Questões de Concurso
Comentadas sobre cálculos farmacêuticos em farmácia
Foram encontradas 652 questões
O processo de diluição de medicamentos é realizado com a finalidade de reduzir a concentração de um medicamento adicionando um diluente ou solvente a ele. O objetivo é facilitar a administração do medicamento, evitando efeitos tóxicos, especialmente se ele for de potência elevada. A reconstituição de um medicamento ocorre quando se adiciona um solvente ao pó ou liofilizado, de modo que se obtenha uma solução injetável. Essas práticas devem ser realizadas de acordo com as boas práticas de manipulação, para garantir a manutenção da integridade química e microbiológica dos medicamentos.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Reflexão sobre preparações medicamentosas. São João Del Rei – MG. 27 out. 2024.
A ampola de um determinado medicamento contém 1g do fármaco X em sua forma sólida. Esse medicamento foi reconstituído com diluente, obtendo-se um volume final de 2 mL de solução injetável pronta para uso. A prescrição médica orienta que deve ser administrado 250 mg do fármaco X em 100 mL de soro fisiológico, através da via endovenosa, de forma lenta. Para que seja administrada a quantidade correta do fármaco X ao paciente, o técnico deverá utilizar quantos mL da solução injetável pronta para uso?
Considerando que uma farmácia na unidade básica de saúde possui flaconetes de 2 ml, contendo 0,5 mg do medicamento por unidade, a quantidade total que terá sido administrada ao paciente no final do tratamento é de:
Os cálculos de diluição de medicamentos são procedimentos essenciais na prática farmacêutica, pois garantem que os pacientes recebam a dosagem correta de medicamentos administrados, especialmente em formas injetáveis. A diluição de medicamentos envolve a redução da concentração de um medicamento pela adição de um diluente ou solvente. Isso é feito para facilitar a administração do medicamento, minimizar os efeitos colaterais e ajustar a dosagem ao perfil clínico do paciente.
Considere a seguinte situação hipotética: um farmacêutico precisa obter a posologia de 2.500.000 UI de penicilina cristalina, mas a farmácia hospitalar possui apenas um frasco ampola de 5.000.000 UI. Assinale qual seria o valor final encontrado na diluição.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos. 2023.
Considerando o contexto abordado, o volume correto do medicamento, em mililitros, conforme a prescrição, a ser administrado ao paciente dever ser
O xarope simples é uma preparação resultante da dissolução da sacarose em água na concentração de 85%. Não requer conservante, desde que empregado logo após o preparo, porém, se for armazenado, os conservantes devem ser adicionados. Sobre o xarope simples, assinale a alternativa CORRETA.
Dado para a questão:
Densidade do xarope simples: 1,313 g/mL.
Solubilidade da sacarose em água: 1,0 g por 0,5 mL.