Questões de Concurso
Sobre farmacovigilância em farmácia
Foram encontradas 1.604 questões
Com relação à farmacovigilância e à hemovigilância, julgue o próximo item.
A hemovigilância tem por objetivo executar um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, sendo o papel do farmacêutico, nesse contexto, de grande relevância, para, por exemplo, executar a triagem clínica e hematológica dos candidatos à doação de sangue e executar exames imuno-hematológicos em doadores de sangue.
Com relação à farmacovigilância e à hemovigilância, julgue o próximo item.
Embora a participação do farmacêutico seja ampla na farmacovigilância, não cabe a ele registar ou relatar os efeitos adversos dos medicamentos, sendo tal responsabilidade do paciente e do seu médico.
(Informativo Epidemiológico, Ano 10, nº 1. Novembro de 2023, Subsecretaria de Vigilância à Saúde / Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Adaptado.)
O gráfico a seguir foi retirado do Boletim Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância à Saúde / Secretaria de Saúde do Distrito Federal do Brasil, Ano 10, nº 1, em novembro de 2023. Refere-se a números de casos e coeficientes de detecção (por 100.000 habitantes) de HIV e AIDS no Distrito Federal, de 2018 a 2022.
Em relação ao coeficiente de detecção de HIV e Aids, assinale a afirmativa correta.
1.(_)A ANVISA é uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, com independência administrativa e autonomia financeira, responsável pela coordenação do SNVS.
2.(_)Os municípios têm total autonomia para criar normas de vigilância sanitária, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes federais e estaduais.
3.(_)A descentralização das ações de vigilância sanitária permite a transferência de responsabilidades de gestão para estados e municípios, conforme as determinações constitucionais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
1. Organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia.
2. Estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando assegurar seu uso racionalizado, sua segurança e sua eficácia terapêutica.
3. Prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.
4. Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, e da farmacodependência observados e registrados na prática da farmacovigilância.
5. Proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico apenas de pacientes internados em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O número do lote do medicamento dispensado.
II. A quantidade aviada do antimicrobiano.
III. O sexo do paciente.
IV. A rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.
Quais estão corretos?
Sobre a atuação do farmacêutico na prestação de serviços e assessoramento técnico relacionados à informação sobre medicamentos e outros produtos para a saúde no Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM), Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e Núcleo de Apoio e/ou Assessoramento Técnico (NAT), analise as afirmações abaixo:
1. Atuar com autonomia técnica, sem conflito de interesses, fornecendo informações criticamente avaliadas, com objetividade e imparcialidade, é uma das atribuições do farmacêutico na prestação de serviços de informação sobre medicamentos e plantas com finalidade terapêutica.
2. O SIM é um local estruturado de abrangência nacional, estadual ou regional, destinado a reunir, analisar, avaliar e fornecer informações sobre medicamentos, tendo como objetivo seu uso racional.
3. Informação ativa é aquela oferecida mediante demanda de um solicitante, na forma de resposta, nota, laudo, parecer ou informe técnico.
4. O NAT é constituído de profissionais de saúde para elaborar pareceres acerca da medicina baseada em evidência e que presta informações técnicas para os magistrados e demais operadores do direito, com viés de resolução administrativa na fase pré-processual e opinativa na fase processual, segundo preceitos e normas estabelecidas pelo SUS (políticas públicas) e pela saúde suplementar, composto por uma equipe multidisciplinar.
5. A habilidade para processamento eletrônico de dados é uma atribuição do farmacêutico prestador de serviços e assessoramento técnico relacionados à informação sobre medicamentos e outros produtos para a saúde.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) Ao farmacêutico é facultado, no exercício de suas atividades, proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.
( ) O perfil farmacoterapêutico de um paciente é o registro cronológico da informação relacionada com o consumo de medicamentos, permitindo ao farmacêutico realizar o acompanhamento de cada paciente para garantir o uso seguro e eficaz dos medicamentos.
( ) O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um CRF, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve prestar orientação farmacêutica, com vista a esclarecer aos pacientes os benefícios esperados dos tratamentos farmacológicos e o risco de efeitos adversos, interações entre medicamentos e entre eles e alimentos, álcool e tabaco, bem como orientar a respeito de aspectos relacionados ao preparo, conservação e uso seguro do medicamentos.
(1) Surdez em pacientes com insuficiência renal tratados com aminoglicosídeos.
(2) Sonolência após uso de clonazepam como ansiolítico.
(3) Redução do efeito da carbamazepina como anticonvulsivante após algum tempo de uso.
(4) Descoloração do esmalte dentário causado pelo uso de tetraciclinas por crianças.
( ) Efeito colateral.
( ) Superdosagem relativa.
( ) Efeito secundário.
( ) Tolerância.
( ) Medem o uso de medicamentos na população.
( ) Analisam os padrões de prescrições.
( ) Analisam a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos.
( ) Gerenciam a qualidade na utilização de medicamentos.
Um estudo de coorte foi realizado para verificar os efeitos adversos do medicamento X em uma população de mil indivíduos. O grupo exposto ao medicamento X foi acompanhado ao longo de 5 anos e comparado a um grupo não exposto ao mesmo medicamento.
Estudos do tipo descrito no caso apresentam como característica a
I. Evento adverso é qualquer ocorrência médica não desejável, que pode estar presente durante um tratamento com um produto farmacêutico sem necessariamente possuir uma reação causal com o tratamento.
II. Automedicação em si, isolada ou associada com tratamento prescrito pelo médico não pode ser considerado um fator que contribua para o aparecimento de uma reação adversa a medicamentos.
III. Na ocorrência de uma reação adversa inesperada, o tratamento padrão é o ajuste da dose do medicamento utilizado, pensando na baixa mortalidade e o mecanismo conhecido da reação.
Está CORRETO o que se afirma:
(1) Efeito adverso. (2) Evento adverso. (3) Reação adversa a medicamentos.
( ) Resultado adverso que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento.
( ) Qualquer ocorrência médica não desejável, que pode estar presente durante um tratamento com um produto farmacêutico sem necessariamente possuir uma relação causal com o tratamento.
( ) Qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças ou para modificação de uma função fisológica.
(__)Em caso de lesão exposta, suspeita ou confirmação de enfermidade que possa comprometer a qualidade da preparação magistral, o funcionário deve ser afastado temporária ou definitivamente de suas atividades, obedecendo à legislação específica.
(__)Não é permitido conversar, fumar, comer, beber, mascar, manter plantas, alimentos, bebidas, produtos fumígenos, medicamentos e objetos pessoais nas salas de pesagem e manipulação.
(__)Nas salas de manipulação os procedimentos de higiene pessoal e paramentação são necessários somente aos funcionários que realizam a manipulação das medicações.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta