Questões de Concurso
Sobre farmacologia dos quimioterápicos e antibióticos em farmácia
Foram encontradas 1.256 questões
I. A RAM pode comprometer procedimentos médicos complexos, como cirurgias e quimioterapias, devido à ineficácia de antibióticos contra infecções hospitalares.
II. A RAM é um fenômeno exclusivo das bactérias, pois vírus, fungos e parasitas não desenvolvem resistência a medicamentos.
III. O uso indiscriminado e inadequado de antimicrobianos acelera o processo de resistência microbiana, tornando tratamentos menos eficazes.
IV. O combate à RAM depende exclusivamente do desenvolvimento de novos medicamentos, sendo desnecessárias ações governamentais e sociais.
Estão CORRETOS:
A classificação AWaRe descreve os antibióticos em três categorias principais com base em seu potencial de tratamento e possível impacto na terapia e resistência antimicrobiana.
Assinale a alternativa correta em relação a essa classificação.
São antibióticos bacteriostáticos de amplo espectro que inibem a síntese proteica. Entram nos microrganismos em parte por difusão passiva e em parte por um processo de transporte ativo dependente de energia. Uma vez dentro da célula, se ligam de maneira reversível à subunidade 30S do ribossomo bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossomo e com isso a síntese de proteínas.
Trata-se
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. O tratamento com o uso de antibióticos deve ser iniciado no momento da suspeita. Para os casos leves, o atendimento é ambulatorial, mas, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade. A automedicação não é indicada. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco. A antibioticoterapia está indicada em qualquer período da doença, mas sua eficácia costuma ser maior na 1ª semana do início dos sintomas. Na fase precoce, são utilizados preferencialmente quais antibióticos?
Assinale a alternativa CORRETA:
Coluna 1
1. Alerta.
2. Acesso.
3. Reservado.
Coluna 2
( ) Azitromicina.
( ) Benzilpenicilina benzatina.
( ) Estreptomicina.
( ) Linezolida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Lamivudina.
2. Efavirenz.
3. Dolutegravir.
4. Ritonavir.
Coluna 2
( ) Inibidor da protease.
( ) Inibidor da transcriptase reversa não nucleosídeo.
( ) Inibidor da transcriptase reversa nucleosídeo.
( ) Inibidor da integrase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O acompanhamento sistemático de indicadores operacionais relativos ao credenciamento de empresas no sistema, retenção de receitas, escrituração, envio de arquivos eletrônicos e eficiência do sistema de gerenciamento de dados com a finalidade de subsidiar, entre outros instrumentos de vigilância sanitária, a fiscalização sanitária, é denominado monitoramento farmacoepidemiológico.
( ) A escrituração é o procedimento de registro, manual ou informatizado, da movimentação (entrada, saída, perda e transferência) de medicamentos sujeitos ao controle sanitário e definido por legislação vigente, bem como de outros dados de interesse sanitário.
( ) A fabricação e a distribuição de amostras grátis de medicamentos antimicrobianos são proibidas.
( ) O monitoramento sanitário é composto de três componentes básicos: coleta de dados, análise regular dos dados, e ampla e periódica disseminação dos dados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Petidina.
2. Sibutramina.
3. Acitretina.
4. Nandrolona.
Coluna 2
( ) Anabolizante.
( ) Anorexígeno.
( ) Entorpecente.
( ) Retinoide.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Julgue o item seguinte, a respeito da farmacologia de antivirais.
Indicados para o tratamento da infeção pelo HIV-1 e para profilaxia pré-exposição (PrEP), o tenofovir e a emtricitabina inibem a atividade da transcriptase reversa do HIV-1, competindo com o substrato natural desoxiadenosina 5’-trifosfato e, após a incorporação no DNA viral, causando a interrupção e terminação da cadeia de replicação viral.