Questões de Concurso
Sobre imunologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 297 questões
(1) Linfócitos B
(2) Linfócitos T
(3) Linfoma de Hodgkin
(4) Leucemia Linfoide Aguda
(5) Linfomas Indolentes
( ) Responsáveis principalmente pela produção de anticorpos e maturam na medula óssea e nos linfonodos.
( ) São essenciais para a memória imunológica e amadurecem na medula óssea e no timo.
( ) Possui células Reed-Sternberg como característica principal e apresenta crescimento de linfonodos.
( ) Caracteriza-se pela presença de blastos imaturos, impedindo a maturação dos linfócitos.
( ) Crescem lentamente ao longo de anos e, embora não sejam curáveis, o tratamento pode aumentar a sobrevida.
A sequência CORRETA é:
Imunoensaios são métodos baseados em reações antígeno anticorpo para detectar ou quantificar moléculas específicas, como hormônios, proteínas ou marcadores tumorais. Interferentes, no entanto, podem alterar a interação antígeno anticorpo ou a leitura dos resultados. Diversos tipos de interferências podem ser observadas, produzindo diferentes efeitos sobre os ensaios imunológicos.
Um estado de excesso de antígeno em que concentrações muito altas do analito saturam todos os sítios de ligação dos anticorpos reagentes sem formação de complexos, levando a resultados falsamente baixos, refere-se ao seguinte efeito:
I – A detecção de anticorpos IgM contra determinado patógeno sugere infecção recente ou em fase aguda.
II – Ensaios de aglutinação e ELISA podem complementar achados clínicos, orientando a condução terapêutica.
III – A memória imunológica não atua em reinfecções, pois as células B e T não mantêm reatividade após a cura.
IV – A utilização de testes rápidos deve ser confirmada por métodos sorológicos ou moleculares em certos cenários críticos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
O texto a seguir se refere ao método biológico de determinação do fator de Von Willebrand humano.
O método baseia-se na ligação específica do Fator de Von Willebrand com e ______________da subsequente ligação de um anticorpo policlonal anti-Fator de Von Willebrand conjugado a uma enzima. Após a adição de um substrato cromogênico, há a formação de um produto quantificável espectrofotometricamente. Em condições apropriadas, há uma relação __________________entre o Fator de Von Willebrand e a absorbância indicada.
Dentre as responsabilidades do Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está a definição do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla todas as vacinas de rotina. Cada vacina tem um número recomendado de doses e idade específica para a sua administração. Essa diretriz é crucial, pois acompanha todos os brasileiros desde o nascimento, orientando e indicando o momento, ou seja, o período e as vacinas necessárias que devem ser tomadas. Em relação ao esquema de vacinação preconizado pelo PNI, é correto afirmar que, EXCETO:
Um paciente com suspeita de infecção pelo vírus Epstein-Barr realizou exames sorológicos e moleculares. Os resultados foram os seguintes:
Anti VCA IgM: Não reagente Anti VCA IgG: Reagente EBV DNA (PCR em tempo real): Indetectável
Com base nesses achados, a interpretação é que
São reconhecidas cinco classes de imunoglobulinas (Ig), a saber: IgM, IgG, IgE, IgA e IgD. Considerando as características da “Imunoglobulina A”, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os testes para detecção da infecção pelo HIV são principalmente empregados em três situações: para triagem sorológica do sangue doado e garantia da segurança transfusional, hemoderivados e órgãos para transplante; para os estudos de vigilância epidemiológica; e para realizar o diagnóstico da infecção pelo HIV. Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, quatro gerações de IE foram desenvolvidas. Essas gerações foram definidas de acordo com a evolução das metodologias empregadas. Sobre os imunoensaios para o diagnóstico da infecção do HIV, é correto afirmar: