Questões de Concurso Sobre termodinâmica e equilíbrio de fases em engenharia química e química industrial

Foram encontradas 492 questões

Q3063859 Engenharia Química e Química Industrial
Analise as afirmativas abaixo em relação à termodinâmica.

1. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre aumenta à medida que o sistema evolui para o equilíbrio, conforme a segunda lei da termodinâmica.
2. Em um sistema termodinâmico isolado, a entropia total do sistema e seus arredores sempre diminui se o sistema sofrer um processo adiabático reversível.
3. A entalpia de um gás ideal é dependente apenas da temperatura, ou seja, não depende da pressão.
Em um processo de expansão isentálpica, onde a entalpia permanece constante, a temperatura do gás pode variar, dependendo das mudanças no volume e na pressão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3047763 Engenharia Química e Química Industrial
Na pressão de 1 atm, a água pura entra em ebulição na temperatura de 100 oC. Se adicionar 100 gramas de sacarose em 1 litro de água pura, na pressão de 1 atm, qual será a temperatura de ebulição da solução? O valor da constante ebulioscópia da água é de 0,5 °C.kg/mol e a molalidade da solução é de 0,3 mol/kg.
Alternativas
Q2947220 Engenharia Química e Química Industrial

A temperatura de chama adiabática máxima ou de combustão adiabática máxima é definida para processos nos quais ocorre:

Alternativas
Q2947217 Engenharia Química e Química Industrial

Assinale a alternativa que apresenta as condições necessárias para que a combustão sem chama ocorra.

Alternativas
Q2947204 Engenharia Química e Química Industrial

Sabendo-se que a entalpia de uma substância pode ser predita pela relação empírica H= -32 + 5T + 0,1T2 , onde T é a temperatura em Kelvin, H é a entalpia em J/g, qual é a capacidade calorífica dessa substância à pressão constante?

Alternativas
Q2947200 Engenharia Química e Química Industrial

Quando a pressão parcial do vapor em um gás se iguala à pressão de vapor do líquido com o qual está em contato numa temperatura específica, obtemos o equilíbrio do sistema. Nesse caso, é correto afirmar:

Alternativas
Q2947197 Engenharia Química e Química Industrial

Os peróxidos orgânicos são uma classe de substâncias altamente reativas, oxidantes fortes e altamente inflamáveis. O teor de oxigênio ativo nos peróxidos é uma medida de sua reatividade, e, portanto, do grau de periculosidade, enquanto que a decomposição explosiva de um peróxido é definida:

Alternativas
Q2917886 Engenharia Química e Química Industrial

Na nitretação líquida, a espessura da camada nitretada

Alternativas
Q2879268 Engenharia Química e Química Industrial

O quociente entre o poder calorífico de um gás e a raiz quadrada da densidade relativa, sob as mesmas condições de temperatura e pressão de referência, significa a medida da quantidade de energia disponibilizada em um sistema de combustão através de um orifício injetor. Este valor é conhecido por

Alternativas
Q2806883 Engenharia Química e Química Industrial

A respeito da interpretação da Primeira Lei da Termodinâmica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O calor e o trabalho são maneiras diferentes de alterar a energia interna do sistema.

( ) A energia interna de um sistema isolado é constante.

( ) O trabalho necessário para levar um sistema de fronteira adiabática de um estado inicial a um estado final tem o mesmo valor, qualquer que seja a natureza do trabalho.

( ) Não se pode medir a variação da energia interna de um sistema pela medida do trabalho que provoca a mudança de estado no sistema adiabático.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2806813 Engenharia Química e Química Industrial

Considerando um equipamento de extração líquido-líquido com três componentes, marque a alternativa que apresenta o grau de liberdade termodinâmico correto.

Alternativas
Q2806775 Engenharia Química e Química Industrial

Sobre o processo de adsorção, analise as afirmativas a seguir.


I - O processo de adsorção, tanto gasoso como líquido, é exotérmico.

II - O processo adsortivo é favorecido pela diminuição da pressão no tanque, pois, assim, o adsorbato consegue se ligar com maior facilidade ao sólido, sem que os choques moleculares excessivos causem instabilidade físico-química.

III - A seleção do material adsorvente é feita com base no custo de aquisição, estabilidade mecânica e afinidades químicas.

IV - A dessorção ocorre independentemente do peso molecular do adsorbato, desde que se aplique uma quantidade de energia necessária para uma dada massa de adsorvente saturado.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2781075 Engenharia Química e Química Industrial

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) No caso de um soluto cuja solubilidade diminui com o aumento da temperatura, pode-se conseguir uma solução supersaturada, preparando-se uma solução saturada a uma temperatura, filtrando o excesso de soluto e depois aquecendo-a.

( ) A adição de álcool a uma solução aquosa de NaCl favorecerá a precipitação do sal desde que a constante dielétrica do álcool seja maior que a da água.

( ) A pressão de vapor aumenta quando se adiciona um soluto não-volátil ao líquido puro.

( ) Se a energia reticular do AgCl for 904 kJ mol–1, a energia de hidratação do Ag+1 for – 469 kJ mol–1 e a energia de hidratação do Cl–1 for – 377 kJ mol–1, pode-se afirmar que o processo de dissolução do referido sal será exotérmico.

( ) A tendência de escape para um solvente é medida pela sua pressão de vapor.

( ) A alteração no ponto de ebulição é proporcional à molalidade das partículas do soluto.

( ) A presença de um soluto sempre diminui o ponto de congelação, se o soluto é solúvel na fase líquida e insolúvel na fase sólida.

( ) Osmose reversa representa o emprego de uma pressão superior à pressão osmótica para remover o solvente de uma solução.

A sequência está correta em:

Alternativas
Q2781073 Engenharia Química e Química Industrial

O trióxido de enxofre decompõe-se à alta temperatura em um recipiente selado, em dióxido de enxofre e gás oxigênio. Inicialmente, o recipiente é abastecido a 1000 K com trióxido de enxofre a uma pressão parcial de 0,500 atm. No equilíbrio, a pressão parcial desse mesmo gás passa a ser 0,200 atm. Qual é o valor da constante de equilíbrio para esse sistema?

Alternativas
Q2770271 Engenharia Química e Química Industrial

A síntese de amônia a partir de seus elementos desempenha um papel importante na sobrevivência da humanidade. Muitas foram as tentativas de se sintetizar a amônia já no século XIX. Entretanto, com o desenvolvimento da Termodinâmica e da Cinética, principalmente os estudos de catálise, aumentavam as esperanças. Foi aí que o trabalho de um cientista fez toda a diferença, o químico Fritz Haber (1868 − 1934) criou um processo de síntese da amônia.

A síntese da amônia: alguns aspectos históricos. Quím. Nova, Vol. 30, 240− 247, 2007


A equação não balanceada abaixo representa o processo da síntese da amônia. A variação de entropia da reação (ΔSrº), a partir do N2 (g) e H2 (g) à 25 ºC, é:


N2 (g) + H2 (g) NH3 (g)


Dados: Entropias padrão absolutas molares– 198,9 J/K a 25ºC do N2 (g) = 191,6 JK–1mol–1, H2 (g) = 130,7 JK–1mol–1 e da NH3 (g) = 192,4 JK–1mol–1.

Alternativas
Q2770256 Engenharia Química e Química Industrial

O texto a seguir será utilizado como base para as questões de 27 a 30.


“Os hidrocarbonetos aromáticos, em particular o benzeno, tolueno, etilbenzeno e os isômeros do xileno (BTEX) constituem um grupo de substâncias presentes na gasolina. Os maiores problemas de contaminação pela gasolina são atribuídos a esses hidrocarbonetos monoaromáticos, que são poderosos depressores do sistema nervoso central. O benzeno é considerado um carcinogênico humano por diversas organizações, tais como International Agency of Research of the Cancer (IARC) e a Environmental Protection Agency (EPA)”.

Determinação de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em gasolina comercializada nos postos do estado do Piauí. Quim. Nova, Vol. 32, 56−60, 2009.

A quantidade de calor liberada na combustão completa de 0,78 gramas de benzeno (C6H6) em um sistema à pressão constante é:


Dados: Variação de entalpia de combustão da reação (ΔHcombustão) = – 781,0 kcal/mol; Massas atômicas: C = 12 u e H = 1 u;

Alternativas
Q2766553 Engenharia Química e Química Industrial

Um tanque de aço é preenchido com 280 kg de gás nitrogênio a temperatura de 300 K. Este reservatório é submetido a processo de aquecimento até atingir a temperatura de 400 K. Considerando que nas condições do problema o N2 se comporta como gás ideal, indique qual a variação na energia interna, em kJ, do gás. Dados: capacidade calorifica do N2, em J . mol-1 . K-1, Cp = 30,354; R = 8,314 J mol-1 K-1 e a massa atômica, em g mol-1, N=14.

Alternativas
Q2766526 Engenharia Química e Química Industrial

O sistema formado pelas espécies benzeno e tolueno está no equilíbrio líquido-vapor. Considere que este sistema segue a lei de Raoult. As condições de equilíbrio são: temperatura de 95°C e pressão absoluta de 100 kPa.

Na temperatura de 95°C, a pressão de vapor do tolue no é de 60 kPa e a do benzeno é de 160 kPa. O valor da composição da fase vapor para o benzeno é de

Alternativas
Q2761155 Engenharia Química e Química Industrial

O gráfico a seguir representa quatro isotermas de adsorção características.

Imagem associada para resolução da questão

A análise dessas isotermas quanto à natureza do processo de adsorção permite a seguinte constatação:

Alternativas
Q2761151 Engenharia Química e Química Industrial

Os gráficos 1 e 2 a seguir referem-se a reatores tubulares não isotérmicos nos quais são realizadas reações reversíveis e devem ser utilizados na solução das questões 44 e 45.

Para melhorar o desempenho dos processos representados nos gráficos 1 e 2, respectivamente, deve ser considerado o emprego de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: D
6: B
7: D
8: B
9: A
10: D
11: A
12: A
13: E
14: B
15: A
16: A
17: E
18: C
19: C
20: B