Questões de Concurso Sobre testes de aderência e tabelas de contingência: testes de independência e homogeneidade em estatística

Foram encontradas 46 questões

Q3185282 Estatística
Em determinado Tribunal de Justiça objetiva-se verificar, com 5% de significância, se o setor em que o processo é analisado (setor A ou setor B) está associado ao tipo de processo (Ação Cível ou Ação Criminal). Para isso, será realizado um teste qui-quadrado de independência com base na amostra de 100 processos apresentada na tabela a seguir:

Q44.png (413×122)

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. O valor-p do teste irá representar a probabilidade dessa amostra ser observada, caso as variáveis sejam independentes.
II. As variáveis serão consideradas dependentes, caso o valor-p do teste qui-quadrado seja menor que 0,05.
III. O valor-p do teste será calculado com base em uma distribuição qui-quadrado com 2 graus de liberdade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3184894 Estatística
A inferência estatística envolve a utilização de dados amostrais para tirar conclusões sobre uma população. Dependendo das características dos dados, existem duas abordagens principais para realizar a inferência – a paramétrica e a não paramétrica. Considere os seguintes testes de hipóteses: 
I. Teste qui-quadrado de independência.
II. Teste de Kruskal-Wallis.
III. Teste de Friedman.
IV. Teste Q de Cochran.
Quantos desses testes são considerados não paramétricos?
Alternativas
Q3184893 Estatística
Uma equipe jurídica está analisando a relação entre três tipos de crime cometidos (furto, roubo e estelionato) com dois resultados de julgamento (condenação e absolvição) em um Tribunal específico. Os advogados coletaram dados de 200 processos criminais e organizaram as informações em uma tabela de contingência que relaciona as categorias dessas variáveis. A equipe decidiu aplicar o teste qui-quadrado de independência para avaliar se há uma associação estatisticamente significativa entre o tipo de crime e o resultado do julgamento. Considerando as informações, quantos graus de liberdade estão associados à estatística do teste sob a hipótese
Alternativas
Q3104772 Estatística

Acerca de análise de dados categorizados, julgue o seguinte item.


A tabela de contingência é uma ferramenta que apresenta a distribuição conjunta entre duas ou mais variáveis qualitativas ou categorizadas, subsidiando, por exemplo, a avaliação da hipótese de independência entre essas variáveis.

Alternativas
Q2570899 Estatística

Considere a seguinte Tabela de valores críticos da estatística X2 ao nível de significância 5%: 



Imagem associada para resolução da questão



Uma política pública visava capacitar profissionais em situação de desemprego, para facilitar-lhes a reinserção no mercado de trabalho.


Um estudo acerca da efetividade dessa política tomou uma amostra aleatória de 100 profissionais desempregados que foram capacitados no âmbito dessa política e outros 200 profissionais desempregados que, embora elegíveis para serem capacitados, não o foram.


A análise descritiva da amostra concluiu que, um ano após o término do curso, 80 profissionais dentre os 100 profissionais que foram capacitados estavam empregados e 100 profissionais dentre os 200 profissionais que não foram capacitados também estavam empregados.


Com o intuito de avaliar a efetividade dessa política pública, faz-se, dentre outras análises, um teste de independência X2 que verifica se há (ou não) relação entre ter realizado a capacitação profissional e ser reinserido no mercado de trabalho.


Ao nível de significância de 5%, conclui-se que a política pública 

Alternativas
Q2567328 Estatística

Um estudo tem o objetivo de verificar se existe independência entre tipos de crimes e regiões de um país. A seguinte Tabela de Contingência mostra os números observados em uma amostra aleatória de tamanho n = 789 casos registrados nas regiões.


Imagem associada para resolução da questão


Sabe-se que Imagem associada para resolução da questão = 27,91 e P(Imagem associada para resolução da questão > 27,91) = 0,0000. Então, é correto afirmar que as frequências esperadas das células (C1, R2) e (C3, R1), o valor-p e a decisão quanto à relação entre Tipo de Crime e Região, do teste da hipótese de independência entre Tipo de Crime e Região, serão:





Alternativas
Q2496487 Estatística
A suposição ou característica desejável no teste qui-quadrado de independência é:
Alternativas
Q2450806 Estatística
São testes que auxiliam a conclusão sobre a aderência, EXCETO: 
Alternativas
Q2384625 Estatística
Um analista de planejamento coletou dados sobre o percentual de recursos aplicados pelo governo federal na educação, considerando as regiões do Brasil e os níveis de ensino (Básico e Superior). O analista tem interesse de saber se as regiões do Brasil aplicam os mesmos percentuais de recursos nesses níveis de educação.

Que teste deve usar o analista para atingir o seu propósito?
Alternativas
Q2427693 Estatística

A tabela a seguir apresenta a distribuição dos tipos de atendimentos por gênero de um grande hospital. Determine a probabilidade de que um tipo de atendimento selecionado aleatoriamente seja do gênero Feminino ou seja do tipo Exames:


Gênero

Tipo de atendimento

Total

Exames

Emergências

Consultas

Masculino

50

30

100

180

Feminino

60

10

20

90

Total

110

40

120

270

Alternativas
Q2332934 Estatística
No período de um ano, uma indústria teve 50 acidentes. A área de segurança no trabalho da indústria imagina se o dia da semana é um fator influente no número de acidentes. Com base nos dados coletados, dispostos na tabela abaixo (Tabela 3), foram feitas diversas suposições. Uma delas está errada.

Imagem associada para resolução da questão

Tabela 3

A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Como hipótese nula num eventual teste de hipóteses a se realizar, pode-se supor que o dia da semana não influencia a quantidade de acidentes, isto é, todos os dias são igualmente prováveis.
( ) Na situação descrita pode ser aplicado um teste de aderência χ2 (Qui-quadrado).
( ) Aplicado um teste de aderência χ2 , os resultados obtidos foram: χ2crítico = 9,49 e χ2teste  = 11,4. Dessa maneira, podemos concluir que ocorrem mais acidentes às sextas-feiras.
( ) Aplicado um teste de aderência χ2 , cuja hipótese nula foi de que os dias são igualmente prováveis, contra a alternativa de que não o são, os resultados obtidos foram: χ2crítico= 9,49 e χ2teste =11,4 . Dessa maneira, podemos concluir que não se pode aceitar que os dias sejam igualmente prováveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2332926 Estatística
Três grupos de pacientes, de 5 indivíduos cada, foram submetidos a três tratamentos distintos para dor: analgésico A, analgésico B e placebo. Mediu-se o tempo (em unidades de tempo) que os pacientes relataram a ausência da dor, para efeito de comparação entre os tratamentos. Os resultados estão na tabela 2 abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Tabela 2

O teste anova (α = 0,05), aplicado aos dados, forneceu estatística F teste = 2,60 e valor F crítico = 3,89. Diante do exposto, podemos afirmar que: 

Alternativas
Q2283365 Estatística
Para se testar a independência entre dois atributos, dados amostrais serão organizados em uma tabela de contingência. O atributo A tem seis classes e o atributo B tem cinco.
Se a amostra é suficientemente grande, será usada então uma estatística de teste que tem, sob a hipótese de independência, distribuição:
Alternativas
Q2080034 Estatística
Uma emissora de TV realizou um importante debate político entre dois candidatos (X e Y) ao governo do estado. Para avaliar as intenções de voto dos eleitores, uma pesquisa foi conduzida com n pessoas antes do debate e os entrevistados foram indagados se mudaram de opinião após tal conferência. As respostas podem ser organizadas na tabela de contingência a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão


Com o intuito de verificar se houve ou não mudança de opinião dos eleitores após o debate, foi utilizado o teste McNemar. Considerando que as suposições para a realização desse teste estão satisfeitas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2114270 Estatística
Deseja-se testar um novo medicamento para hipertensão. Foram convocados 390 voluntários para o ensaio clínico. A tabela a seguir mostra os resultados:  
41_1.png (354×120)

Considere, no que couber, os valores críticos para a distribuição do qui-quadrado:
41_2.png (348×43)

Utilizando o teste qui-quadrado de Pearson, sem o uso da correção de continuidade, para estudar a associação entre hipertensão e uso do medicamento, é correto afirmar que 
Alternativas
Q1061166 Estatística

A respeito dos testes de hipóteses, julgue o próximo item.


A hipótese nula (H0) é sempre uma hipótese simples, enquanto a hipótese alternativa (Ha) é, geralmente, uma hipótese composta

Alternativas
Q792647 Estatística

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que a tabela precedente, de contingência 2 × 2, apresenta os resultados de um estudo do tipo caso-controle sobre tabagismo como fator de risco à ocorrência de câncer de pulmão, assinale a opção que indica o valor OR (odds ratio) a ela correspondente.

Alternativas
Q410717 Estatística
O quadro acima mostra uma síntese da movimentação processual dos tribunais de justiça dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do total da justiça estadual no Brasil em 2010. Considere que o estoque de processos em andamento no estado j (Ej ), no final de 2010, seja um indicador que se define como Ej = Xj + Yj - Zj - Wj , em que j = 1, 2, ..., 27; Xj representa o número de casos novos registrados em 2010 no estado j; Yj seja a quantidade de casos pendentes no estado j (i.e., casos anteriores que não foram solucionados até o final de 2010); Zj denota o total de processos baixados (arquivados) no estado j durante 2010 e Wj seja o número de sentenças e decisões proferidas no estado j até o final de 2010. Considere, por fim, que, para todos os efeitos, o Distrito Federal seja um estado. Com base nessas informações e no quadro acima, julgue os itens que se seguem.

O quadro apresentado é uma tabela de contingência que mostra o cruzamento entre uma variável qualitativa nominal com 4 níveis de resposta (estados) e outra variável qualitativa com quatro níveis de resposta (casos novos, pendentes, baixados e resolvidos).
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IADES Órgão: SUDAM Prova: IADES - 2013 - SUDAM - Estatístico |
Q634309 Estatística

Para perceber se há associação entre a hipertensão arterial (HTA), medida em mm HG, e o grau de escolaridade, foi feito o seguinte levantamento com um grupo de 1000 pacientes:


Imagem associada para resolução da questão


Se as variáveis forem independentes, a proporção de HTA nível I deve manter-se constante em todos os níveis de estudos. Nesse caso, considerando as pessoas com estudo acima do fundamental, o número de casos esperados com HTA nível I é  

Alternativas
Q536033 Estatística

Os testes estatísticos são bastante úteis na etapa de diagnósticos do processo de modelagem estatística de dados, pois permitem avaliar aspectos como independência, normalidade, homogeneidade e aderência dos dados, entre várias outras hipóteses. Considerando que X e Y representam variáveis quantitativas e que A e B denotam variáveis qualitativas, julgue o seguinte item , a respeito de testes de hipóteses.


Pode-se testar a normalidade de uma variável X, por meio de diversos testes, como, por exemplo, o de Jarque-Bera, o de Anderson-Darling, o de Cramér-von Mises, o de Lilliefors, o de Kolmogorov-Smirnov e o de Shapiro-Wilk.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: C
5: A
6: C
7: C
8: A
9: C
10: D
11: C
12: E
13: A
14: A
15: B
16: C
17: E
18: E
19: E
20: C