Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito para Concurso

Foram encontradas 837 questões

Q3063090 Engenharia de Transportes e Trânsito
A sinalização vertical de trânsito é um subsistema da sinalização viária que utiliza placas para transmitir mensagens aos usuários das vias. A finalidade principal da sinalização de regulamentação é
Alternativas
Q3035405 Engenharia de Transportes e Trânsito
A capacidade de linhas férreas pode ser de quatro tipos diferentes: capacidade teórica máxima, capacidade prática, capacidade econômica e capacidade disponível.

Sobre esses conceitos, é INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3035404 Engenharia de Transportes e Trânsito
A capacidade significa o número máximo de veículos que podem passar por uma seção de via por um período, sob determinadas condições de tráfego e de geometria viária. Por sua vez, o nível de serviço é um conceito que auxilia nas tomadas de decisões, uma vez que possibilita estimar a qualidade de serviço percebida pelos usuários das vias em até seis níveis (de A, o melhor, até F, o pior).

Sobre esses conceitos, com base no manual americano Highway Capacity Manual, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q3035403 Engenharia de Transportes e Trânsito
Na operação do transporte público urbano, o uso da tecnologia é muito importante, tanto na utilização de equipamentos de cobrança e controle de acesso, quanto no controle da operação do transporte. Sobre esses aspectos, considere as afirmações a seguir:

I - São equipamentos utilizados na cobrança e controle de acesso: o registrador mecânico de passageiros, o registrador eletrônico de embarques e desembarques e o cobrador automático com cartão inteligente. II - Há dispositivos que emitem comprovantes de pagamentos aos usuários, registrando a operação e informações, como o horário de pagamento do passageiro. III - O rastreador de veículos de transporte público por satélite é cada vez mais comum, o que auxilia muito no controle da operação em tempo real. IV - Há sistemas de detecção dos veículos de transporte público em rede, mas que não transmitem informações aos controladores de interseções semaforizadas a fim de permitir a manutenção de luz verde para auxiliar na passagem dos coletivos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q3035402 Engenharia de Transportes e Trânsito
A acidentalidade no trânsito é uma das principais causas de óbitos no mundo, incluindo no Brasil. Sobre a classificação dos acidentes é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3035401 Engenharia de Transportes e Trânsito
No processo de planejamento de transportes, são muito importantes os métodos de previsão de demanda e o conceito de elasticidade. Sobre isso, considere as seguintes afirmações:

I - São métodos de projeção de volume de tráfego veicular: a projeção linear e a projeção geométrica ou exponencial. II - São fatores determinantes da demanda: as características socioeconômicas dos usuários, o custo de uso do sistema e os atributos relacionados com o nível de serviço do sistema. III - O conceito de elasticidade da demanda permite avaliar uma possível alteração da demanda em função de mudanças nas características dos serviços, como o preço da tarifa. IV - São tipos de elasticidade da demanda: a direta e a cruzada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3035400 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre modelagem e simulação de tráfego, é correto afirmar:
Alternativas
Q3035399 Engenharia de Transportes e Trânsito
Os Polos Geradores de Viagens (ou Polos Geradores de Tráfego) são empreendimentos que atraem muitas viagens, acarretando um impacto grande no sistema viário de seu entorno.

Sobre eles é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q3035398 Engenharia de Transportes e Trânsito
Um dos métodos mais conhecidos na literatura para determinar a duração ótima do tempo de ciclo de uma interseção semaforizada é o Método de Webster. Em casos em que o ciclo ótimo é abaixo de 90 s, pode-se arredondar esse resultado sempre de 5 em 5 segundos, para cima. Considere uma interseção simples com duas aproximações – uma via principal e uma via secundária – e uma única faixa de tráfego em cada uma dessas aproximações. Os volumes são de 600 veículos/h e de 300 veículos/h para as vias principal e secundária, respectivamente. Os fluxos de saturação, por sua vez, são de 1500 veículos/h para cada uma das vias. 

Levando-se em conta que o tempo de amarelo é igual a 3 s, que são duas fases – uma para cada aproximação – e que os tempos perdidos são de 4 s/fase, indique a resposta que apresenta corretamente os resultados do ciclo semafórico e dos tempos de verde para as fases das vias principal e secundária, respectivamente, calculados de acordo com o Método de Webster:
Alternativas
Q2955849 Engenharia de Transportes e Trânsito

Quais são os conceitos básicos para a formulação de planos diretores de transporte e da mobilidade urbana?

Alternativas
Q2955847 Engenharia de Transportes e Trânsito

Em relação à mobilidade urbana, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Q2955846 Engenharia de Transportes e Trânsito

Em relação ao dimensionamento dos pontos de ônibus, analise as seguintes assertivas.


I. É necessário o dimensionamento da pista que será usada pelos veículos para as manobras e a parada.

II. É necessário o dimensionamento da plataforma que será usada pelos passageiros para aguardar o ônibus, embarcar e desembarcar.

III. As plataformas são dimensionadas de acordo com o tipo de operação de embarque que pode ser com ou sem formação de fila.

IV. A área para embarque e a extensão de fila para embarque são obtidas pela relação entre o volume de usuários aguardando para o embarque e a densidade adotada para a plataforma.


A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q2955839 Engenharia de Transportes e Trânsito

A Pesquisa Origem e Destino tem por objetivo o levantamento do volume e das características atuais dos deslocamentos realizados pela população em suas atividades diárias, em uma aglomeração urbana. Esse levantamento procura estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas, aspectos físicos e urbanos da ocupação, de forma a estabelecer projeções futuras para os desejos de deslocamentos da população.


Em relação à análise dos dados de origem/destino, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2955835 Engenharia de Transportes e Trânsito

O processo que determina quando é que o modelo está suficientemente próximo do sistema real é usualmente designado por validação do modelo, que consiste em um método interativo que envolve a calibração dos parâmetros do modelo e a comparação do comportamento do mesmo com o sistema real.


Essas duas etapas são fundamentais para assegurar a credibilidade do modelo construído.


Assinale a alternativa INCORRETA em relação à etapa de calibração.

Alternativas
Q2955831 Engenharia de Transportes e Trânsito

Em relação à calibração e validação de um modelo de microssimulação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2955820 Engenharia de Transportes e Trânsito

Analise as assertivas a seguir.


I. Os modelos microscópicos permitem avaliar intervenções estratégicas.

II. Os modelos microscópicos permitem analisar intervenções operacionais.

III. Os modelos microscópicos permitem definir rotas de veículos.

IV. Os modelos microscópicos permitem analisar esquemas de operação de tráfego em área.


A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS as assertivas

Alternativas
Q2955818 Engenharia de Transportes e Trânsito

Qual a principal vantagem da microssimulação de tráfego?

Alternativas
Q2955815 Engenharia de Transportes e Trânsito

Gerenciar o sistema de transportes de uma área urbana significa utilizar a infraestrutura existente de forma a atender a demanda, distribuir esta última de forma a manter um bom nível de serviço, analisar os deslocamentos, manter a fluidez do tráfego mesmo com a ocorrência de problemas e verificar a necessidade de alterar a rede viária.


Assinale a alternativa que apresenta os fatores que influenciam a gestão do tráfego.

Alternativas
Q2955813 Engenharia de Transportes e Trânsito

A gestão do tráfego assume fundamental importância como instrumento para minimizar as dificuldades crescentes de mobilidade, aumentando as condições de segurança e fluidez e que somente com planejamento estratégico e ações coordenadas, é possível gerenciar os conflitos de trânsito, harmonizando desejos antagônicos e equilibrando danos, visando o bem comum (MEINECKE, 2010, apud CET, 2012).


Além disso, os grandes eventos são distintos entre si por sua finalidade, duração, tamanho, frequência e tipo de público. Um grande show celebrado em uma noite é muito diferente dos Jogos Olímpicos ou de uma Copa Mundial da FIFA, que duram várias semanas. Entretanto, independente do tipo do grande evento, a organização e a gestão dos deslocamentos de todas as pessoas que participam deles são elementos-chave para que os eventos ocorram sem dificuldades (ANTP, 2010, apud CET 2012).


Existem cinco fatores que influenciam o nível de gravidade do impacto para o planejamento da operação de eventos especiais.


Assinale a alternativa que apresenta esses cinco fatores.

Alternativas
Q2955812 Engenharia de Transportes e Trânsito

Observe a figura abaixo:


E1

E2

E3

E4

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

O plano de operação indicado na figura remete

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: B
6: D
7: C
8: A
9: A
10: C
11: C
12: D
13: B
14: D
15: D
16: D
17: D
18: C
19: B
20: B