A Farmacopéia Americana (USP 29) define estabilidade como o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186153 Farmácia
A Farmacopéia Americana (USP 29) define estabilidade como o período no qual um produto retém, dentro de limites especificados, e por todo o seu período de armazenamento e uso, as propriedades e características que o produto possuía na hora de sua produção. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um tipode estabilidade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda estudo de estabilidade de medicamentos, importante parâmetro para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto.


Os tipos de estabilidade, de acordo com a Farmacopéia Americana (USP 29), são 5 (cinco):


  • Estabilidade Física;
  • Estabilidade Quimica;
  • Estabilidade Microbiológica;
  • Estabilidade Terapêutica; e
  • Estabilidade Toxicológica. 


Solicita a alternativa que NÃO corresponde a um tipo de estabilidade; ou seja, o item FALSO.


A) ESTABILIDADE FÍSICA. 

VERDADEIRO. A estabilidade física é, sim, um dos tipos de estabilidade, de acordo com a Farmacopeia Americana. Aborda essencialmente a integridade da substância ativa e os seus produtos de degradação. Determina as características físicas dos medicamentos, principalmente a solubilidade e biodisponibilidade (eficácia e segurança). Os principais fatores são: vibrações e impactos, flutuações de temperatura e umidade.


B) ESTABILIDADE QUIMICA.  

VERDADEIRO. A estabilidade química é, sim, um dos tipos de estabilidade, de acordo com a Farmacopeia Americana. Refere-se à capacidade do fármaco em manter a identidade molecular e conformação espacial, é a mais importante e de mais fácil avaliação. Os principais fatores são: temperatura, umidade, luz e pH.


C) ESTABILIDADE TOXICOLÓGICA. 

VERDADEIRO. A estabilidade toxicológica é, sim, um dos tipos de estabilidade, de acordo com a Farmacopeia Americana. Traduz-se por uma decomposição capaz de originar produtos possuindo maior toxicidade. Podem torna-se tóxicos tanto derivados da substância ativa, como do excipiente.


D) ESTABILIDADE INTRÍNSECA. 

FALSO. A Farmacopeia Americana não menciona um tipo de estabilidade chamada de “estabilidade intrínseca”. Portanto, como a questão solicita  a alternativa que não corresponde a um tipo de estabilidade, este é o gabarito.


GABARITO DO PROFESSOR: D.

GABARITO DA BANCA: D.


REFERÊNCIA


MIRCO, J; ROCHA, MS. ESTUDO DE ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS. Centro de Pós Graduação Oswaldo Cruz. Disponível em: <https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_07_Jessica_mirco.pdf>. Acesso em 13/10/2023.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo