Questões de Farmácia - Farmacologia do Sistema Endócrino para Concurso

Foram encontradas 433 questões

Q3077397 Farmácia
Um farmacêutico está realizando a dispensação de um medicamento para um paciente com diagnóstico de hipertensão arterial. Ao verificar a prescrição, observa que o médico prescreveu um fármaco do grupo dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA). Considerando a classificação terapêutica dos medicamentos, qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de outro fármaco que poderia ser utilizado como terapia adjuvante no tratamento da hipertensão arterial?
Alternativas
Q3074841 Farmácia
Sobre a absorção de fármacos e os diferentes tipos de transportes de moléculas através da membrana, assinale a opção INCORRETA sobre os movimentos de fármacos através das barreiras celulares: 
Alternativas
Q3073933 Farmácia
Durante o tratamento da doença de Parkinson, a levodopa é frequentemente utilizada como precursor da dopamina no sistema nervoso central. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais adequada de fatores que influenciam a absorção e biodisponibilidade da levodopa.
Alternativas
Q3073932 Farmácia
Durante a terapia anticoagulante com varfarina, é fundamental compreender os fatores que influenciam sua absorção e biodisponibilidade para garantir a eficácia e segurança do tratamento. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais adequada de fatores que influenciam a absorção e biodisponibilidade da varfarina.
Alternativas
Q3073931 Farmácia
No tratamento farmacológico da disfunção erétil, inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) são frequentemente prescritos para melhorar a função erétil. Esses medicamentos funcionam aumentando os níveis de monofosfato cíclico de guanosina (cGMP) no tecido peniano, o que leva à vasodilatação e ao aumento do fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos, facilitando a ereção em resposta à estimulação sexual. Indique qual dos seguintes medicamentos é um inibidor da PDE5 utilizado no tratamento da disfunção erétil.
Alternativas
Q3073922 Farmácia
A metformina é um medicamento amplamente utilizado no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Pode promover uma leve perda de peso e tem efeitos benéficos sobre o perfil lipídico do paciente. Indique qual das alternativas a seguir representa corretamente o mecanismo de ação da metformina.
Alternativas
Q3069107 Farmácia
Considerando-se a farmacoterapia realizada no tratamento de desordens no trato gastrintestinal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo corretamente:
Misoprostol exerce ação direta nos receptores da__________, situados na superfície das células parietais gástricas.
Alternativas
Q3069104 Farmácia
Sobre os medicamentos utilizados como antilipêmicos é correto afirmar:
Alternativas
Q3069103 Farmácia
Sobre os hipoglicemiantes de uso oral é correto afirmar: 
Alternativas
Q3066350 Farmácia
 A diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia), causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. Esse hormônio é responsável pela redução da glicemia ao promover a entrada de glicose nas células, permitindo que o organismo obtenha energia. Existem vários tipos de insulinas, que podem ser classificadas de acordo com a sua origem, ação e uso. A respeito da duração da ação das insulinas, assinale a opção que indica uma insulina de ação longa.
Alternativas
Q3063687 Farmácia
Com o objetivo de aumentar sua massa muscular, um paciente fez uso por automedicação, no espaço de um mês, de 15 ampolas de testosterona injetável 150mg/mL. Com o aparecimento excessivo de acne e ginecomastia, procurou assistência médica e os exames laboratoriais solicitados revelaram concentrações plasmáticas muito abaixo dos valores de referência do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH). A possível razão para esse perfil laboratorial é o(a)
Alternativas
Q3055223 Farmácia
O gerenciamento mais eficaz do diabetes mellitus exige uma abordagem interprofissional envolvendo modificações no estilo de vida com dieta, exercícios e terapias farmacológicas conforme necessário para atingir metas glicêmicas individualizadas. Modificações no estilo de vida devem ser combinadas com agentes farmacológicos orais para controle glicêmico ideal, particularmente à medida que o diabetes mellitus tipo 2 progride com perda contínua da função das células beta pancreáticas e produção de insulina. Com base em tais informações, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3053286 Farmácia
A correta classificação do diabetes mellitus permite um tratamento adequado, além de auxiliar nas estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. Analise a classificação a seguir: "é a classificação a mais comum e está associada à obesidade e o envelhecimento, tem como característica a resistência à insulina e a deficiência parcial da secreção da insulina pelas células beta-pancreáticas, e tem seu início insidioso". Assinale a alternativa que condiz com classificação da diabetes mellitus citada. 
Alternativas
Q3042477 Farmácia
O Diabetes mellitus é uma doença na qual o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina ou não responde normalmente à insulina, fazendo com que o nível da glicemia fique excepcionalmente elevado. O paciente tem disponível para tratamento medicamentoso fármacos injetáveis e de uso oral. Com frequência, os medicamentos hipoglicemiantes orais conseguem causar uma redução adequada nos valores da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2. Existem vários tipos de medicamentos hipoglicemiantes orais que têm modos de ação diversos. Os chamados “inibidores da alfa-glicosidase” (por exemplo, acarbose e miglitol) atuam como: 
Alternativas
Q3030207 Farmácia
Indivíduos com diabetes tipo 2 conseguem produzir insulina, porém alguns tecidos desenvolvem resistência ou não conseguem absorver a glicose, causando seu acúmulo no sangue. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORETA: 
Alternativas
Q3016788 Farmácia
Bioquímica – Processos Metabólicos e Reações Bioquímicas
Um paciente diabético que está recebendo um tratamento com insulina apresenta sintomas de hipoglicemia. O técnico de farmácia deve identificar as  possíveis causas e como proceder para corrigir a situação. Qual deve ser o protocolo de ação?
Itens para Verificação:

1. Avaliar o histórico recente de administração de insulina e a quantidade de carboidratos ingeridos pelo paciente.
2. Administrar imediatamente uma solução de glicose, conforme indicado.
3. Consultar o farmacêutico para avaliar a necessidade de ajustar a dosagem de insulina.
4. Monitorar os níveis de glicose no sangue do paciente após a intervenção.
5. Dispensar a insulina conforme a prescrição médica, independentemente dos sintomas apresentados.

Alternativas:
Alternativas
Q3006207 Farmácia
O diabetes melito é um distúrbio metabólico crônico que se caracteriza por concentração alta da glicose sanguínea – hiperglicemia (glicemia de jejum > 7,0 mmol/L ou 11,1 mmol/L, após 2 horas de uma refeição) – causada por deficiência de insulina, muitas vezes combinada à resistência à insulina. Entre os hipoglicemiantes orais, qual pertence à classe das sulfoniuréias? 
Alternativas
Q2792649 Farmácia

No que se refere à farmacoterapia do diabetes tipo 2, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2792640 Farmácia

Assinale a alternativa que apresenta uma insulina de ação rápida.

Alternativas
Q2673898 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição de insulina humana NPH, insulina humana regular e daqueles insumos que compõem o Programa Saúde da Mulher.

II. Os estoques de medicamentos devem ser inspecionados com frequência para verificar se há qualquer degradação visível.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: A
6: B
7: A
8: C
9: A
10: A
11: C
12: A
13: A
14: B
15: B
16: B
17: B
18: D
19: C
20: A