Questões de Concurso Sobre imunologia básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 297 questões

Q3291130 Farmácia
Um paciente com o diagnóstico laboratorial de infecção pelo vírus da hepatite B apresenta ao longo do curso da doença um perfil sorológico compatível a cada estágio dessa infecção viral. O marcador sorológico HBsAg normalmente aumenta na corrente sanguínea no:
Alternativas
Q3291129 Farmácia
Os anticorpos são imunoglobulinas que atuam como moléculas efetoras da imunidade humoral produzidas pelos linfócitos B humano. A imunoglobulina do tipo M (IgM), em condições normais nos seres humanos, durante a fase inicial de uma resposta primária a um anticorpo, é secretada no sangue em: 
Alternativas
Q3279109 Farmácia
O diagnóstico imunológico consiste em diversos testes realizados no laboratório de análises clínicas com o objetivo de diagnosticar doenças através da pesquisa de antígenos ou anticorpos. No que concerne a temática assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3279108 Farmácia
O sistema imunológico tem a capacidade reconhecer e diferenciar o que é próprio do organismo e que não pertence ao organismo através de uma rede complexa e eficiente. Com base no estudo da imunologia e mecanismos de agressão e defesa. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3277540 Farmácia
Relacione corretamente os conceitos da coluna 1 com suas respectivas características na coluna 2.

(1) Linfócitos B
(2) Linfócitos T
(3) Linfoma de Hodgkin
(4) Leucemia Linfoide Aguda
(5) Linfomas Indolentes

( ) Responsáveis principalmente pela produção de anticorpos e maturam na medula óssea e nos linfonodos.
( ) São essenciais para a memória imunológica e amadurecem na medula óssea e no timo.
( ) Possui células Reed-Sternberg como característica principal e apresenta crescimento de linfonodos. 
( ) Caracteriza-se pela presença de blastos imaturos, impedindo a maturação dos linfócitos.
( ) Crescem lentamente ao longo de anos e, embora não sejam curáveis, o tratamento pode aumentar a sobrevida.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Farmácia |
Q3254948 Farmácia

Imunoensaios são métodos baseados em reações antígeno anticorpo para detectar ou quantificar moléculas específicas, como hormônios, proteínas ou marcadores tumorais. Interferentes, no entanto, podem alterar a interação antígeno anticorpo ou a leitura dos resultados. Diversos tipos de interferências podem ser observadas, produzindo diferentes efeitos sobre os ensaios imunológicos.  


Um estado de excesso de antígeno em que concentrações muito altas do analito saturam todos os sítios de ligação dos anticorpos reagentes sem formação de complexos, levando a resultados falsamente baixos, refere-se ao seguinte efeito: 

Alternativas
Q3247505 Farmácia
Considere as afirmações sobre imunologia e diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas:

I – A detecção de anticorpos IgM contra determinado patógeno sugere infecção recente ou em fase aguda.
II – Ensaios de aglutinação e ELISA podem complementar achados clínicos, orientando a condução terapêutica.
III – A memória imunológica não atua em reinfecções, pois as células B e T não mantêm reatividade após a cura.
IV – A utilização de testes rápidos deve ser confirmada por métodos sorológicos ou moleculares em certos cenários críticos.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3239265 Farmácia
Assinalar a alternativa que apresenta métodos diagnósticos independentes de cultivo para infecções virais ou bacterianas. 
Alternativas
Q3196124 Farmácia
“Brasil adota novo esquema vacinal contra a poliomielite. A partir desta segunda-feira dia 04, todas as Unidades Básicas de Saúde passam a aplicar apenas a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. As gotinhas da vacina oral dão lugar a uma dose da VIP” (Ministério da Saúde, 2024). Conforme a RENAME, a vacina inativada poliomielite integra o grupo de Componente da Assistência Farmacêutica:
Alternativas
Q3156326 Farmácia
Durante uma campanha de vacinação contra influenza, uma gestante no terceiro trimestre foi identificada como candidata à vacina. Qual é a justificativa imunológica para priorizar essa imunização, e qual benefício adicional pode ser conferido ao recém-nascido?
Alternativas
Q3156317 Farmácia
Uma criança com imunodeficiência primária apresentou infecções bacterianas recorrentes, baixos níveis séricos de IgG e ausência de resposta vacinal a vacinas conjugadas. Qual teste diagnóstico é mais apropriado para confirmar o tipo de imunodeficiência e orientar o tratamento?
Alternativas
Q3155579 Farmácia
“A técnica de ELISA é amplamente utilizada para a detecção de antígenos ou anticorpos em amostras biológicas” (Engvall & Perlmann, 1971). Qual das afirmações abaixo descreve corretamente uma característica do ELISA de captura (ou sanduíche)?
Alternativas
Q3284575 Farmácia
A análise e interpretação de laudos de exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico, monitoramento e orientação terapêutica dos pacientes. Farmacêuticos, ao interpretar resultados de exames bioquímicos, hematológicos, imunológicos, parasitológicos e bacteriológicos, devem considerar o contexto clínico do paciente e as interações entre diferentes parâmetros. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor descreve a abordagem correta para a interpretação integrada de laudos laboratoriais?
Alternativas
Q3234200 Farmácia

O texto a seguir se refere ao método biológico de determinação do fator de Von Willebrand humano.


O método baseia-se na ligação específica do Fator de Von Willebrand com e ______________da subsequente ligação de um anticorpo policlonal anti-Fator de Von Willebrand conjugado a uma enzima. Após a adição de um substrato cromogênico, há a formação de um produto quantificável espectrofotometricamente. Em condições apropriadas, há uma relação __________________entre o Fator de Von Willebrand e a absorbância indicada.

Alternativas
Q3137015 Farmácia
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. (Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao Acesso em: setembro de 2024.)


Dentre as responsabilidades do Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está a definição do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla todas as vacinas de rotina. Cada vacina tem um número recomendado de doses e idade específica para a sua administração. Essa diretriz é crucial, pois acompanha todos os brasileiros desde o nascimento, orientando e indicando o momento, ou seja, o período e as vacinas necessárias que devem ser tomadas. Em relação ao esquema de vacinação preconizado pelo PNI, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q3091096 Farmácia
Leia o caso a seguir.

Um paciente com suspeita de infecção pelo vírus Epstein-Barr realizou exames sorológicos e moleculares. Os resultados foram os seguintes:

Anti VCA IgM: Não reagente Anti VCA IgG: Reagente EBV DNA (PCR em tempo real): Indetectável

Com base nesses achados, a interpretação é que
Alternativas
Q3081233 Farmácia
Dentre os critérios de leitura e interpretação para o método de Ziehl-Neelsen (baciloscopia-amostra de escarro), podemos afirmar que
Alternativas
Q3064514 Farmácia
Qual é a principal característica do ensaio ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) que o diferencia de outros métodos de detecção imunológica?  
Alternativas
Q2629826 Farmácia

São reconhecidas cinco classes de imunoglobulinas (Ig), a saber: IgM, IgG, IgE, IgA e IgD. Considerando as características da “Imunoglobulina A”, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q2586606 Farmácia

Os testes para detecção da infecção pelo HIV são principalmente empregados em três situações: para triagem sorológica do sangue doado e garantia da segurança transfusional, hemoderivados e órgãos para transplante; para os estudos de vigilância epidemiológica; e para realizar o diagnóstico da infecção pelo HIV. Logo após a descoberta do HIV, foram desenvolvidos imunoensaios (IE) para o diagnóstico da infecção. Nas últimas décadas, quatro gerações de IE foram desenvolvidas. Essas gerações foram definidas de acordo com a evolução das metodologias empregadas. Sobre os imunoensaios para o diagnóstico da infecção do HIV, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: E
6: D
7: C
8: B
9: B
10: E
11: D
12: D
13: C
14: A
15: A
16: B
17: A
18: E
19: D
20: C