Questões de Concurso Sobre farmacologia do sistema endócrino em farmácia

Foram encontradas 461 questões

Q3156324 Farmácia
Durante a reconciliação medicamentosa em uma unidade de terapia intensiva, um paciente em ventilação mecânica apresentou alcalose metabólica severa associada ao uso prolongado de furosemida. Qual intervenção farmacêutica deve ser realizada para corrigir o distúrbio ácido-básico?
Alternativas
Q3156322 Farmácia
Um paciente com carcinoma pulmonar avançado foi submetido a tratamento com um inibidor de PD-L1 (programmed death-ligand 1). Após dois meses, desenvolveu miocardite autoimune severa. Qual é o mecanismo imunológico subjacente, e como essa condição deve ser manejada?
Alternativas
Q3156316 Farmácia
Um paciente com câncer recebeu imunoterapia baseada em inibidores de checkpoint imunológico, especificamente um anticorpo monoclonal anti-PD-1. Após quatro semanas de tratamento, desenvolveu pneumonite autoimune. Qual é o mecanismo fisiopatológico subjacente a essa complicação e qual a abordagem terapêutica inicial?
Alternativas
Q3156083 Farmácia

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento da diabetes. 


O componente prandial é dividido em três ou quatro bólus pré-prandiais por dia, podendo variar em alguns casos, com aplicação 30 minutos antes do início da refeição, para a insulina humana regular, 20 minutos antes do início da refeição, para os análogos rápidos, e imediatamente antes da refeição, para os análogos ultrarrápidos. 

Alternativas
Q3156082 Farmácia

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento da diabetes. 


Medicamentos específicos são definidos como produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados com finalidade curativa, não enquadrados nas categorias de medicamento novo, genérico, similar, biológico, fitoterápico ou notificado e cuja(s) substância(s) ativa(s), independentemente da natureza ou origem, seja(m) passível(is) de ensaio de bioequivalência, frente a um produto comparador. 

Alternativas
Q3156081 Farmácia

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento da diabetes. 


Em se tratando de adultos assintomáticos, sem tratamento prévio, com risco cardiovascular baixo ou intermediário, com hemoglobina glicada acima de 7,5%, a monoterapia inicial para tratamento do diabetes tipo 2 com metformina é recomendada para a melhora do controle glicêmico. 

Alternativas
Q3156080 Farmácia

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento da diabetes. 


Para a maioria dos indivíduos em tratamento do diabetes tipo 1, é recomendado o uso de insulinas análogas de ação rápida ou ultrarrápida no esquema basal-bólus, para reduzir o risco de hipoglicemia. 

Alternativas
Q3156079 Farmácia

Julgue o próximo item, relativo ao tratamento da diabetes. 


Define-se medicamento genérico como similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou a renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional. 

Alternativas
Q3155278 Farmácia
Paciente procura o farmacêutico de uma drogaria da sua cidade; relata sentir azia e sensação de má digestão após ter comido uma refeição rica em gordura. Solicita medicamento que possa aliviar os sintomas descritos. Após uma anamnese mais detalhada, o farmacêutico percebe que a queixa do paciente pode ser manejada por meio de um Medicamento Isento de Prescrição (MIPs). De acordo com o caso hipotético, refere-se a um medicamento que irá tratar o excesso de acidez estomacal, atuando como um antiácido, neutralizando, assim, a acidez do estômago:
Alternativas
Q3137011 Farmácia
O farmacêutico recebeu uma prescrição contendo os seguintes medicamentos prescritos: digoxina 0,25 mg – diariamente – e furosemida 40 mg – uma vez ao dia. No aviamento da prescrição, ele observou que possíveis interações medicamentosas poderiam ocorrer, sendo capazes de ocasionar reações adversas potenciais no paciente. Para melhorar a farmacoterapia e a segurança do paciente, o farmacêutico deverá informar ao médico que:
Alternativas
Q3131956 Farmácia
É CORRETO afirmar que o adalimumabe, o golimumabe e o certolizumabe são administrados por injeção subcutânea, e suas meias-vidas são de cerca de:
Alternativas
Q3131955 Farmácia
A somatostatina é um peptídeo de 14 aminoácidos liberado no trato gastrintestinal e no pâncreas por células parácrinas, células D e nervos entéricos, bem como a partir do hipotálamo. A somatostatina é um peptídeo regulador essencial que apresenta vários efeitos fisiológicos, EXCETO:
Alternativas
Q3131954 Farmácia
Com base nas interações medicamentosas dos inibidores da bomba de prótons (IBPs), julgues as afirmativas abaixo.
I.O lansoprazol pode intensificar a depuração da teofilina.
II.O rabeprazol e o pantoprazol têm interações medicamentosas significativas.
III.O clopidogrel é um profármaco cuja ativação exige a isoenzima hepática CYP2C19, que também está envolvida, em graus variáveis, no metabolismo dos IBPs (particularmente o omeprazol, o esomeprazol, o lansoprazol e o dexlansoprazol).
IV.Quando os IBPs são prescritos para pacientes em uso de clopidogrel, os fármacos com inibição mínima da CYP2C19 (pantoprazol ou rabeprazol) devem ser preferidos.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)? 
Alternativas
Q3131953 Farmácia
Com base nos principais fármacos utilizados em doenças da homeostasia mineral óssea, assinale a alternativa CORRETA a um fármaco inibidor do ligante RANK (RANKL).
Alternativas
Q3131952 Farmácia
Com base nos inibidores seletivos de cicloxigenase (COX), sobre o ibuprofeno é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3131951 Farmácia
Insuficiência cardíaca é resulta de várias doenças cardíacas, incluindo a doença arterial coronariana, hipertensão, cardiomiopatias e valvopatias, e é uma das principais causas de hospitalização e mortalidade em todo o mundo (Barros et al., 2024). Com base nas terapias usadas na insuficiência cardíaca, assinale a alternativa CORRETA utilizada na insuficiência cardíaca aguda. 
Alternativas
Q3131943 Farmácia
Com base nos fármacos antimuscarínicos usados em condições gastrintestinais e geniturinárias, assinale a alternativa CORRETA ligado a uma amina terciária. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130531 Farmácia
Os corticosteroides são hormônios esteroides produzidos no córtex adrenal a partir do colesterol e se dividem em glicocorticoides, mineralocorticoides e 17-cetosteroides. Diferentes modificações na molécula do cortisol originam os anti-inflamatórios esteroidais (AIE) sintéticos, usados para o tratamento de doenças inflamatórias em animais. Tais modificações envolvem a produção de moléculas
Alternativas
Q3111865 Farmácia
Metformina (Glifage®) é, em geral, aceita como tratamento de primeira escolha do diabetes tipo 2 e, atualmente, constitui o agente oral mais comumente usado para essa doença. É correto afirmar que esse medicamento pertence ao seguinte grupo farmacológico:
Alternativas
Q3109930 Farmácia
Sobre o uso terapêutico dos estrogênios e progestinas na contracepção hormonal, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: E
6: E
7: C
8: C
9: D
10: D
11: B
12: D
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: B
19: D
20: A