Questões de Concurso
Sobre parasitologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 216 questões
I. Leishmania e Trypanosoma spp.
II. Plasmodium e Babesia spp.
III. Microfilárias.
IV. Entamoeba histolytica.
Está CORRETO o que se afirma:
Uma mulher de 28 anos, grávida de 18 semanas, é encaminhada ao pré-natal de alto risco após a detecção de resultados alterados em exames de triagem para infecções congênitas. Ela está assintomática e nega contato recente com gatos ou ingestão de carne malcozida. Os exames sorológicos realizados apresentaram os seguintes resultados:
IgG para Toxoplasma gondii: reagente IgM para Toxoplasma gondii: reagente Avidez de IgG: Alta (65%)
Com base nas informações clínicas e nos resultados dos exames a interpretação clínico-laboratorial indica
Paciente de 45 anos, morador de uma área rural endêmica para leishmaniose, comparece à unidade de saúde com queixa de uma lesão ulcerada no nariz que evoluiu nos últimos meses, acompanhada de sangramentos nasais ocasionais e dificuldade para respirar. Relata ter apresentado uma lesão cutânea semelhante no braço há cerca de um ano, que cicatrizou espontaneamente. No exame físico, nota-se erosão nasal, edema, e comprometimento parcial da mucosa nasal e labial. O paciente não relata febre nem perda de peso. Em avaliação de exames laboratoriais constatou proteína C reativa elevada. O teste sorológico aplicado foi o de Montenegro, com resultado positivo. Após resultado positivo da sorologia a medicação foi implementada com antimoniais pentavalentes.
A partir das informações apresentadas, qual tipo de Leishmaniose que o paciente apresenta?
Com base nos conhecimentos atuais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
(Barral, A., et al. 2022; Coura, J. R., & Borges-Pereira, J. 2023):.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a morfologia, biologia e diagnóstico desse parasita (Archer, J. et al. 2024).
https://atlasvirtualparasitologia.unifesp.br/estudo-de-casos/caso-01.
Nesse caso, trata-se de uma parasitose. Qual o provável agente etiológico?
A infecção provocada por Candida spp é comumente denominada candidíase. O principal agente etiológico é a Candida albicans, que atua como comensal no trato gastrointestinal e geniturinário dos seres humanos. No diagnóstico laboratorial, o isolamento primário da Candida spp. pode ser realizado utilizando-se um ágar enriquecido denominado:
“Colocar a proglote em uma placa de Petri e submergê-la em ácido acético glacial por 15 a 20 minutos para clarificação e dissolução do revestimento calcário. Em seguida, comprimir entre duas lâminas e examinar as ramificações internas da proglote sob iluminação.” O procedimento experimental é recomendado para a identificação de proglotes de:
A detecção específica de hemoparasitos é conduzida por meio de esfregaços sanguíneos finos (gota estendida) e espessos (gota espessa), os quais são corados pelo método de:

(OPAS. Pranchas para o diagnóstico de parasitos intestinais. 2020. 31p.)
“O método de ________________, também chamado de teste da ‘fita adesiva ou fita gomada’, representado na imagem, é utilizado para detecção de____________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
1. Nome do corante que é uma mistura de eosina e azul de metileno, responsável por tingir a cromatina do parasito em tons rosa e o citoplasma em azul. 2. Nome do exame que utiliza o corante descrito em 1, em amostra de sangue periférico, sem a necessidade de fixação. 3. Parasito identificado. 4. Doença causada por este parasito.
Julgue o item que se segue.
Os antiparasitários podem ser categorizados em dois
grupos: anti-helmínticos e os antiprotozoários. Tais
fármacos são aplicados nas terapias de algumas
infecções, algumas mais frequentes como amebíase,
giardíase, tricomoníase, leishmaniose, tripanossomose e
malária. Uma vez que é um medicamento isento de
prescrição médica, a automedicação não representa um
risco à saúde do paciente.