Questões de Farmácia - Parasitologia Básica e Clínica para Concurso
Foram encontradas 206 questões
ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.
Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.
PORQUE
II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
O tratamento medicamentoso da leishmaniose é, na maioria das vezes, acompanhado de sérios problemas relacionados a reações adversas. O medicamento atualmente utilizado, que possui em sua formulação 9 princípio ativo envolvido em complexo lipossomal, é:
O diagnóstico de algumas amebíases intestinais é quase sempre acompanhado de tratamento medicamentoso por vários dias, com a seguinte substância antimicrobiana:
Todos os membros de uma determinada família, após a realização de um exame coprológico de rotina, são diagnosticados como portadores de Entamoeba histolytica, sendo necessária a intervenção com o medicamento metronidazol. Diante das prescrições recebidas pelo serviço de farmácia, o farmacêutico adotou corretamente o seguinte procedimento:
A observação à microscopia ótica de ovo alongado, em formato de barril com tampões polares característicos, e medindo de 52 a 57μm de comprimento e 22 a 24 ?m de largura, sugere o diagnóstico de infecção por
Os medicamentos albendazol, mebendazol e praziquantel são utilizados como:
No tratamento da tricomoníase, causada por Trichomonas vaginalis pode ser utilizado:
Coliformes são indicadores de condições de higiene de processos de produção de alimentos porque são capazes de colonizar vários locais da planta de processamento quando a sanitização é falha.
Em relação aos coliformes, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Escherichia coli é tradicionalmente distinguida dos demais coliformes termotolerantes pelas características de crescimento em ágar Eosina Azul de Metileno e pelo perfil dos testes de indol, vermelho de metila, Voges-Proskauer e citrato de Simmons (IMViC).
( ) Altas contagens de Escherichia coli em alimentos indicam a presença de bactérias entéricas patogênicas, porém a sua ausência significa que o alimento está livre da presença dessas bactérias.
( ) Escherichia coli pode ser diferenciada dos demais coliformes termotolerantes através da verificação da atividade da enzima β-glucuronidase, que é produzida por 96% dos isolados.
( ) Coliformes não fermentam a glicose, mas fermentam a lactose com produção de gás após 24 a 48 horas de incubação a 35 ºC.
( ) Escherichia coli é o melhor indicador de contaminação de origem fecal em alimentos vegetais frescos, mas não em vegetais processados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Considere as afirmações abaixo:
I- Durante sua passagem pelo canal de parto poderá ocorrer a contaminação do recém-nascido por tricomoníase. II- O Trichonomas vaginalis é um organismo anaeróbico facultativo e que na ausência de oxigênio cresce perfeitamente bem, na faixa de ph entre 5 e 7,5 e temperatura entre 20 e 40ºC. III- A tricomoníase é a DST viral mais comum no mundo.No ciclo de vida do Áscaris lumbricoides, após alguns dias em ambiente propício, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva que, após passar por mudas, torna-se apto a infectar quem a ingerir. Relativo ao ciclo biológico do Áscaris lumbricoides é correto afirmar que
Diversas parasitoses podem ser diagnosticadas pelo achado de suas formas parasitárias no sangue circulante. O exame parasitológico de sangue por meio do esfregaço em camada delgada ou gota espessa permite o diagnóstico de doenças causadas por esses parasitas pela identificação da forma
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo identificar parasitas intestinais que estão causando infecções. Considerando os principais enteroparasitas causadores de doença no homem, espera-se identificar
Giardia lamblia é o protozoário flagelado causador da giardíase. Essa doença possui distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados e em crianças. A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes. As formas de vida encontradas no diagnóstico da Giardíase em fezes formadas e fezes diarreicas, respectivamente, são:
As parasitoses são causas relevantes de agravo à saúde em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde condições sócio-econômicas-culturais permitem a manutenção e disseminação de ciclos biológicos de vários parasitas. Conhecer a forma de transmissão das parasitoses pode ser um fator determinante no auxilio e direcionamento de medidas de intervenção profiláticas.
Nesse contexto, marque as parasitoses em que a forma de infecção é através da penetração de larvas na pele humana.
Trata-se de um verme fusiforme nematoide que apresenta sistema digestivo completo e ocorre em todo o mundo, mas é mais comum ocorrer em regiões tropicais e subtropicais. Os ovos são ingeridos com água e alimentos contaminados com fezes. No intestino delgado, eles eclodem em larvas, que mais tarde migram para o intestino grosso e transforma-se em vermes adultos, que podem ter um comprimento de 50 mm. Os vermes adultos aderem à superfície intestinal, onde podem danificar capilares sanguíneos e tecidos. Após o acasalamento, cada fêmea libera aproximadamente 6.000 ovos que são eliminados pelas fezes. Os ovos não são infecciosos no princípio, mas, dentro de condições propícias do solo, tornam-se infecciosos em três a seis semanas. As infecções podem ser assintomáticas ou podem aparecer sintomas de leves a graves, tais como náusea, vômito e diarreia. O diagnóstico baseia-se na observação ao microscópio de ovos nas fezes do paciente e que, normalmente, são tratados com mebendazol. A descrição acima é inerente ao Helminto:
Atinge as regiões inguinal, genital, pubiana, perineal e perianal:
O Ascaris lumbricoides, também conhecido como lombriga, pode medir, quando adulto, de 20 a 40 centímetros; e é o agente responsável pela ascaridiose. São Nematelimintas do grupo dos Nemátodes que, uma vez se forem encontrados em outra região do organismo que não seja o seu órgão de eleição, são denominados de:
O Ancylostoma duodenale é uma espécie de nematódeo do gênero Ancylostoma que pode causar a ancilostomíase, uma doença que, sem tratamento, pode levar à morte. Em via cutânea, as larvas de terceiro instar de A. duodenale, após liberação da cutícula externa no meio ambiente, migram pela circulação sanguínea ou linfática até alcançarem os pulmões, enquanto na via oral as larvas de terceiro instar deglutidas perdem a cutícula no estômago e migram para a (o):
A infecção provocada por Candida spp é comumente denominada candidíase. O principal agente etiológico é a Candida albicans, que atua como comensal no trato gastrointestinal e geniturinário dos seres humanos. No diagnóstico laboratorial, o isolamento primário da Candida spp. pode ser realizado utilizando-se um ágar enriquecido denominado: