Questões de Concurso Sobre avaliação de impacto ambiental em engenharia florestal

Foram encontradas 333 questões

Q3276007 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um instrumento essencial do licenciamento ambiental que tem por objetivo
Alternativas
Q3276006 Engenharia Florestal
Os estudos ambientais avaliam o impacto de uma atividade ou empreendimento sobre o meio ambiente. Eles são solicitados para o licenciamento ambiental e são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. No âmbito da elaboração de estudos ambientais, qual prática tem relação direta com a caracterização do meio físico?
Alternativas
Q3276004 Engenharia Florestal
Na Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), um dos principais desafios é a previsão dos impactos causados por um empreendimento. Uma análise eficiente e realista dos impactos ambientais pode ser garantida 
Alternativas
Q3177491 Engenharia Florestal
Qual das alternativas abaixo representa um impacto ambiental típico de atividades antrópicas em ecossistemas florestais?
Alternativas
Q3177476 Engenharia Florestal
Qual é o principal efeito do desmatamento seletivo em florestas tropicais?
Alternativas
Q3137353 Engenharia Florestal
É um impacto ambiental que deve ser avaliado no EIA de áreas degradadas próximas a corpos d'água: 
Alternativas
Q3137348 Engenharia Florestal
No contexto da arborização urbana sustentável, é fundamental adotar práticas que atendam tanto às necessidades ecológicas quanto às necessidades sociais das cidades. No entanto, algumas práticas podem ser prejudiciais à saúde das árvores e ao ambiente urbano, comprometendo a segurança, a qualidade de vida e a biodiversidade. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Escolher espécies exóticas de rápido crescimento para a arborização urbana pode gerar benefícios imediatos, como sombreamento rápido e redução da temperatura local, mas, ao longo do tempo, essas espécies podem comprometer a biodiversidade local, reduzir a resiliência ecológica e gerar problemas de adaptação ao ambiente urbano. As espécies exóticas podem, ainda, se tornar invasoras, alterando a dinâmica dos ecossistemas urbanos.
II. Realizar podas de formação em árvores jovens com o objetivo de garantir a boa estruturação das copas é benéfica para a saúde das árvores e para a segurança pública, evitando o risco de queda de galhos. No entanto, a realização de podas drásticas em árvores adultas durante o pico de crescimento pode resultar em estresse fisiológico, reduzir a capacidade de absorção de CO2 e aumentar a suscetibilidade a pragas e doenças, além de prejudicar a estética e funcionalidade das árvores.
III. Planejar a arborização de maneira multifuncional, escolhendo espécies com características adaptadas a diferentes funções, como controle de erosão, purificação do ar e promoção do bem-estar psicológico da população, pode aumentar a resiliência das cidades frente aos desafios das mudanças climáticas. Além disso, envolver a comunidade local no processo de escolha das espécies contribui para a aceitação social e o comprometimento com a manutenção das árvores.
Alternativas
Q3137345 Engenharia Florestal
Um dos principais benefícios ambientais da arborização urbana é o(a):
Alternativas
Q3141522 Engenharia Florestal
Estudos de diversidade de plantas em ambientes naturais indicam uma série de parâmetros úteis no planejamento ambiental e para a conservação da natureza. Sobre este tema, indique a alternativa correta: 
Alternativas
Q3141517 Engenharia Florestal
Considerando um incêndio florestal como todo e qualquer fogo em ambiente de vegetação, indique a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3062547 Engenharia Florestal

Limnologia é o estudo das águas continentais. Com relação a essa ciência, julgue o item a seguir.


A construção de represas sobre áreas florestadas ou pastagens gera grande impacto em razão da fitomassa inundada, que, ao se decompor, consome parte significativa do oxigênio dissolvido e gera altos déficits, sendo a instalação de aeradores no fundo dos reservatórios uma forma viável de mitigar esse problema. 

Alternativas
Q2612527 Engenharia Florestal

A secagem forçada tem a característica de se basear no uso de ventiladores presentes em pátios ou galpões. A ventilação forçada somente é eficiente quando a umidade relativa do ar, passando através da pilha, é inferior a:

Alternativas
Q2612524 Engenharia Florestal

Considera-se Mata Atlântica, as formações florestais e ecossistemas associados inseridos no domínio Mata Atlântica, com as respectivas delimitações estabelecidas pelo Mapa de Vegetação do Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa que se refere à floresta caracterizada abaixo:


As espécies que podem ser encontradas nesta floresta secundária são canelas, imbuias, nectandras, e ainda componentes das famílias Lauraceae, Myrtaceae, Leguminosae e outras. Predominam os latossolos profundos, e onde ocorre uma hidromorfia acentuada a Araucária desaparece. A diversidade diminui pela falta de umidade, existem poucas briófitas e epífitas.

Alternativas
Q2612523 Engenharia Florestal

O crescimento acumulado (ou a produção florestal) ao longo do tempo define uma curva sigmoidal característica (ver figura abaixo) e os incrementos definem curvas com ponto de máximo Incremento Corrente Anual na idade onde ocorre a inflexão da curva de produção e máximo Incremento Médio Anual ao final da fase de maturidade. O Incremento médio está indicado na curva:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2612521 Engenharia Florestal

A paisagem de uma bacia hidrográfica pode ser dividida em zonas hidrogeodinâmicas. Assinale a alternativa que se refere a uma dessas zonas descritas no texto abaixo:


Nestas áreas o escoamento superficial tende a predominar sobre o processo de infiltração. Podem ser cultivadas com lavouras anuais/perenes e pastagens, desde que sistemas de controle à erosão sejam implantados, com a finalidade de se reduzir o escoamento superficial e aumentar a infiltração, de forma que os comprimentos de rampas sejam seccionados através de faixas vegetativas de retenção, terraços, cordões em contorno e outras medidas adequadas a cada situação e condições climáticas. Estas áreas são as principais contribuintes para o carreamento de sedimentos para os cursos d’água e reservatórios podendo causar assoreamento e elevação da turbidez das águas superficiais.

Alternativas
Q2612514 Engenharia Florestal

Dentro de uma cadeia alimentar, os organismos que a constituem e que se relacionam estão dispostos em níveis chamados de níveis tróficos. Os consumidores terciários se alimentam dos consumidores secundários através de relações de:

Alternativas
Q2612513 Engenharia Florestal

O substrato utilizado para formar o leito de semeadura deve ser constituído de uma mistura de terra arenosa, terra argilosa e esterco curtido na proporção de:

Alternativas
Q2586989 Engenharia Florestal

Quanto à constituição das fisionomias vegetacionais originais, à organização pedológica e ao clima do Município de Campo Magro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2586981 Engenharia Florestal

Desenvolvimento, manejo, análise e implementação de projetos de arborização urbana e florestamento de áreas de preservação ligadas a uma bacia hidrográfica podem caber ao engenheiro florestal ligado à administração de um município. Assinale a alternativa em que são listados objetivos relacionados a tal atividade.

Alternativas
Q2586979 Engenharia Florestal

O engenheiro florestal pode ter a avaliação da supressão de árvores em vias e espaço públicos urbanos (escolas, praças, parques, bosques e florestas urbanas) como parte de suas atividades profissionais em uma prefeitura. Assinale a alternativa correta quanto a esse procedimento de avaliação.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: B
6: E
7: A
8: C
9: B
10: B
11: E
12: E
13: D
14: D
15: A
16: C
17: C
18: C
19: C
20: A