Questões de Concurso Comentadas sobre legislação em farmácia em farmácia

Foram encontradas 815 questões

Q3070089 Farmácia
A Comissão de Farmácia e Terapêutica de um município quer incluir a Atomoxetina em sua seleção de medicamentos. Qual critério NÃO deve ser considerado para a inclusão?
Alternativas
Q3051270 Farmácia
Entre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) estão a universalidade, a integralidade e a equidade no serviço público, o que o torna referência em se tratando de políticas públicas. Isso quer dizer que:
Alternativas
Q3051269 Farmácia
Nos termos da Lei nº 6.360/1976, a inspeção da produção de medicamentos terá em vista, prioritariamente, os seguintes aspectos:

I. A fabricação, tendo em conta os fatores intrínsecos e extrínsecos desfavoráveis, inclusive a possibilidade de contaminação das matérias-primas, dos produtos semielaborados e do produto acabado. II. O produto acabado, a fim de verificar o atendimento dos requisitos pertinentes aos responsáveis técnicos pela fabricação e inspeção dos produtos, aos locais e equipamentos, ao saneamento do meio, às matérias-primas e aos sistemas de inspeção e autoinspeção e registro de medicamentos.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3046079 Farmácia
As farmácia e drogarias são as fontes comerciais de medicamentos mais próximas dos pacientes, com a evolução da necessidade do mercado é possível verificar o oferecimento de vários serviços nesses estabelecimentos. Os serviços farmacêuticos que não podem ser prestados nas farmácias e drogarias são:
Alternativas
Q3043733 Farmácia
Texto I


O município de Jequitinhonha situa-se no Nordeste do Estado de Minas Gerais e está inserido na região denominada "Vale do Jequitinhonha", juntamente com outros municípios, às margens do Rio Jequitinhonha. A origem do nome Jequitinhonha é indígena e significa “rio largo cheio de peixes”. Sua população segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 é de aproximadamente 24.131 pessoas. O salário médio mensal dos trabalhadores formais registrados, no ano de 2020, é de 1,7 salários-mínimos.
Em 2016, foram registradas 1,6 mil internações no município por diarreia e, segundo estudos realizados por Santos et al. (2017), chegou-se à conclusão de que se tratava de um surto de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) com eventos que possuem maior ocorrência em residências, predominantemente em adultos. Nesse fato, houve atuação das equipes de Vigilância em Saúde, através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS), o qual constitui fator importante para a melhoria da vigilância epidemiológica de surtos alimentares.

Fonte: 1) DOS SANTOS, Júnia Mariana Rodrigues et al. Estudo sobre a ocorrência de surtos alimentares em uma região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 30-36, 2017. 2) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2023.



Texto II


Sobre o assunto exposto, é importante ressaltar que a atuação de uma equipe multiprofissional com vistas à promoção da saúde humana corrobora para o aumento da qualidade de vida das pessoas individual e coletivamente. Somando-se a isso, cabe salientar que o farmacêutico, no exercício da sua profissão, deve zelar pelas políticas públicas e atuar com proatividade para desempenhar ações e cuidados em saúde de forma a promover a saúde humana.



Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Reflexão sobre cuidado e ética farmacêutica. 2023.




Considerando o assunto abordado e o código de ética da profissão farmacêutica no tocante aos seus direitos e deveres, julgue as afirmativas a seguir.


I - É dever do farmacêutico respeitar a vida humana, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica.

II - É dever do farmacêutico assumir, com responsabilidade social, sanitária, política e educativa, sua função na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da farmácia.

III - É vedado ao farmacêutico interagir com os demais profissionais, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos.

IV - É dever do farmacêutico contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área, desempenhar cargo ou função pública.


Estão CORRETAS as afirmativas  

Alternativas
Q3043490 Farmácia
São infrações éticas ou disciplinares do profissional farmacêutico, EXCETO 
Alternativas
Q3042472 Farmácia
A “ação de provar, de acordo com os princípios das Boas Práticas de Fabricação, que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, atividade ou sistema realmente leva aos resultados esperados”, de acordo com a RDC nº 658/2022 é chamada: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Farmacêutico |
Q3026337 Farmácia
Qual é o principal objetivo da Política Nacional de Medicamentos?
Alternativas
Q3010005 Farmácia
A Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico. A respeito das atribuições clínicas definidas pela Resolução, avalie as afirmativas abaixo:

I. É vedado ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.

II. É vedado ao farmacêutico a participação em discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde.

III. É uma atribuição clínica do farmacêutico a realização da anamnese farmacêutica, bem como a verificação de sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.

IV. É uma atribuição clínica do farmacêutico a avaliação de resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia.


É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3010001 Farmácia
O Código de Ética Farmacêutica, aprovado pela Resolução nº 724/2022, estabelece os direitos, deveres e proibições para os profissionais atuantes na área farmacêutica. A respeito do mesmo, avalie as afirmativas abaixo:

I. É um direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário obrigatoriamente por qualquer profissional da saúde.

II. É permitido ao farmacêutico delegar ou permitir que outros profissionais pratiquem atos ou atribuições privativas da profissão farmacêutica.

III. Todos os inscritos em um CRF, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, devem contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da pessoa humana e dos animais.

IV. É um direito do farmacêutico ter acesso a todas as informações técnicas e ferramentas tecnológicas existentes, relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão, relativas ao período em que esteve no desempenho de suas atribuições.


É correto apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q2942279 Farmácia

O capitulo IV do código de ética farmacêutico trata da publicidade e dos trabalhos científicos.

Sobre esse capítulo, considere as afirmativas a seguir.

I É vedado ao farmacêutico utilizar-se, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, de dados ou informações, publicados ou não.

II É permitido apenas ao farmacêutico fornecer, ou permitir que forneçam, medicamento ou fármaco para uso diverso da sua finalidade em pesquisa clínica.

III É permitido ao farmacêutico aceitar a interferência de leigos, desde que estes façam parte de comitês de ética em pesquisa.

IV É vedado ao farmacêutico promover pesquisa na comunidade, sem o seu consentimento livre e esclarecido, e sem que o objetivo seja a proteção ou a promoção da saúde.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: SES-PI Prova: NCE-UFRJ - 2006 - SES-PI - Farmacêutico |
Q2930115 Farmácia

Segundo a Lei 5991 de 17 de dezembro de 1973, farmácia é

Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: SES-PI Prova: NCE-UFRJ - 2006 - SES-PI - Farmacêutico |
Q2930103 Farmácia

A definição de medicamento de referência estabelecida pela Lei 9787 de 10 de fevereiro de 1999 é:

Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: SES-PI Prova: NCE-UFRJ - 2006 - SES-PI - Farmacêutico |
Q2930017 Farmácia

A resolução 510 de 1 de outubro de 1999 da ANVISA resolve:

Alternativas
Q2910704 Farmácia

Marque a alternativa verdadeira em relação às ações de responsabilidades associadas às Boas Práticas de Laboratório.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Farmácia |
Q2865455 Farmácia

A partir da promulgação da Lei 13.021/2014, que define farmácia como “unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”. Por conta disso, a formação do profissional farmacêutico deve ser parte integrante do processo de prestação de serviço de saúde, em relação ao processo de formação está correto o que se afirma, EXCETO:

Alternativas
Q2783064 Farmácia

A Resolução - RDC nº 20, de 5 de maio de 2011, dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação. Com base nesta RDC, assinale a alternativa que apresenta a informação correta:

Alternativas
Q2782162 Farmácia

Conforme a Resolução nº 338/2004, quando nos referimos à política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao sistema de saúde do país, cuja implantação envolve tanto o setor público como o privado de atenção à saúde, estamos nos referindo:

Alternativas
Q2782145 Farmácia

Conforme a Resolução nº 338/2004, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, deve englobar os seguintes eixos estratégicos:


I. Garantia de acesso e equidade às ações de saúde, incluindo a Assistência Farmacêutica.

II. Manutenção de serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde, nos diferentes níveis de atenção à saúde.

III. Qualificação dos serviços de assistência farmacêutica existentes nos diferentes níveis de atenção à saúde.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2781913 Farmácia

Com auxílio das informações do texto a seguir responda às questões 42 e 43.


Sabrina foi vítima de estupro e após exame no Instituto Médico-Legal, os peritos enviaram para análise uma amostra de suas vestes contendo uma mancha esbranquiçada. A partir da realização de um teste, ficou caracterizada a presença de sêmem no tecido. Após o depoimento da vítima, dois irmãos, Bruno e Carlos, foram convocados para a realização de exame de DNA.

Considerando o Anexo I da Portaria n° 344/98/ANVISA/MS que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise a tabela abaixo e assinale a alternativa que correlacione corretamente a substância com a sua respectiva lista a que pertence.


LISTA

Substância

C1:Substâncias sujeitas a controle especial

Nevirapina

C2:Substâncias retinoicas

Metandriol

C3:Substâncias imunossupressoras

Tretinoína

C4:Substâncias antirretrovirais

Talidomida

C5:Substâncias anabolizantes

Nortriptilina


Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: C
6: E
7: A
8: D
9: B
10: D
11: B
12: A
13: B
14: A
15: B
16: B
17: B
18: A
19: E
20: C