Questões de Estatística - Distribuição qui-quadrado para Concurso

Foram encontradas 128 questões

Q3051324 Estatística

O método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) apresenta propriedades estatísticas que o tornam um dos métodos mais populares e eficientes de análise de regressão.


A eficiência desse método depende da validade da seguinte hipótese:

Alternativas
Q2525715 Estatística
Considere uma regressão simples y = α + βx + ε, estimada por mínimos quadrados ordinários. Sabendo-se que cov(x,y) = 0,2, var(x) = 4 e var(y) = 16, o estimador de mínimos quadrados para β será dado por:
Alternativas
Q2525710 Estatística
A partir de uma amostra de 801 elementos de uma variável cuja distribuição é normal, obteve-se uma variância amostral cujo valor deverá ser testado (teste monocaudal). Entretanto, não se dispõe de uma tabela qui-quadrado, apenas de uma tabela normal.

Qual deverá ser, aproximadamente, o valor crítico do teste qui-quadrado, a 5% de significância?

(Para esta questão, considere que, se z tem distribuição normal padrão, então p(–2<z<2) ≅ 0,95 e p(–1,6<z<1,6) ≅ 0,90.)
Alternativas
Q2459190 Estatística
Os testes de qui-quadrado são desenhados a partir de tabelas de contingência. No teste aderência, é testado se 

Alternativas
Q2447344 Estatística
Se a variável aleatória X apresenta distribuição normal com média 0 e variância igual a 1, a transformação Y = 2 tem distribuição
Alternativas
Q2427709 Estatística

Em um estudo com homens com diagnóstico de câncer de pulmão, com idades entre 40 e 60 anos, foram observadas algumas variáveis. A tabela abaixo apresenta o resultado observado das variáveis Fumante e Atividade Física, extraída do SPSS. Faça o teste quiquadrado de independência e encontre o valor observado do teste.


Fumante ^ Atividade.Fisica Tabulação cruzada


Contagem



Atividade.Fisica


Total

Moderado

Sedentário

Fumante


Total

Não

Sim


32

19

51

31

18

49

63

37

100

Alternativas
Q2384634 Estatística
Um pesquisador suspeita que o grau de apoio à política econômica do governo seja homogêneo entre os estados do Sudeste. Para testar essa hipótese, o pesquisador coleta uma amostra de 100 eleitores de cada um dos quatro estados dessa macrorregião e registra quantos apoiam, quantos são neutros e quantos se opõem à política econômica do governo.

Como próximo passo, o pesquisador deve realizar um teste de independência qui-quadrado com
Alternativas
Q2341810 Estatística
Leia o texto a seguir.

O teste qui-quadrado de aderência é um teste não paramétrico usado para testar a adequabilidade de um modelo probabilístico a um conjunto de dados observados e, em sua formulação, avalia se existe uma diferença significativa entre um número observado e um número esperado de respostas em cada categoria da variável avaliada. Considere uma variável com k categorias e sejam Oi o número de casos observados na i-ésima categoria e Ei o número de casos esperados na i-ésima categoria quando suposta a adequação de um modelo probabilístico, para i=1, ..., k.

  A estatística do teste qui-quadrado de aderência é dada por
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2023 - UFAM - Economista |
Q2285490 Estatística
No que se refere às propriedades do Método dos Mínimos Quadrados Ordinário, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2023 - UFAM - Economista |
Q2285489 Estatística

Considere as seguintes afirmativas sobre o Método dos Mínimos Quadrados Ordinário:


I. O método dos mínimos quadrados consiste em adotar estimadores que minimizam a soma dos quadrados dos desvios entre valores estimados e valores observados na amostra.



II. Os resíduos são dependentes dos valores da variável preditora.



III. Há uma diferença entre o resíduo (ei) e o erro aleatório (εi). O resíduo se refere sempre ao modelo ajustado aplicado à sua amostra de ajuste. Por sua vez, o erro aleatório se refere ao modelo no âmbito da população, ou seja, Y = β0 + β1X + ε ⇒ ε = Y − (β0 + β1X) ⇒ ε = Y − E({Y}).



IV.A soma dos resíduos não é nula, ou seja, ∑ ei ≠ 0.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2271322 Estatística
   Um levantamento estatístico foi realizado sobre duas grandes populações A e B. A população A consiste dos agricultores familiares que aderiram ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); a população B é formada pelos agricultores familiares que não aderiram ao PRONAF. De cada população foi retirada uma amostra aleatória simples de 100 agricultores. A partir dos dados levantados, o estudo produziu estatísticas sobre a renda e o nível de vida desses agricultores. Dos agricultores aderentes ao PRONAF, metade tinha renda mensal inferior a R$ 750,00, enquanto que, daqueles que não aderiram ao PRONAF, metade tinha renda inferior a R$ 500,00. A partir dos dados da pesquisa, para cada agricultor, foi calculado um indicador de nível de vida, X, que varia entre 0 e 1. O valor médio de X relativo à amostra dos 100 agricultores aderentes ao PRONAF foi igual a 0,75. As tabelas abaixo apresentam outros resultados desse levantamento estatístico.






Com base nas informações apresentadas acima, e considerando que Φ(2) = 0,977, em que Φ(z) representa a função de distribuição acumulada da distribuição normal padrão, julgue o item.

A estatística qui-quadrado para o teste de independência entre o indicador de nível de vida (X # 0,8 ou X > 0,8) e o tipo de agricultor (aderente ou não-aderente) é inferior a 9. 
Alternativas
Q2251204 Estatística

Considere os valores críticos da distribuição qui-quadrado

P(qui-quadrado com n graus de liberdade < valor tabela-do) = 1 − α


Imagem associada para resolução da questão


Uma amostra de 200 moradores de uma cidade foi escolhida para opinar sobre o primeiro ano de governo do prefeito local. O resultado está apresentado na tabela a seguir dividido por sexo e a opinião do morador.

Imagem associada para resolução da questão


O pesquisador deseja saber se a opinião sobre o governo depende do sexo do pesquisado e para tanto realizou um teste qui-quadrado (com 10% de significância). O valor observado do qui-quadrado e a decisão do teste são

Alternativas
Q2247311 Estatística
   Um estudo levantou a opinião de uma população de 1.500 pessoas acerca da atual política de segurança pública. A tabela seguinte apresenta a distribuição conjunta da opinião pública segundo duas regiões A e B da cidade.

A partir das informações acima, julgue o item a seguir.


O valor da medida de associação entre região e opinião, segundo a estatística qui-quadrado de Pearson, é igual a 250. 

Alternativas
Q2247281 Estatística
       Em determinada semana, certa região foi dividida em 200 setores disjuntos para o estudo da distribuição espacial da incidência de um certo tipo de crime. Cada setor possui a forma de um quadrado de 4 km2 de área. Acredita-se que a ocorrência do crime seja aleatória. A tabela abaixo apresenta o percentual de setores em que foi registrada a incidência X (número de ocorrências observadas no setor) do crime investigado.

Com base nas informações acima, julgue o item a seguir.


Se um teste qui-quadrado for feito para avaliar se a distribuição X segue uma distribuição binomial com parâmetros n = 5 e p = 0,4, a estatística do teste seguirá uma distribuição qui-quadrado com 199 graus de liberdade.

Alternativas
Q2233050 Estatística
Imagem associada para resolução da questão
Considerando que o cruzamento entre duas variáveis dicotômicas, X e Y, tenha resultado na tabela precedente, julgue o item que se segue.
A estatística qui-quadrado de Pearson, referente à tabela em questão, é igual ou superior a 7. 
Alternativas
Q2219846 Estatística

       Um estudo produziu a seguinte tabela de contingência, em que X e Y são duas variáveis binárias. Deseja-se testar a hipótese nula H0: E(Y | X = x) = 0,20 + 0,55x, em que x é igual a 0 ou 1.


A estatística do teste qui-quadrado para o teste mencionado no texto é igual a
Alternativas
Q2217343 Estatística
Uma pesquisa de opinião acerca do governo de certa cidade foi realizada a partir de uma amostra aleatória de 1.600 pessoas que foram classificadas em quatro categorias distintas. Os resultados foram:
Imagem associada para resolução da questão
Para investigar a hipótese nula de que as proporções populacionais nas quatro categorias são iguais, ou seja,
H0: p1 = p2 = p3 = p4 = 0,25,
será usada a estatística qui-quadrado usual Q.
O valor observado de Q e a distribuição de probabilidades de Q quando H0 é verdadeira são, respectivamente,
Alternativas
Q2216273 Estatística
Analise as seguintes afirmativas sobre o teste de associação de qui-quadrado e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Altos valores da estatística de qui-quadrado implicam altas probabilidades de rejeição da hipótese nula, segundo a qual, duas variáveis são estatisticamente independentes.
( ) A distribuição de qui-quadrado torna-se menos assimétrica e aproxima-se da distribuição normal à medida que se aumenta o número de graus de liberdade.
( ) O teste de qui-quadrado pode ser empregado para se verificar se os valores observados em uma tabela de contingência aproximam-se dos valores esperados sob condições de independência estatística.
( ) O principal pressuposto do teste de qui-quadrado é que os valores observados nas células da tabela de contigência sejam maiores ou iguais a cinco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2164540 Estatística
Com o objetivo de verificar se há independência entre a área do curso de graduação (Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e o sexo dos estudantes (Feminino e Masculino), um professor de uma instituição de ensino superior coletou os dados apresentados na tabela a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Nesse contexto, denote: • X = número esperado, sob a suposição de independência, de estudantes do sexo Feminino que escolheram um curso na área de Ciências Exatas;
• Y = graus de liberdade da estatística do teste qui-quadrado associado.
Com base nos dados fornecidos, os valores de X e Y são, respectivamente: 
Alternativas
Q2132866 Estatística

     Em um levantamento feito pelo Ministério Público sobre otempo total (x), em meses, que uma obra pública leva para serconcluída, verificaram-se discrepâncias entre as empresas queforam investigadas na operação Alfa e as que não foraminvestigadas. Os portes das obras são comparáveis e asestatísticas descritivas da variável x são mostradas na tabelaa seguir.
00_93 - 100.png (383×163)

Com base nessa situação hipotética, e sabendo que:

• P(t8 > 2,306) = 0,025,

• P(t9 > 2,262) = 0,025,

• P(t10 > 2,228) = 0,025,

• P(t8 > 1,860) = 0,05,

• P(t> 1,833) = 0,05,

• P(t10 > 1,812) = 0,05,

• P(t15 > 2,131) = 0,025,

• P(t16 > 2,120) = 0,025,

• P(t17 > 2,110) = 0,025,

• P(t15 > 1,753) = 0,05,

• P(t16 > 1,746) = 0,05,

• P(t17 > 1,740) = 0,05,

• P(t25 > 2,060) = 0,025,

• P(t24 > 2,064) = 0,025,

• P(t23 > 2,069) = 0,025,

julgue o item que se segue. 


O valor da estatística do teste qui-quadrado que verifica ashipóteses 95_.png (211×19) é superior a 1,onde σ² é variância populacional. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: D
6: E
7: B
8: C
9: D
10: B
11: C
12: E
13: C
14: E
15: E
16: C
17: B
18: D
19: C
20: C