Questões de Concurso
Sobre imunologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 274 questões
Um paciente com suspeita de infecção pelo vírus Epstein-Barr realizou exames sorológicos e moleculares. Os resultados foram os seguintes:
Anti VCA IgM: Não reagente Anti VCA IgG: Reagente EBV DNA (PCR em tempo real): Indetectável
Com base nesses achados, a interpretação é que
A imunoglobulina que atravessa a placenta é a
Uma das características da resposta imune adquirida é
O complexo de histocompatibilidade maior ou principal (MHC), ou antígeno leucocitário humano (HLA), apresenta funções importantíssimas na regulação da resposta imune. Com base nessa informação, considere as afirmações abaixo.
I |
As moléculas de HLA tipo II são expressas em quase todas as células nucleadas e têm como função apresentar antígenos aos linfócitos. |
II |
As moléculas de HLA-DR, -DQ, -DP, -DM e -DO são expressas em macrófagos, células dendríticas, linfócitos B, células de Kupffer e Langerhans . |
III |
Os linfócitos reconhecem as moléculas de MHC classe I via receptor de célula T e interações com a molécula CD4 e assim são ativados |
IV |
O MHC classe III está envolvido com a expressão de proteínas do sistema complemento e da inflamação. |
Estão corretas as afirmações
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como base a Imunoquímica.
( ) O ELISA (ensaio imunoabsorção enzimática) detecta anticorpos através de uma técnica direta, usando anticorpos ligados à enzima para marcar substâncias antigênicas nos tecidos ou líquidos corporais.
( ) A Proteína C Reativa (PCR) é uma proteína da fração globulina IgM, que é considerada um auto-anticorpo contra determinantes antigênicos de IgG. No tratamento da febre reumática, diminuições nos níveis sanguíneos de PCR são usadas para medir a efetividade da terapia.
( ) A artrite reumatoide é caracterizada por um grupo reativo de macroglobulinas conhecidas como FR (fator reumatoide) no sangue e no líquido sinovial. A análise do FR é baseada nos procedimentos de aglutinação empregando partículas de látex de poliestireno revestidas com uma camada de gamaglobulina humana adsorvida. A reação FR-anticorpo causa aglutinação visível das partículas inertes de látex.
( ) Estreptococos β-hemolíticos, o agente causal da febre reumática, produzem estreptolisina O e S, hialuronidase, desoxirribonuclease e NADase. A quantificação dos anticorpos contra essas enzimas é um indicador da intensidade do estímulo antigênico e da magnitude da infecção estreptocócica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Técnica imunológica utilizada para determinar a presença de uma proteína numa amostra biológica. O método envolve separação de proteínas na amostra por eletroforese, transferência da formação proteica do gel de eletroforese para uma membrana de suporte por ação capilar (normalmente de nitrocelulose ou difluoreto de polivinilideno) e, finalmente, detecção da proteína por ligação de um anticorpo marcado por enzimas ou radioativo específico para aquela proteína. Assinale a alternativa que indica a técnica descrita.
São reconhecidas cinco classes de imunoglobulinas (Ig), a saber: IgM, IgG, IgE, IgA e IgD. Considerando as características da “Imunoglobulina A”, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os testes para detecção da infecção pelo HIV são principalmente empregados em três situações: para triagem sorológica do sangue doado e garantia da segurança transfusional, hemoderivados e órgãos para transplante; para os estudos de vigilância epidemiológica; e para realizar o diagnóstico da infecção pelo HIV. Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, quatro gerações de IE foram desenvolvidas. Essas gerações foram definidas de acordo com a evolução das metodologias empregadas. Sobre os imunoensaios para o diagnóstico da infecção do HIV, é correto afirmar:
( ) Apesar de todos os linfócitos serem morfologicamente semelhantes e terem uma aparência comum, sua linhagem, sua função e seu fenótipo são heterogêneos, e eles são capazes de respostas e atividades biológicas complexas.
( ) Os linfócitos B são as únicas células capazes de produzir anticorpos; consequentemente, são responsáveis pela imunidade humoral. As células B expressam anticorpos nas suas membranas, que servem de receptores para reconhecer antígenos e iniciam o processo de ativação das células.
( ) Entre os linfócitos T, as células T CD8+ são chamadas de células T auxiliares, porque ajudam os linfócitos B a produzir anticorpos e as células fagocitárias a ingerir os microrganismos. Os linfócitos T CD4+ são chamados de linfócitos T citotóxicos.
Fonte: gov.br
Sobre imunização e vacinação, considera-se que:
No que diz respeito às características e propriedades de vacinas e anticorpos monoclonais, julgue o item subsecutivo.
Vacinas são formulações voltadas a estimular o sistema
imunológico por meio da promoção de memória
imunológica.
No que diz respeito às características e propriedades de vacinas e anticorpos monoclonais, julgue o item subsecutivo.
Anticorpos monoclonais são produzidos naturalmente pelo
corpo humano em resposta a infecções.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.