Questões de Concurso
Sobre definições de amostragem em estatística em estatística
Foram encontradas 127 questões
1 > x <- c(2,1,3,5,6)
2 > y <- matrix(1:25, nrow = 5)
Com base no código precedente, escrito em R, em que os números à esquerda do sinal “>” indicam o número da linha do código, julgue o item a seguir, assumindo que a tecla Enter foi pressionada após cada linha de comando do código.
O comando p <- x * y produzirá a variável p, que é a matriz produto resultante da multiplicação do vetor-linha x pela matriz y.
1 > x <- c(2,1,3,5,6)
2 > y <- matrix(1:25, nrow = 5)
Com base no código precedente, escrito em R, em que os números à esquerda do sinal “>” indicam o número da linha do código, julgue o item a seguir, assumindo que a tecla Enter foi pressionada após cada linha de comando do código.
O comando x == 1:5 produzirá uma lista de valores, dos quais apenas um é TRUE.
Julgue o item a seguir, em relação às técnicas de amostragem.
Uma amostra aleatória é representativa se for formada por elementos da população que se apresentem voluntariamente para fazer parte do experimento.
Considere que, em determinada rodovia, policiais em uma barreira selecionem veículos de forma aleatória. Considere, ainda, que os veículos selecionados sejam parados e todos os ocupantes adultos sejam questionados acerca de determinado assunto. Suponha, por fim, que, após essa ação, os policiais registrem o total de 120 pessoas questionadas em 80 veículos. Nessa situação hipotética, a amostragem será do tipo aleatória simples com tamanho amostral de 120 pessoas.
Suponha que certo analista tenha efetuado um levantamento estatístico para estimar o percentual de boletins de ocorrência inconsistentes considerando cinco diferentes tipos: roubo a residência, furto, acidente de trânsito, ameaça e estelionato. Suponha, ainda, que, embora alguns tipos sejam mais comuns que outros, o referido analista tenha selecionado aleatoriamente quantidades iguais de boletins de cada tipo. Nessa situação hipotética, o plano amostral descrito terá sido o da amostragem aleatória estratificada com alocação uniforme.
Julgue o seguinte item, acerca de técnicas de amostragem.
Suponha que, na auditoria no banco de dados de certa delegacia, um analista de tecnologia da informação precise verificar a consistência de registros de boletins de ocorrência. Suponha, também, que esse analista decida selecionar 1 registro a cada 10 em ordem cronológica, começando de um registro inicial escolhido aleatoriamente entre os 10 primeiros registros. Suponha, ainda, que, após essa seleção, os registros escolhidos sejam analisados detalhadamente quanto à completude e precisão das informações. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o analista efetuará uma amostragem sistemática.
O trecho acima, dentro do contexto da Estatística, se refere a:
A distribuição amostral de uma estatística é a função de densidade ou a função que descreve o comportamento probabilístico da estatística em amostragem repetida no mesmo universo ou do mesmo modelo de associação de variável do processo.
Representa uma distribuição própria para amostras discretas a
Pretende-se conhecer a intenção de voto para Prefeito dos moradores de Mahalanobis City. É um método probabilístico:
Para realizar uma simulação estocástica, deseja-se sortear uma sequência de números reais entre 0 e 2, independentes, de acordo com uma distribuição uniforme. Pode-se dizer que, à medida que a quantidade de números sorteados aumenta, a proporção de números com valor maior do que 0,5 tenderá a ser de:
Deseja-se utilizar o teste do sinal em uma amostra para testar se a mediana populacional é igual a 40. Se todos os valores da amostra forem superiores a 40, então o valor de P estará próximo de
Para se certificar de que os lançamentos refletem efetivamente a situação financeira de uma entidade, os livros caixa devem ser verificados, assim como pilhas de documentos originais, notas de venda, ordens de compra e requisições – só que consultar todos os originais seria um trabalho incalculável. Recorre-se, então, a uma amostra de documentos escolhidos aleatoriamente e, com base nessa amostra, fazem-se inferências sobre toda a população (todos os indivíduos ou todos os objetos do grupo em que se está interessado). É aí que entra a aplicação da estatística à administração. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.
I. Para evitar predições imprecisas, é essencial que a amostra represente efetivamente a população da qual foi extraída.
II. Os exemplos de aplicação de técnicas estatísticas à administração incluem a utilização de amostras, para estimar as preferências ou inferir a qualidade de toda uma população, e o uso da análise de regressão, para separar efeitos de fatores diferentes.
III. Não há como saber com certeza se a amostra representa adequadamente a população, a menos que se faça um censo sobre toda ela. No entanto, podem ser usados os métodos da inferência estatística para estimar se a amostra é representativa da população.
Pode-se afirmar que:
Observe os conjuntos abaixo.
-
-
Pode-se afirmar que se trata de uma representação para ilustrar, estatisticamente.
De acordo com notícia veiculada no portal do Ministério da Educação (MEC), em julho de 2018 eram pagas 10 mil bolsas de permanência para indígenas e quilombolas, sendo 7 mil para o primeiro grupo e 3 mil para o segundo, o que totaliza um investimento de R$ 7 milhões mensais. Com base nessa informação, para cada grupo de 100 bolsistas contemplados com a bolsa de permanência, espera-se que
Considera-se a população abaixo, cujos elementos são frutas.
01- abacate |
02- abacaxi |
03- acerola |
04- ameixa |
05- banana |
06- cajá |
07- caju |
08- carambola |
09- coco |
10- goiaba |
11- graviola |
12- jabuticaba |
13- jaca |
14- jambo |
15- laranja |
16- limão |
17- maçã |
18- mamão |
19- manga |
20- maracujá |
21- melancia |
22- melão |
23- morango |
24- pera |
25- pinha |
26- pitanga |
27- romã |
28- sapoti |
29- tamarindo |
30- uva |
Deseja-se selecionar uma amostra aleatória simples sem reposição, contendo 5 frutas. Para tanto, utilizou-se um gerador de números aleatórios de um software estatístico, que forneceu a seguinte sequência de dígitos aleatórios, apresentados em grupos de quatro dígitos para facilitar a visualização.
3401 4361 9536 9686 2578 2510 7539 5018
0457 0051 8755 6090 1742 1769 3624 4381
Com base nessa sequência de dígitos aleatórios, qual das seguintes alternativas corresponde à amostra selecionada?
Assinale a alternativa correta. A proporção (P) será a estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis escolhidos para a variável adotada, se 60% da amostra é sexo feminino, então (P) será:
Alguns dos principais conceitos que se encontram presentes ao longo dos estudos estatísticos foram apresentados a seguir. Destaque a alternativa que possui um erro conceitual.
O estatístico que trata da análise de dados
referentes à Justiça Federal necessita conduzir
um estudo que requer informações sobre
determinada característica quantitativa, X, dos
processados em determinada Vara Federal. Um
dos objetivos é construir um intervalo de 95% de
confiança para o valor médio da característica
quantitativa do grupo de processados, com erro
de amostragem ou precisão de 0,5 σ, meio
desvio-padrão. Ele tomou, então, uma amostra
aleatória piloto de tamanho n0 = 5 que forneceu as
seguintes estatísticas amostrais, média e
variância, para a característica: x̄0 = 127,6 e S = 1290,8. A respeito das informações
anteriores, sabe-se que é possível assumir o
modelo de distribuição normal para a
característica quantitativa do grupo de
processados, que é finito com N = 2000 indivíduos
e com variância desconhecida. Assim,
conhecendo o escore da distribuição t de t4 (0,975) = 2,78, é correto afirmar que o tamanho
definitivo da amostra n é
A amostragem por conveniência é uma técnica de coleta de dados na qual se aplica um método não probabilístico para a seleção da amostra; uma desvantagem dessa técnica é que as amostras produzidas por ela podem não ser representativas da população geral.