Questões de Engenharia Química e Química Industrial - Termodinâmica e Equilíbrio de Fases para Concurso
Foram encontradas 492 questões
1. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre aumenta à medida que o sistema evolui para o equilíbrio, conforme a segunda lei da termodinâmica.
2. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre diminui se o sistema sofrer um processo adiabático reversível.
3. A entalpia de um gás ideal é dependente apenas da temperatura, ou seja, não depende da pressão.
Em um processo de expansão isentálpica, onde a entalpia permanece constante, a temperatura do gás pode variar, dependendo das mudanças no volume e na pressão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A temperatura de chama adiabática máxima ou de combustão adiabática máxima é definida para processos nos quais ocorre:
Assinale a alternativa que apresenta as condições necessárias para que a combustão sem chama ocorra.
Sabendo-se que a entalpia de uma substância pode ser predita pela relação empírica H= -32 + 5T + 0,1T2 , onde T é a temperatura em Kelvin, H é a entalpia em J/g, qual é a capacidade calorífica dessa substância à pressão constante?
Quando a pressão parcial do vapor em um gás se iguala à pressão de vapor do líquido com o qual está em contato numa temperatura específica, obtemos o equilíbrio do sistema. Nesse caso, é correto afirmar:
Os peróxidos orgânicos são uma classe de substâncias altamente reativas, oxidantes fortes e altamente inflamáveis. O teor de oxigênio ativo nos peróxidos é uma medida de sua reatividade, e, portanto, do grau de periculosidade, enquanto que a decomposição explosiva de um peróxido é definida:
Na nitretação líquida, a espessura da camada nitretada
O quociente entre o poder calorífico de um gás e a raiz quadrada da densidade relativa, sob as mesmas condições de temperatura e pressão de referência, significa a medida da quantidade de energia disponibilizada em um sistema de combustão através de um orifício injetor. Este valor é conhecido por
A respeito da interpretação da Primeira Lei da Termodinâmica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O calor e o trabalho são maneiras diferentes de alterar a energia interna do sistema.
( ) A energia interna de um sistema isolado é constante.
( ) O trabalho necessário para levar um sistema de fronteira adiabática de um estado inicial a um estado final tem o mesmo valor, qualquer que seja a natureza do trabalho.
( ) Não se pode medir a variação da energia interna de um sistema pela medida do trabalho que provoca a mudança de estado no sistema adiabático.
Assinale a sequência correta.
Considerando um equipamento de extração líquido-líquido com três componentes, marque a alternativa que apresenta o grau de liberdade termodinâmico correto.
Sobre o processo de adsorção, analise as afirmativas a seguir.
I - O processo de adsorção, tanto gasoso como líquido, é exotérmico.
II - O processo adsortivo é favorecido pela diminuição da pressão no tanque, pois, assim, o adsorbato consegue se ligar com maior facilidade ao sólido, sem que os choques moleculares excessivos causem instabilidade físico-química.
III - A seleção do material adsorvente é feita com base no custo de aquisição, estabilidade mecânica e afinidades químicas.
IV - A dessorção ocorre independentemente do peso molecular do adsorbato, desde que se aplique uma quantidade de energia necessária para uma dada massa de adsorvente saturado.
Estão corretas as afirmativas
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) No caso de um soluto cuja solubilidade diminui com o aumento da temperatura, pode-se conseguir uma solução supersaturada, preparando-se uma solução saturada a uma temperatura, filtrando o excesso de soluto e depois aquecendo-a.
( ) A adição de álcool a uma solução aquosa de NaCl favorecerá a precipitação do sal desde que a constante dielétrica do álcool seja maior que a da água.
( ) A pressão de vapor aumenta quando se adiciona um soluto não-volátil ao líquido puro.
( ) Se a energia reticular do AgCl for 904 kJ mol–1, a energia de hidratação do Ag+1 for – 469 kJ mol–1 e a energia de hidratação do Cl–1 for – 377 kJ mol–1, pode-se afirmar que o processo de dissolução do referido sal será exotérmico.
( ) A tendência de escape para um solvente é medida pela sua pressão de vapor.
( ) A alteração no ponto de ebulição é proporcional à molalidade das partículas do soluto.
( ) A presença de um soluto sempre diminui o ponto de congelação, se o soluto é solúvel na fase líquida e insolúvel na fase sólida.
( ) Osmose reversa representa o emprego de uma pressão superior à pressão osmótica para remover o solvente de uma solução.
A sequência está correta em:
O trióxido de enxofre decompõe-se à alta temperatura em um recipiente selado, em dióxido de enxofre e gás oxigênio. Inicialmente, o recipiente é abastecido a 1000 K com trióxido de enxofre a uma pressão parcial de 0,500 atm. No equilíbrio, a pressão parcial desse mesmo gás passa a ser 0,200 atm. Qual é o valor da constante de equilíbrio para esse sistema?
A síntese de amônia a partir de seus elementos desempenha um papel importante na sobrevivência da humanidade. Muitas foram as tentativas de se sintetizar a amônia já no século XIX. Entretanto, com o desenvolvimento da Termodinâmica e da Cinética, principalmente os estudos de catálise, aumentavam as esperanças. Foi aí que o trabalho de um cientista fez toda a diferença, o químico Fritz Haber (1868 − 1934) criou um processo de síntese da amônia.
A síntese da amônia: alguns aspectos históricos. Quím. Nova, Vol. 30, 240− 247, 2007
A equação não balanceada abaixo representa o processo da síntese da amônia. A variação de entropia da reação (ΔSrº), a partir do N2 (g) e H2 (g) à 25 ºC, é:
N2 (g) + H2 (g) ⇄ NH3 (g)
Dados: Entropias padrão absolutas molares– 198,9 J/K a 25ºC do N2 (g) = 191,6 JK–1mol–1, H2 (g) = 130,7 JK–1mol–1 e da NH3 (g) = 192,4 JK–1mol–1.
O texto a seguir será utilizado como base para as questões de 27 a 30.
“Os hidrocarbonetos aromáticos, em particular o benzeno, tolueno, etilbenzeno e os isômeros do xileno (BTEX) constituem um grupo de substâncias presentes na gasolina. Os maiores problemas de contaminação pela gasolina são atribuídos a esses hidrocarbonetos monoaromáticos, que são poderosos depressores do sistema nervoso central. O benzeno é considerado um carcinogênico humano por diversas organizações, tais como International Agency of Research of the Cancer (IARC) e a Environmental Protection Agency (EPA)”.
Determinação de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em gasolina comercializada nos postos do estado do Piauí. Quim. Nova, Vol. 32, 56−60, 2009.
A quantidade de calor liberada na combustão completa de 0,78 gramas de benzeno (C6H6) em um sistema à pressão constante é:
Dados: Variação de entalpia de combustão da reação (ΔHcombustão) = – 781,0 kcal/mol; Massas atômicas: C = 12 u e H = 1 u;
Um tanque de aço é preenchido com 280 kg de gás nitrogênio a temperatura de 300 K. Este reservatório é submetido a processo de aquecimento até atingir a temperatura de 400 K. Considerando que nas condições do problema o N2 se comporta como gás ideal, indique qual a variação na energia interna, em kJ, do gás. Dados: capacidade calorifica do N2, em J . mol-1 . K-1, Cp = 30,354; R = 8,314 J mol-1 K-1 e a massa atômica, em g mol-1, N=14.
O sistema formado pelas espécies benzeno e tolueno está no equilíbrio líquido-vapor. Considere que este sistema segue a lei de Raoult. As condições de equilíbrio são: temperatura de 95°C e pressão absoluta de 100 kPa.
Na temperatura de 95°C, a pressão de vapor do tolue no é de 60 kPa e a do benzeno é de 160 kPa. O valor da composição da fase vapor para o benzeno é de
O gráfico a seguir representa quatro isotermas de adsorção características.
A análise dessas isotermas quanto à natureza do processo de adsorção permite a seguinte constatação:
Os gráficos 1 e 2 a seguir referem-se a reatores tubulares não isotérmicos nos quais são realizadas reações reversíveis e devem ser utilizados na solução das questões 44 e 45.
Para melhorar o desempenho dos processos representados nos gráficos 1 e 2, respectivamente, deve ser considerado o emprego de: