Questões de Concurso Sobre parasitologia básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 226 questões

Q3291138 Farmácia
Os ancilostomas estão entre os parasitas intestinas que mais infectam os seres humanos. As larvas rabditoides desse parasita e do Strongyloides stercoralis podem ser diferenciadas por meio da visualização microscópica das estruturas do(a):
Alternativas
Q3291136 Farmácia
A malária é uma infecção causada por diversas espécies de Plasmodium, que apresenta grande interesse na saúde pública devido à alta prevalência em diversas regiões do mundo. A espécie desse hematozoário, cujo ciclo eritrocitário se repete a cada 72 horas, é conhecida como: 
Alternativas
Q3291135 Farmácia
Algumas parasitoses intestinais podem persistir por muito tempo em paciente imunocomprometidos. A forma infectante do parasita Isospora Belli, que provoca diarreias em seres humanos, apresenta-se como: 
Alternativas
Q3247497 Farmácia
Na validação de métodos parasitológicos para diagnóstico de protozoários intestinais, o(a) farmacêutico-bioquímico deve selecionar técnicas sensíveis e específicas. Qual abordagem reflete essa necessidade?
Alternativas
Q3239267 Farmácia
O diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica pode ser realizado por meio de métodos parasitológicos, anatomopatológicos ou imunológicos. São métodos laboratoriais utilizados no diagnóstico de esquistossomose: 
I. Método de sedimentação espontânea. II. Teste de captura de anticorpos IgM. III. Teste de avidez de anticorpos IgG. 
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3239266 Farmácia
Há mais de 1 milhão de espécies de fungos, mas apenas cerca de 400 causam doenças relevantes para os humanos, animais ou plantas. Dentre eles, aproximadamente 100 são capazes de causar infecções nos humanos, conhecidas como micoses. A respeito de características gerais dos fungos, analisar os itens. 
I. Fungos constituem um grupo de organismos eucariotos sem mobilidade própria, heterotróficos, essencialmente aeróbios.
II. Acumulam glicogênio como material de reserva, são desprovidos de clorofila e apresentam núcleo rodeado por membrana nuclear.
III. São organismos quimio-autotróficos, utilizando-se da fotossíntese para a produção de compostos de carbono de forma a manter as funções celulares. 
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3213067 Farmácia
O diagnóstico laboratorial de doenças parasitárias pode ser realizado por diferentes técnicas, dependendo do ciclo de vida do parasito e da fase da infecção. Marque a alternativa que apresenta a técnica mais adequada para a detecção de trofozoítos de Entamoeba histolytica em fezes frescas.
Alternativas
Q3213059 Farmácia
No diagnóstico laboratorial de infecções parasitológicas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3203548 Farmácia
Quais são os ciclos evolutivos dos helmintos: 
Alternativas
Q3155273 Farmácia
Paciente procura por farmacêutico em uma drogaria de sua cidade, apresentando exame de fezes que revela presença de Ascaris lumbricoides, indicando, assim, uma infecção por ascaridíase. Relata dor abdominal e distensão, sem apresentar nenhuma comorbidade significativa. O farmacêutico, ciente das normas de prescrição, indica um medicamento de uso oral que seja isento de prescrição médica para dispensar e tratar essa condição; assinale-o.
Alternativas
Q3138447 Farmácia
Infecções parasitárias sistêmicas ou transmitidas pelo sangue são diagnosticadas por meio da demonstração do estádio diagnóstico do parasito em uma amostra de sangue. São parasitos que podem ser visualizados no sangue:

I. Leishmania e Trypanosoma spp.
II. Plasmodium e Babesia spp.
III. Microfilárias.
IV. Entamoeba histolytica.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3284575 Farmácia
A análise e interpretação de laudos de exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico, monitoramento e orientação terapêutica dos pacientes. Farmacêuticos, ao interpretar resultados de exames bioquímicos, hematológicos, imunológicos, parasitológicos e bacteriológicos, devem considerar o contexto clínico do paciente e as interações entre diferentes parâmetros. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor descreve a abordagem correta para a interpretação integrada de laudos laboratoriais?
Alternativas
Q3171907 Farmácia
O tratamento quimioterápico da esquistossomose por meio de medicamentos de baixa toxicidade deve ser preconizado para a maioria dos pacientes com presença de ovos viáveis nas fezes ou mucosa retal. Um dos medicamentos utilizados nessas situações é o(a):
Alternativas
Q3091094 Farmácia
Leia o caso a seguir.

Uma mulher de 28 anos, grávida de 18 semanas, é encaminhada ao pré-natal de alto risco após a detecção de resultados alterados em exames de triagem para infecções congênitas. Ela está assintomática e nega contato recente com gatos ou ingestão de carne malcozida. Os exames sorológicos realizados apresentaram os seguintes resultados:
IgG para Toxoplasma gondii: reagente IgM para Toxoplasma gondii: reagente Avidez de IgG: Alta (65%)

Com base nas informações clínicas e nos resultados dos exames a interpretação clínico-laboratorial indica
Alternativas
Q3091093 Farmácia
Leia o caso a seguir.

Paciente de 45 anos, morador de uma área rural endêmica para leishmaniose, comparece à unidade de saúde com queixa de uma lesão ulcerada no nariz que evoluiu nos últimos meses, acompanhada de sangramentos nasais ocasionais e dificuldade para respirar. Relata ter apresentado uma lesão cutânea semelhante no braço há cerca de um ano, que cicatrizou espontaneamente. No exame físico, nota-se erosão nasal, edema, e comprometimento parcial da mucosa nasal e labial. O paciente não relata febre nem perda de peso. Em avaliação de exames laboratoriais constatou proteína C reativa elevada. O teste sorológico aplicado foi o de Montenegro, com resultado positivo. Após resultado positivo da sorologia a medicação foi implementada com antimoniais pentavalentes.

A partir das informações apresentadas, qual tipo de Leishmaniose que o paciente apresenta? 
Alternativas
Q3081243 Farmácia
Leishmania e Trypanosoma cruzi são protozoários parasitas, que causam doenças graves em humanos, com mecanismos complexos de transmissão e evolução no hospedeiro. Ambas as doenças, leishmaniose e Doença de Chagas, são amplamente endêmicas em regiões tropicais, sendo de extrema importância o diagnóstico preciso e o entendimento da morfologia e biologia desses parasitas para um tratamento eficaz.
Com base nos conhecimentos atuais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

(Barral, A., et al. 2022; Coura, J. R., & Borges-Pereira, J. 2023):. 
Alternativas
Q3081242 Farmácia
O Schistosoma mansoni é um parasita trematódeo responsável pela esquistossomose intestinal, doença que afeta milhões de pessoas, especialmente em regiões tropicais e subtropicais.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a morfologia, biologia e diagnóstico desse parasita (Archer, J. et al. 2024). 
Alternativas
Q3081236 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, natural de Água Preta-PE, compareceu ao serviço de Infectologia, no setor da DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, com queixa de “ferida no nariz que não cicatrizava”. Na avaliação da história anual da doença, verificou-se que o paciente apresentava uma lesão nasal ulcerada com comprometimento da mucosa do assoalho do nariz, causando obstrução nasal e evidência de infecção secundária, caracterizada por uma miíase. O paciente relatou tempo de evolução de 8 meses da lesão nasal com sintomatologia dolorosa. Relatou ainda que foi atendido no posto de saúde de sua cidade, onde foram administradas penicilinas e tetraciclinas, sem resolução. Ao exame físico, o paciente apresentava-se com Estado Geral Regular (EGR), afebril, hidratado e acianótico. Durante o exame loco-regional da face, observou-se lesão ulcerada, com bordas elevadas e eritematosas na região da asa do nariz, além do comprometimento da cartilagem alar, sem alterações no septo. 

https://atlasvirtualparasitologia.unifesp.br/estudo-de-casos/caso-01.

Nesse caso, trata-se de uma parasitose. Qual o provável agente etiológico?
Alternativas
Q3064518 Farmácia
Qual é a principal técnica utilizada para a identificação e caracterização de parasitas em amostras clínicas?  
Alternativas
Q2629825 Farmácia

A infecção provocada por Candida spp é comumente denominada candidíase. O principal agente etiológico é a Candida albicans, que atua como comensal no trato gastrointestinal e geniturinário dos seres humanos. No diagnóstico laboratorial, o isolamento primário da Candida spp. pode ser realizado utilizando-se um ágar enriquecido denominado:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: A
6: B
7: D
8: B
9: B
10: B
11: B
12: C
13: E
14: C
15: B
16: C
17: C
18: A
19: B
20: D