Questões de Concurso
Sobre farmacologia dos quimioterápicos e antibióticos em farmácia
Foram encontradas 1.215 questões
Leia o Caso Clínico 2 para responder à questão.
Caso Clínico 2
Uma mulher chega à farmácia do bairro solicitando orientação farmacêutica. Ela relata que sua filha de 5 anos está com infecção do trato urinário (ITU) e iniciou naquele dia antibioticoterapia com 10 ml de solução oral de cefadroxil (250 mg/5 ml) de 12 em 12 horas. Segundo a mãe, após a administração da segunda dose, a filha vomitou e ela teve dúvidas de como proceder em relação ao medicamento administrado.
( ) etanol para a categoria de estimulantes de apetite e crescimento, fortificantes, tônicos, complementos de ferro e fósforo para uso infantil.
( ) ácido bórico e o borax para a categoria de antissépticos de uso tópico indicados para uso infantil.
( ) compostos mercuriais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“O medicamento tem ação preventiva contra doenças."
O trecho acima faz referência a um dos tipos de medicamento. Qual?
( ) Dapsona age através da inibição da DNA-girase e da topoisomerase, enzimas essenciais para a replicação do DNA bacteriano.
( ) A Rifampicina é também bactericida contra Mycobacterium leprae.
( ) O Etambutol inibe a Arabinosil-Transferase III, interrompendo assim a transferência de arabinose para a biossíntese de arabinogalactano, o que, por sua vez, interrompe a montagem da parede celular micobacteriana.
Como não há disponibilidade de vacinas eficazes antiprotozoários, a quimioterapia tem sido o único meio prático de tratar os indivíduos infectados e de reduzir a transmissão. ___________ é um Profármaco que requer ativação redutora do grupamento nitro pelos organismos suscetíveis, sendo é o agente de escolha para o tratamento de todas as formas sintomáticas de amebíase, incluindo a colite amebiana e o abscesso hepático amebiano.