Questões de Concurso
Sobre parasitologia básica e clínica em farmácia
Foram encontradas 211 questões
Uma mulher de 28 anos, grávida de 18 semanas, é encaminhada ao pré-natal de alto risco após a detecção de resultados alterados em exames de triagem para infecções congênitas. Ela está assintomática e nega contato recente com gatos ou ingestão de carne malcozida. Os exames sorológicos realizados apresentaram os seguintes resultados:
IgG para Toxoplasma gondii: reagente IgM para Toxoplasma gondii: reagente Avidez de IgG: Alta (65%)
Com base nas informações clínicas e nos resultados dos exames a interpretação clínico-laboratorial indica
Paciente de 45 anos, morador de uma área rural endêmica para leishmaniose, comparece à unidade de saúde com queixa de uma lesão ulcerada no nariz que evoluiu nos últimos meses, acompanhada de sangramentos nasais ocasionais e dificuldade para respirar. Relata ter apresentado uma lesão cutânea semelhante no braço há cerca de um ano, que cicatrizou espontaneamente. No exame físico, nota-se erosão nasal, edema, e comprometimento parcial da mucosa nasal e labial. O paciente não relata febre nem perda de peso. Em avaliação de exames laboratoriais constatou proteína C reativa elevada. O teste sorológico aplicado foi o de Montenegro, com resultado positivo. Após resultado positivo da sorologia a medicação foi implementada com antimoniais pentavalentes.
A partir das informações apresentadas, qual tipo de Leishmaniose que o paciente apresenta?
Com base nos conhecimentos atuais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
(Barral, A., et al. 2022; Coura, J. R., & Borges-Pereira, J. 2023):.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a morfologia, biologia e diagnóstico desse parasita (Archer, J. et al. 2024).
https://atlasvirtualparasitologia.unifesp.br/estudo-de-casos/caso-01.
Nesse caso, trata-se de uma parasitose. Qual o provável agente etiológico?
ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.
Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.
PORQUE
II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
O tratamento medicamentoso da leishmaniose é, na maioria das vezes, acompanhado de sérios problemas relacionados a reações adversas. O medicamento atualmente utilizado, que possui em sua formulação 9 princípio ativo envolvido em complexo lipossomal, é:
O diagnóstico de algumas amebíases intestinais é quase sempre acompanhado de tratamento medicamentoso por vários dias, com a seguinte substância antimicrobiana:
Todos os membros de uma determinada família, após a realização de um exame coprológico de rotina, são diagnosticados como portadores de Entamoeba histolytica, sendo necessária a intervenção com o medicamento metronidazol. Diante das prescrições recebidas pelo serviço de farmácia, o farmacêutico adotou corretamente o seguinte procedimento:
A observação à microscopia ótica de ovo alongado, em formato de barril com tampões polares característicos, e medindo de 52 a 57μm de comprimento e 22 a 24 ?m de largura, sugere o diagnóstico de infecção por
Os medicamentos albendazol, mebendazol e praziquantel são utilizados como:
No tratamento da tricomoníase, causada por Trichomonas vaginalis pode ser utilizado:
Coliformes são indicadores de condições de higiene de processos de produção de alimentos porque são capazes de colonizar vários locais da planta de processamento quando a sanitização é falha.
Em relação aos coliformes, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Escherichia coli é tradicionalmente distinguida dos demais coliformes termotolerantes pelas características de crescimento em ágar Eosina Azul de Metileno e pelo perfil dos testes de indol, vermelho de metila, Voges-Proskauer e citrato de Simmons (IMViC).
( ) Altas contagens de Escherichia coli em alimentos indicam a presença de bactérias entéricas patogênicas, porém a sua ausência significa que o alimento está livre da presença dessas bactérias.
( ) Escherichia coli pode ser diferenciada dos demais coliformes termotolerantes através da verificação da atividade da enzima β-glucuronidase, que é produzida por 96% dos isolados.
( ) Coliformes não fermentam a glicose, mas fermentam a lactose com produção de gás após 24 a 48 horas de incubação a 35 ºC.
( ) Escherichia coli é o melhor indicador de contaminação de origem fecal em alimentos vegetais frescos, mas não em vegetais processados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Considere as afirmações abaixo:
I- Durante sua passagem pelo canal de parto poderá ocorrer a contaminação do recém-nascido por tricomoníase. II- O Trichonomas vaginalis é um organismo anaeróbico facultativo e que na ausência de oxigênio cresce perfeitamente bem, na faixa de ph entre 5 e 7,5 e temperatura entre 20 e 40ºC. III- A tricomoníase é a DST viral mais comum no mundo.No ciclo de vida do Áscaris lumbricoides, após alguns dias em ambiente propício, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva que, após passar por mudas, torna-se apto a infectar quem a ingerir. Relativo ao ciclo biológico do Áscaris lumbricoides é correto afirmar que
Diversas parasitoses podem ser diagnosticadas pelo achado de suas formas parasitárias no sangue circulante. O exame parasitológico de sangue por meio do esfregaço em camada delgada ou gota espessa permite o diagnóstico de doenças causadas por esses parasitas pela identificação da forma
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo identificar parasitas intestinais que estão causando infecções. Considerando os principais enteroparasitas causadores de doença no homem, espera-se identificar
Giardia lamblia é o protozoário flagelado causador da giardíase. Essa doença possui distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados e em crianças. A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes. As formas de vida encontradas no diagnóstico da Giardíase em fezes formadas e fezes diarreicas, respectivamente, são:
As parasitoses são causas relevantes de agravo à saúde em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde condições sócio-econômicas-culturais permitem a manutenção e disseminação de ciclos biológicos de vários parasitas. Conhecer a forma de transmissão das parasitoses pode ser um fator determinante no auxilio e direcionamento de medidas de intervenção profiláticas.
Nesse contexto, marque as parasitoses em que a forma de infecção é através da penetração de larvas na pele humana.