Questões de Concurso
Comentadas sobre controle microbiológico em farmácia
Foram encontradas 29 questões
Acerca das Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, assinale a alternativa correta.
Julgue o item a seguir.
Para assegurar o controle de qualidade nos produtos
farmacêuticos, o HPLC, cromatografia líquida de alta
eficiência, é uma técnica usada na análise de pureza e
identificação de compostos.
( ) Deve ser definido local específico para guarda dos pertences dos funcionários no ambiente destinado ao armazenamento dos produtos.
( ) As instalações devem possuir superfícies internas (piso, paredes e teto) lisas e impermeáveis, em perfeitas condições, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.
( ) O estabelecimento deve possuir equipamentos de combate a incêndio em quantidade suficiente, conforme legislação específica.
I - Glicemia e movimento influenciam na captação do [18F]FDG e, por isso, deve ser realizado jejum e controle glicêmico pré-exame e repouso durante o exame.
II - O iodo da dieta pode alterar a captação dos radiofármacos Na123I e Na131I em avaliações e terapia de doenças da tireoide.
III - Os íons Fe3+ competem pela ligação à transferrina, podendo alterar a distribuição do [ 67Ga]Ga-citrato.
IV - O tratamento com derivados de somatostatina pode reduzir a captação dos radiofármacos receptor-específicos no diagnóstico e terapia de tumores neuroendócrinos.
Estão corretas as afirmativas:
“Trata da identificação da origem do produto desde as matérias primas utilizadas,
processo de produção, distribuição no mercado, até o consumo”. Esse procedimento permite combater
à falsificação de medicamentos, contribui para melhor gerenciamento de estoque e maior segurança
para o paciente. Este conceito refere-se ao processo de:
Em relação ao armazenamento de medicamentos, é INCORRETO afirmar que
Mesmo com o cumprimento das BPFs, podem surgir desvios de qualidade não detectáveis durante o processo industrial, o que pode aumentar o número de reclamações de mercado para a indústria farmacêutica.
As vantagens do controle de qualidade incluem: otimização de processos; redução de tempo e desperdícios; padronização de procedimentos; e qualidade do ambiente, do insumo utilizado e do produto final.