Questões de Farmácia - Imunologia Básica e Clínica para Concurso
Foram encontradas 278 questões
A imunoglobulina que atravessa a placenta é a
Uma das características da resposta imune adquirida é
O complexo de histocompatibilidade maior ou principal (MHC), ou antígeno leucocitário humano (HLA), apresenta funções importantíssimas na regulação da resposta imune. Com base nessa informação, considere as afirmações abaixo.
I |
As moléculas de HLA tipo II são expressas em quase todas as células nucleadas e têm como função apresentar antígenos aos linfócitos. |
II |
As moléculas de HLA-DR, -DQ, -DP, -DM e -DO são expressas em macrófagos, células dendríticas, linfócitos B, células de Kupffer e Langerhans . |
III |
Os linfócitos reconhecem as moléculas de MHC classe I via receptor de célula T e interações com a molécula CD4 e assim são ativados |
IV |
O MHC classe III está envolvido com a expressão de proteínas do sistema complemento e da inflamação. |
Estão corretas as afirmações
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como base a Imunoquímica.
( ) O ELISA (ensaio imunoabsorção enzimática) detecta anticorpos através de uma técnica direta, usando anticorpos ligados à enzima para marcar substâncias antigênicas nos tecidos ou líquidos corporais.
( ) A Proteína C Reativa (PCR) é uma proteína da fração globulina IgM, que é considerada um auto-anticorpo contra determinantes antigênicos de IgG. No tratamento da febre reumática, diminuições nos níveis sanguíneos de PCR são usadas para medir a efetividade da terapia.
( ) A artrite reumatoide é caracterizada por um grupo reativo de macroglobulinas conhecidas como FR (fator reumatoide) no sangue e no líquido sinovial. A análise do FR é baseada nos procedimentos de aglutinação empregando partículas de látex de poliestireno revestidas com uma camada de gamaglobulina humana adsorvida. A reação FR-anticorpo causa aglutinação visível das partículas inertes de látex.
( ) Estreptococos β-hemolíticos, o agente causal da febre reumática, produzem estreptolisina O e S, hialuronidase, desoxirribonuclease e NADase. A quantificação dos anticorpos contra essas enzimas é um indicador da intensidade do estímulo antigênico e da magnitude da infecção estreptocócica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.