O quadro acima mostra uma síntese da movimentação processual...
O quadro apresentado é uma tabela de contingência que mostra o cruzamento entre uma variável qualitativa nominal com 4 níveis de resposta (estados) e outra variável qualitativa com quatro níveis de resposta (casos novos, pendentes, baixados e resolvidos).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
http://www.alea.pt/html/nocoes/html/exemplo6_4_12.html
Gabarito: Errado.
Justificativa: A tabela de contingência é a tabela que calcula observações por múltiplas variáveis categóricas. As linhas e colunas das tabelas correspondem a essas variáveis categóricas.
Como as linhas da tabela apresentada não representa uma variável categórica, mas sim quantitativa, pois mensura a quantidade das variáveis X,Y,Z e W, então não podemos falar sobre esse tipo de tabela.
Vale ressaltar os tipos de variáveis que podemos ter:
- Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
- Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens.
- Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento.
- Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
- Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.
- Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias.
Gabarito Errado.
Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.
Logo, quando a questão afirma que "uma variável qualitativa nominal com 4 níveis de resposta" acaba por criar uma ordenação que a variáveis nominais não possuem.
Para mim, o comando da questão não falou em hierarquia entre os níveis, para considerar uma ordenação. Mas o grande erro foi afirmar que a variável estados tinha 4 níveis. Se olharmos o enunciado do texto: "Considere que o estoque de processos em andamento no estado j [...], em que j = 1, 2, ..., 27", aqui é dito que j varia de 1 até 27, sendo que a pegadinha foi a banca apresentar somente 04 estados. Nesse sentido não deve-se considerar apenas os quatros níveis apresentados, e sim 27 níveis.
Pra mim o erro está em dizer que a tabela mostra o cruzamento entre uma variável qualitativa nominal (CORRETO) X outra variável qualitativa (ERRADO)
casos novos, pendentes, baixados e resolvidos são variáveis quantitativas discretas (não é possível ter um processo e meio)
Gabarito: Errado
São muitos argumentos divergentes quanto a esta questão. rsrs
Bom, eu até concordo com o argumento do usuário Tony, mas eu acho que a banca examinadora nem percebeu esse detalhe aí, que acabaria dando margem à eventual recurso caso o restante da questão estivesse correto e o gabarito fosse correto.
O grande erro da questão, que justifica o gabarito, é o fato das variáveis "casos novos", "casos pendentes", "processos baixados" e "sentenças e decisões" não serem qualitivativas, mas sim QUANTITATIVAS. Eu levei um tempinho para enxergar, mas, se vocês analisarem a tabela com atenção, essas variáveis devem ser lidas da seguinte forma: QUANTIDADE de casos novos, QUANTIDADE de casos pendentes, QUANTIDADE de processos baixados e QUANTIDADE de sentenças e decisões (reparem que existe a palavra QUANTIDADE na primeira célula da tabela).se referindo à coluna inteira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo