Questões de Concurso
Sobre balanço de massa e energia em engenharia química e química industrial
Foram encontradas 144 questões
Nessa situação hipotética, considerando que MNaNO3 = 85 g/mol, MMgCI2 = 95 g/mol, MAgCI = 143 g/mol, MMg(NO3)2 = 148 g/mol, MAgNO3 = 170 g/mol, é correto concluir que a porcentagem de MgCl2 na mistura de solutos é igual a
A unidade de base do SI baseada em um protótipo materializado vigente é o
As substâncias orgânicas e inorgânicas nitradas são conhecidas por suas características explosivas. A nitroglicerina é uma dessas substâncias, sendo detonada quando sujeita a choque. Na detonação, a nitroglicerina se decompõe em:
A combustão em misturas contendo de 5 a 15% de metano e ar (contendo 21% de oxigênio) é estudada por alguns autores que identificaram mecanismos para a ignição. No caso de ignição por radiação luminosa, o perigo de combustão é maior quando:
A contribuição da radiação emitida por um processo de combustão é denominada:
A decomposição do carbonato de cálcio ocorre na temperatura de 973,15 K e à pressão constante de 1 atmosfera, formando 1 mol de óxido de cálcio e 1 mol de dióxido de carbono a partir de 1 mol de carbonato de cálcio. Considerando que o dióxido de carbono se comporte como um gás ideal, calcule o trabalho realizado durante o processo.
Considere uma mistura binária ideal de dois líquidos (A e B), em equilíbrio com uma fase vapor, também ideal e constituída pelos mesmos dois compostos (A e B). Sabe-se que, em uma dada temperatura de operação, Top, a pressão absoluta no sistema é Pabs = 1140 mmHg; a pressão de vapor do composto A é PvA = 1850 mmHg e a fração molar de B no líquido é xB = 0,68. De acordo com a Lei de Raoult para misturas ideais, pode-se afirmar que a fase vapor, em equilíbrio com a mistura líquida, terá composição molar igual a:
Qual será o volume de uma solução de H2SO4 0,125 molar necessário para titular 100ml de uma solução de NaOH com concentração de 10g/L?
Um frasco de 1000mL contém 625mL de uma solução de NH4OH com concentração desconhecida. Na análise volumétrica do material contido no frasco, uma alíquota de 20mL da solução original foi diluída a 100mL e titulada com HCl 0,1 N. Foram gastos 125mL de titulante. Com base nos resultados da análise volumétrica, pode-se afirmar que a concentração de NH4OH na solução original é igual a:
Qual será o volume de uma solução de HCl 0,5 molar necessário para titular 100ml de uma solução de NaOH com concentração de 10 g/L?
A mistura coloidal de gelatina em água, a fumaça do escapamento de um ônibus e o leite são exemplos de soluções coloidais, respectivamente, denominadas:
Em uma indústria, um reator de mistura ideal com volume V opera em regime permanente ao processar a reação A → P, sendo a conversão de 0,8. Representando por (- rA) a taxa de consumo de A, sabe-se que (- rA) = k CA , onde k é a velocidade específica da reação e CA, a concentração de A em número de mols por litro. Se o referido reator for substituído por outro de volume 3 V que opere na mesma temperatura, com a mesma vazão e concentração de alimentação, a nova conversão será de
Considere a reação química elementar e irreversível A→ 2 B. A molecularidade e a ordem da referida reação, respectivamente, são
Após a filtração de uma suspensão sólido-líquido, pesouse uma amostra da torta (ou bolo) produzida, levou-se essa amostra à estufa, a 90 graus Celsius, por 24 horas e tornou- se a pesar a torta seca. Sabendo-se que a razão entre a massa de torta seca e a de torta molhada obtida foi igual a ½, qual o percentual de porosidade da torta de filtração?
Dados: - Massa específica do sólido: 2,0 g/cm3
- Massa específica do líquido: 1,0 g/cm3
Uma amostra de 0,90 g de minério de ferro é solubilizada em solução de ácido sulfúrico. Em seguida, a solução é tratada com cloreto estanoso e cloreto mercúrico e o volume completado a 200 mL. Uma alíquota de 50 mL dessa solução foi titulada com permanganato de potássio 0,1 N (0,02 M), consumindo 20 mL da mesma. Qual o teor percentual de ferro na amostra original? (Dado: Massa atômica do Fe = 56)
Considere que em uma solução de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) foi padronizada por meio da dissolução de 0,1g de KIO3 em água, da adição de um grande excesso de KI e acidificação com HCl. O iodo liberado consumiu 50mL da solução de tiossulfato para descolorir o complexo azul de amido-iodo.
Nessas condições é CORRETO afirmar que a concentração do Na2S2O3 é aproximadamente igual a
Ao utilizar um padrão primário hipotético X na padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), a reação de neutralização ocorre na proporção estequiométrica de 1 para 1. Considere que foram gastos 25mL da solução de NaOH 0,1mol/L na titulação e foi consumido 0,5 gramas do padrão.
Nessas condições é CORRETO afirmar que a massa molar do padrão primário escolhido é igual a
Considere que um técnico preparou 100mL de uma solução de HCl 0,1 mol/L para uma aula prática. Ao ler o roteiro da prática que estava montando, percebeu que precisava, na verdade, de 500mL de 0,5mol/L de HCl. Para reparar seu erro, o técnico aproveitou a solução que tinha preparado, acrescentando a ela uma alíquota da solução estoque e completou o volume com água para 500mL.
Nessas condições, é CORRETO afirmar que o volume do estoque (alíquota) necessário para preparar a solução de 0,5mol/L é igual a
Dados da solução estoque: densidade = 1,2g/mL; percentual de HCl em massa = 36,5%
A substância explosiva azida de sódio, de fórmula NaN3, é usada nos air bags automotivos e decompõem-se de acordo com a seguinte equação:
2 NaN3(s) → 2 Na(s) + 3N2(g)
Dados: • Constante universal dos gases R = 0,082 L.atm/K.mol • Massa Molar do Na = 23 g/mol • Massa molar do N = 14 g/mol • t(K) = t (°C) = + 273 |
Assinale a alternativa que apresenta a massa em gramas aproximada de azida de sódio necessária para fornecer o nitrogênio suficiente para inflar um air bag de 75,0 L a uma pressão de 1,2 atm a 25°C.