Questões de Concurso
Sobre avaliação de impacto ambiental em engenharia florestal
Foram encontradas 253 questões
I. Escolher espécies exóticas de rápido crescimento para a arborização urbana pode gerar benefícios imediatos, como sombreamento rápido e redução da temperatura local, mas, ao longo do tempo, essas espécies podem comprometer a biodiversidade local, reduzir a resiliência ecológica e gerar problemas de adaptação ao ambiente urbano. As espécies exóticas podem, ainda, se tornar invasoras, alterando a dinâmica dos ecossistemas urbanos.
II. Realizar podas de formação em árvores jovens com o objetivo de garantir a boa estruturação das copas é benéfica para a saúde das árvores e para a segurança pública, evitando o risco de queda de galhos. No entanto, a realização de podas drásticas em árvores adultas durante o pico de crescimento pode resultar em estresse fisiológico, reduzir a capacidade de absorção de CO2 e aumentar a suscetibilidade a pragas e doenças, além de prejudicar a estética e funcionalidade das árvores.
III. Planejar a arborização de maneira multifuncional, escolhendo espécies com características adaptadas a diferentes funções, como controle de erosão, purificação do ar e promoção do bem-estar psicológico da população, pode aumentar a resiliência das cidades frente aos desafios das mudanças climáticas. Além disso, envolver a comunidade local no processo de escolha das espécies contribui para a aceitação social e o comprometimento com a manutenção das árvores.
Limnologia é o estudo das águas continentais. Com relação a essa ciência, julgue o item a seguir.
A construção de represas sobre áreas florestadas ou pastagens gera grande impacto em razão da fitomassa inundada, que, ao se decompor, consome parte significativa do oxigênio dissolvido e gera altos déficits, sendo a instalação de aeradores no fundo dos reservatórios uma forma viável de mitigar esse problema.
O enfoque agroecológico corresponde à aplicação dos conceitos e princípios da Ecologia no manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis. Considerando a questão da sustentabilidade em agroecossistemas, análise as afirmativas a seguir que devem ser consideradas para a sustentabilidade.
I. Econômica: potencial de renda e trabalho, acesso ao mercado.
II. Ecológica: manutenção ou melhoria da qualidade dos recursos naturais e retrocesso das relações ecológicas de cada ecossistema.
III. Social: inclusão das populações mais pobres e segurança alimentar.
IV. Cultural: respeito às culturas tradicionais.
V. Política: organização para a mudança e participação nas decisões.
VI. Ética: valores morais transcendentes
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Os fatores que afetam as características da produção de madeira em florestas naturais na Amazônia são muito semelhantes aos que determinaram os padrões dessa atividade na Mata Atlântica. Dentre os fatores que influenciam e condicionam a atividade madeireira na Amazônia, destacam-se:
I - a valorização dos produtos e serviços florestais, com valores significantes e elevados para a madeira em pé;
II - o uso dos recursos florestais como se estes fossem não renováveis, sem consideração ao potencial de regeneração natural após a colheita florestal;
III - o paradigma de desenvolvimento baseado na substituição das florestas por atividades agropecuárias.
Quanto às afirmativas acima,
Uma determinada empresa pretende instalar dois modelos de sistemas agroflorestais – SAF, conforme as especificações do quadro a seguir. Analise-o.
Sabendo-se a mortalidade média de mudas em viveiros é de 20%, é correto afirmar que o(a)
O fenômeno que melhor explica a aparente contradição entre a exuberância da floresta amazônica e a baixa fertilidade dos solos sobre os quais essa floresta está assentada é a
Entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Algumas contribuições significativas na melhoria da qualidade do ambiente urbano são resultantes da arborização. Em relação aos benefícios relacionados à função da arborização urbana, identifique, a seguir, a afirmativa incorreta.
A fitossociologia é o ramo da Ecologia Vegetal que procura estudar, descrever e compreender a associação de espécies vegetais na comunidade. Esses estudos utilizam métodos fundamentados em características fisionômicas e estruturais da vegetação, e são os que melhor atendem aos requisitos de simplicidade de aplicação e de análise de um maior número de informações conjuntas.
- Analisando a tabela acima, é correto afirmar que
A presença da vegetação na paisagem urbana eleva consideravelmente a categoria de uma cidade, podendo beneficiar os aspectos políticos, sociais e econômicos. A arborização urbana também está relacionada com os serviços ambientais como por exemplo, a melhoria da qualidade do ar, o abastecimento de água e a preservação de desastres naturais a partir do plantio de vegetação nos morros e encostas íngremes. Com relação à arborização urbana adequada, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Dentre as diferentes pragas que atacam os povoamentos florestais destacam-se as formigas cortadeiras denominadas saúvas e quenquéns. Estas formigas precisam ser combatidas em todas as fases de desenvolvimento de uma floresta, pois o sucesso do empreendimento depende deste tipo de ação. A utilização da isca granulada apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:
O emprego de fertilizantes químicos na produção de mudas é prática usual nos viveiros florestais, sendo ferramenta valiosa para controlar o tamanho e o vigor das mudas. A aplicação de fertilizantes em excesso ou em pouca quantidade sem análise prévia do subsolo, utilizado no preenchimento dos recipientes, pode resultar em produção de mudas de qualidade inferior. Portanto, a quantidade adequada beneficia o plantio. Entretanto, uma quantidade excessiva resulta em problemas em relação aos efeitos de alguns nutrientes sobre plantas e substrato. Abaixo, são descritos sintomas relacionados à quantidade excessiva e adequada. Analise:
Elemento |
Quantidade Adequada |
Quantidade Excessiva |
I. Nitrogênio |
Estimula a germinação |
Reduz a disponibilidade de ferro, resultando em clorose. |
II. Fósforo |
Aumenta o desenvolvimento de raízes |
Ângulos foliares mais estreitos. |
III. Potássio |
Ajuda na formação de carboidratos |
Reduz a resistência à seca. |
IV. Cálcio |
Estimula o crescimento, em geral |
Aumenta a ocorrência de tombamento. |
Estão corretas apenas as alternativas:
A evolução pode conduzir separando os nichos de competidores até que eles coexistam sem mais competir. Este fato pode se expressar em nível de comunidade ecológica. A competição interespecífica, às vezes, aparece em destaque, por ter um impacto direto na atividade humana. Nesse sentido, a competição pode certamente ter significado prático. Com relação ao comportamento de diferenciação de nichos, marque a alternativa INCORRETA:
A caatinga ocupa uma área de 734.478 Km² e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Isso significa que, grande parte do patrimônio biológico dessa região não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo, além do Nordeste brasileiro. Marque a alternativa INCORRETA:
Os sistemas agroflorestais podem potencialmente ajudar a proteger ou melhorar a produtividade e contribuir para mudar os sistemas de uso dos solos tradicionais para um sistema integrado mais produtivo e conservacionista para o meio rural. São vantagens dos sistemas agroflorestais, EXCETO:
Considere a análise química de um solo para fins de avaliação de fertilidade:
Com base nestes resultados, os valores de soma de bases, capacidade de troca de cátions a pH 7 (T) e saturação por bases (V) são, respectivamente:
Marque abaixo a alternativa INCORRETA: