviços destinados à realização das viagens e deslocamentos de pessoas e mercadorias.
( ) Associada a movimento bem como aos deslocamentos desejados e realizados para desenvolver atividades. Depende da habilidade física e econômica em superar a impedância.
( ) Facilidade de alcançar atividades que dependem dos transportes, do uso do solo e da integração entre eles.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Relacione as dimensões do ambiente construído às definições apresentadas a seguir:
1. Densidade
2. Diversidade
3. Desenho urbano
4. Destinos acessíveis
( ) referem-se à facilidade de acesso a certas atividades essenciais, garantindo o suprimento das necessidades cotidianas dentro de uma área facilmente coberta a pé ou por bicicleta.
( ) se refere à distribuição espacial de vias e quadras, à paisagem e à disponibilidade de infraestrutura e amenidades para pedestres e ciclistas, contribuindo na criação de lugares, configurando formas e definindo “cheios e vazios” urbanos.
( ) é uma medida da variedade de usos do solo em uma dada área e expressa a multifuncionalidade do ambiente urbano.
( ) é uma medida da concentração de pessoas, residências ou empregos em uma dada área, e é uma das principais medidas utilizadas nos processos de planejamento urbano.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Os artigos 5º, 6º e 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) tratam de princípios, diretrizes e objetivos. Nesse sentido, relacione os itens a seguir.
1. Princípios
2. Diretrizes
3. Objetivos
( ) acessibilidade universal.
( ) integração entre os modos e serviços de transporte urbano.
( ) equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.
( ) reduzir as desigualdades e promover a inclusão social.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
O Art. 7º da Lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) apresenta os seguintes objetivos:
I. reduzir as desigualdades e promover a exclusão social;
II. promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais;
III. proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.
Está correto o que se afirma em
I. Vias Arteriais. II. Vias Coletoras. III. Vias Locais. IV. Rodovias.
Está correto o que se afirma apenas em