Questões de Farmácia - Código de Processo Ético da Profissão Farmacêutica para Concurso
Foram encontradas 61 questões
I. É um direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário obrigatoriamente por qualquer profissional da saúde.
II. É permitido ao farmacêutico delegar ou permitir que outros profissionais pratiquem atos ou atribuições privativas da profissão farmacêutica.
III. Todos os inscritos em um CRF, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, devem contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da pessoa humana e dos animais.
IV. É um direito do farmacêutico ter acesso a todas as informações técnicas e ferramentas tecnológicas existentes, relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão, relativas ao período em que esteve no desempenho de suas atribuições.
É correto apenas o que se afirma em:
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico. v. 3. Método clínico: acolhimento e coleta de dados Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
Com isso, assinale a alternativa CORRETA que descreve corretamente o papel dos métodos clínicos no cuidado farmacêutico:
Grávida de 8 meses morre após receber coquetel de vitaminas em farmácia. Segundo a bula, a injeção do coquetel de vitaminas em questão é contraindicada em caso de gravidez.
Nesse caso, o farmacêutico responderá profissionalmente por
I. É atividade privativa do profissional farmacêutico, o desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, quando a serviço do público em geral ou, mesmo, de natureza privada.
II. É facultativo ao farmacêutico exercer simultaneamente a medicina.
III. Quando atuante no serviço público, é permitido ao farmacêutico cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
I - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.
II - É proibido ao farmacêutico deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional, ou permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função.
III - É direito do farmacêutico atuar como profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança, a administração do medicamento e a eficácia da terapêutica farmacológica.
Analise as afirmativas abaixo e registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
É direito do farmacêutico:
( )Interagir com os demais profissionais, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos.
( )Opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, mesmo em situações de urgência ou emergência.
( )Realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo CRF.
( )Realizar a intercambialidade de medicamentos, respeitando a decisão do usuário, dentro dos limites legais, e documentando o ato.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.