Questões de Concurso Sobre industrialização de produtos florestais em engenharia florestal

Foram encontradas 88 questões

Q3141527 Engenharia Florestal
Ao empilhar a madeira cortada em uma área de reflorestamento no Cerrado, em um dia de trabalho, um trabalhador construiu duas pilhas de madeira. Entretanto, uma das pilhas de madeira era 10 cm mais alta do que a outra. Ambas as pilhas possuíam toras de 2,0 m de comprimento (largura da pilha de madeira) e possuíam comprimento total de 100 m. Assumindo um fator de empilhamento de 1,5, assinale a alternativa que a indica a diferença em volume sólido (m³) entre as duas pilhas de madeira.
Alternativas
Q3135949 Engenharia Florestal
Com base no rendimento do descascamento de madeira por tambor, assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos principais fatores que o influenciam.
Alternativas
Q2886394 Engenharia Florestal

Em relação à industrialização da madeira, é correto afirmar:

Alternativas
Q2792293 Engenharia Florestal
Sobre a secagem da madeira para uso industrial, é correto afirmar:
Alternativas
Q2433421 Engenharia Florestal

“Produção de cacau no Pará avança com benefícios socioambientais”. A cacauicultura desponta como uma das principais atividades para a economia paraense. O município de Medicilândia detém mais de um terço da produção do Estado. Grande parte da produção se dá em sistemas agroflorestais (SAF), isto é, mantendo culturas diversas em consórcio em integração com a floresta. (Fonte: www.oliberal.com. Publicado em: 29.01.2023).


A agrofloresta oferece grandes vantagens relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, com destaque para a diversidade de espécies locais e na recuperação de áreas degradadas. Além disso, apresenta também vantagens econômicas e sociais, exceto:

Alternativas
Q2080568 Engenharia Florestal
Atualmente, existem no mercado vários equipamentos destinados às atividades florestais. Qual é o equipamento utilizado para extração das toras, também denominado cortador-acumulador, e consiste em um trator de pneus ou esteira com cabeçote que realiza o corte (derrubada) e o acúmulo de árvores? 
Alternativas
Q2057140 Engenharia Florestal
A laminação da madeira implica em um material produzido pela ação de corte através de uma faca específica em peças variando de 0,13 a 6,35 mm de espessura. No que diz respeito á preparação das toras para a laminação, assinale abaixo a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2021979 Engenharia Florestal
No ciclo biogeoquímico do nitrogênio, podemos identificar as seguintes etapas:
Alternativas
Q2020448 Engenharia Florestal
O pistão encontra-se em seu ponto morto superior, deslocando-se para o ponto morto inferior, com ambas as válvulas fechadas. O ar comprimido está superaquecido e, nesse momento, o óleo é injetado sob a forma de nuvem. Minúsculas gotículas em atrito com o ar queimam, ou ocorre a faísca da vela aumentando a temperatura e promovendo a expansão dos gases, empurrando o êmbolo ou pistão para baixo. Esse é o tempo em que o motor produz trabalho. Um dos quatro tempos de funcionamento dos motores a diesel e gasolina é denominado:
Alternativas
Q1958783 Engenharia Florestal
Para uma pilha quadrada de madeira com o lado medindo 3,5 metros, toras com 3,0 metros de comprimento em média, o fator de cubicação é igual a 0,5. Assinale a alternativa que apresenta o valor do fator de empilhamento. 
Alternativas
Q1930996 Engenharia Florestal
A respeito do controle da origem, do transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, assinale as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A coordenação, fiscalização e regulamentação dos procedimentos operacionais do Sinaflor caberá ao IAP.
( ) Sinaflor, tem a finalidade de controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais e integrar os respectivos dados dos diferentes entes federativos.
( ) O Sinaflor não exige cadastro do Responsável Técnico por atividade, projeto técnico ou empreendomento.
( ) O Sinaflor possibilita ao empreendedor consignação de créditos de produtos florestais gerados nas autorizações de exploração.
( ) O Documento de Origem Florestal – DOF, instituído pela Portaria MMA no 253, de 18 de agosto de 2006, constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, contendo as informações sobre a procedência desses produtos.
( ) O DOF será emitido eletronicamente e impresso pelo usuário, com base no saldo de produtos florestais, via acesso ao Módulo de Utilização de Recursos Florestais do Sinaflor, disponível na rede mundial de computadores no endereço eletrônico www.ibama.gov.br.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1884886 Engenharia Florestal
Nos últimos anos mudanças causadas por pressões ambientalistas e econômicas em todo o mundo catalisaram o interesse da ciência e de governos contemporâneos para os produtos florestais não madeireiros (PFNM). Sobre os produtos florestais não madeireiros, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1644154 Engenharia Florestal
Entende-se por exploração florestal o conjunto de atividades executadas para a colheita da madeira, compreendendo o corte ou a derrubada, a extração, o desgalhamento, o descascamento, o carregamento e o consequente transporte. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1644147 Engenharia Florestal
Na inspeção técnica industrial de uma indústria de base florestal, a instrução normativa IBAMA n.º 187/2009 estabelece aspectos que devem ser considerados no levantamento do pátio de estocagem de produtos florestais: cubagem de lenha, carvão e toda a madeira em toras do pátio da industria por espécie. A portaria inclui uma fórmula para cubagem de madeira em tora, e ainda a medição individual de madeira serrada. Após esse levantamento, deve-se realizar o cruzamento dos dados obtidos com os dados levantados no escritório e dados dos relatórios do sistema eletrônico de controle de produtos florestais. Na comparação desses dados, a variação máxima de volume que poderá ser admitida pelo IBAMA para mais ou para menos é da ordem de
Alternativas
Q1644140 Engenharia Florestal

A industrialização da madeira passa necessariamente pela sua caracterização física, mecânica, anatômica e química, e as informações são utilizadas de acordo com o uso final: produção de celulose, de carvão, de móveis, etc. A densidade básica é uma característica que se destaca, por estar relacionada com as demais características, e por isso, é considerada como um dos mais importantes parâmetros para avaliação da qualidade da madeira. A tabela abaixo apresenta a densidade básica de algumas espécies e fornece os dados para se calcular a densidade básica de duas espécies.


Imagem associada para resolução da questão


Com base no texto e nos dados da tabela acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: CONPASS Órgão: Prefeitura de Floresta - PE
Q1237805 Engenharia Florestal
Marque a alternativa abaixo que não corresponde aos principais métodos de melhoramento do algodoeiro utilizados no Brasil.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB
Q1232426 Engenharia Florestal
A FAO define aditivo de alimento como “uma substância não nutritiva, adicionada intencionalmente ao alimento, geralmente em quantidades pequenas para melhorar a aparência, sabor, textura e propriedades de armazenamento”. O uso de aditivos como vantagem para o consumidor pode ser tecnologicamente justificado desde que sirva a um dos seguintes propósitos abaixo:
(   ) Aumentar a sua conservação ou a estabilidade com resultante redução nas perdas de alimentos.
(   ) Manter ou melhorar o seu valor nutritivo.
(   ) Tornar o alimento mais atrativo ao consumidor, porém sem levá-lo a uma confusão.
(   ) Fornecer condições essenciais ao processamento do alimento.
(   ) Encobrir alteração na matéria-prima do produto elaborado 
Analise as alternativas e marque, de cima para baixo, (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.  
Alternativas
Ano: 2008 Banca: MOVENS Órgão: ADEPARÁ
Q1230416 Engenharia Florestal
No que diz respeito ao Sistema de Nomenclatura Binominal, julgue a correção do nome científico das espécies abaixo.
I – Acapu – Vouacapoua americana Aubl.
II – Cajuí – Anacardium giganteum Hanck ex Engler
III – Maçaranduba – Manilkara huberi (Ducke) Chevalier
IV – Sorveira – Couma utilis (Mart.) Müll. Arg.
Estão certos os itens
Alternativas
Q1216535 Engenharia Florestal
Estão entre as espécies de eucalipto (Eucalyptus) introduzidas no Brasil mais indicadas e com maior potencial para a produção de celulose respectivamente, EXCETO:
Alternativas
Q1215003 Engenharia Florestal
Para fazer 1,0 metro cúbico de carvão é (são) necessário (s):
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: E
6: D
7: E
8: C
9: B
10: D
11: D
12: C
13: A
14: B
15: E
16: D
17: D
18: A
19: D
20: C