Questões de Concurso Sobre parasitologia básica e clínica em farmácia

Foram encontradas 214 questões

Q3171907 Farmácia
O tratamento quimioterápico da esquistossomose por meio de medicamentos de baixa toxicidade deve ser preconizado para a maioria dos pacientes com presença de ovos viáveis nas fezes ou mucosa retal. Um dos medicamentos utilizados nessas situações é o(a):
Alternativas
Q3155273 Farmácia
Paciente procura por farmacêutico em uma drogaria de sua cidade, apresentando exame de fezes que revela presença de Ascaris lumbricoides, indicando, assim, uma infecção por ascaridíase. Relata dor abdominal e distensão, sem apresentar nenhuma comorbidade significativa. O farmacêutico, ciente das normas de prescrição, indica um medicamento de uso oral que seja isento de prescrição médica para dispensar e tratar essa condição; assinale-o.
Alternativas
Q3138447 Farmácia
Infecções parasitárias sistêmicas ou transmitidas pelo sangue são diagnosticadas por meio da demonstração do estádio diagnóstico do parasito em uma amostra de sangue. São parasitos que podem ser visualizados no sangue:

I. Leishmania e Trypanosoma spp.
II. Plasmodium e Babesia spp.
III. Microfilárias.
IV. Entamoeba histolytica.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3091094 Farmácia
Leia o caso a seguir.

Uma mulher de 28 anos, grávida de 18 semanas, é encaminhada ao pré-natal de alto risco após a detecção de resultados alterados em exames de triagem para infecções congênitas. Ela está assintomática e nega contato recente com gatos ou ingestão de carne malcozida. Os exames sorológicos realizados apresentaram os seguintes resultados:
IgG para Toxoplasma gondii: reagente IgM para Toxoplasma gondii: reagente Avidez de IgG: Alta (65%)

Com base nas informações clínicas e nos resultados dos exames a interpretação clínico-laboratorial indica
Alternativas
Q3091093 Farmácia
Leia o caso a seguir.

Paciente de 45 anos, morador de uma área rural endêmica para leishmaniose, comparece à unidade de saúde com queixa de uma lesão ulcerada no nariz que evoluiu nos últimos meses, acompanhada de sangramentos nasais ocasionais e dificuldade para respirar. Relata ter apresentado uma lesão cutânea semelhante no braço há cerca de um ano, que cicatrizou espontaneamente. No exame físico, nota-se erosão nasal, edema, e comprometimento parcial da mucosa nasal e labial. O paciente não relata febre nem perda de peso. Em avaliação de exames laboratoriais constatou proteína C reativa elevada. O teste sorológico aplicado foi o de Montenegro, com resultado positivo. Após resultado positivo da sorologia a medicação foi implementada com antimoniais pentavalentes.

A partir das informações apresentadas, qual tipo de Leishmaniose que o paciente apresenta? 
Alternativas
Q3081243 Farmácia
Leishmania e Trypanosoma cruzi são protozoários parasitas, que causam doenças graves em humanos, com mecanismos complexos de transmissão e evolução no hospedeiro. Ambas as doenças, leishmaniose e Doença de Chagas, são amplamente endêmicas em regiões tropicais, sendo de extrema importância o diagnóstico preciso e o entendimento da morfologia e biologia desses parasitas para um tratamento eficaz.
Com base nos conhecimentos atuais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

(Barral, A., et al. 2022; Coura, J. R., & Borges-Pereira, J. 2023):. 
Alternativas
Q3081242 Farmácia
O Schistosoma mansoni é um parasita trematódeo responsável pela esquistossomose intestinal, doença que afeta milhões de pessoas, especialmente em regiões tropicais e subtropicais.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a morfologia, biologia e diagnóstico desse parasita (Archer, J. et al. 2024). 
Alternativas
Q3081236 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, natural de Água Preta-PE, compareceu ao serviço de Infectologia, no setor da DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, com queixa de “ferida no nariz que não cicatrizava”. Na avaliação da história anual da doença, verificou-se que o paciente apresentava uma lesão nasal ulcerada com comprometimento da mucosa do assoalho do nariz, causando obstrução nasal e evidência de infecção secundária, caracterizada por uma miíase. O paciente relatou tempo de evolução de 8 meses da lesão nasal com sintomatologia dolorosa. Relatou ainda que foi atendido no posto de saúde de sua cidade, onde foram administradas penicilinas e tetraciclinas, sem resolução. Ao exame físico, o paciente apresentava-se com Estado Geral Regular (EGR), afebril, hidratado e acianótico. Durante o exame loco-regional da face, observou-se lesão ulcerada, com bordas elevadas e eritematosas na região da asa do nariz, além do comprometimento da cartilagem alar, sem alterações no septo. 

https://atlasvirtualparasitologia.unifesp.br/estudo-de-casos/caso-01.

Nesse caso, trata-se de uma parasitose. Qual o provável agente etiológico?
Alternativas
Q3064518 Farmácia
Qual é a principal técnica utilizada para a identificação e caracterização de parasitas em amostras clínicas?  
Alternativas
Q3043741 Farmácia
As análises coprológicas são úteis como ferramenta diagnóstica para subsidiar diagnósticos e a escolha correta de tratamentos para pacientes com suspeita de parasitoses intestinais. As orientações adequadas sobre prevenção e educação sanitária constituem ferramentas de sucesso para a diminuição do índice das doenças parasitárias na comunidade. Esse papel de educador sanitário deve ser responsabilidade de cada um dos profissionais de saúde, inclusive do farmacêutico.

ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.


Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.


PORQUE


II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Farmacêutico |
Q2923003 Farmácia

O tratamento medicamentoso da leishmaniose é, na maioria das vezes, acompanhado de sérios problemas relacionados a reações adversas. O medicamento atualmente utilizado, que possui em sua formulação 9 princípio ativo envolvido em complexo lipossomal, é:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Farmacêutico |
Q2923002 Farmácia

O diagnóstico de algumas amebíases intestinais é quase sempre acompanhado de tratamento medicamentoso por vários dias, com a seguinte substância antimicrobiana:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Farmacêutico |
Q2922979 Farmácia

Todos os membros de uma determinada família, após a realização de um exame coprológico de rotina, são diagnosticados como portadores de Entamoeba histolytica, sendo necessária a intervenção com o medicamento metronidazol. Diante das prescrições recebidas pelo serviço de farmácia, o farmacêutico adotou corretamente o seguinte procedimento:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2009 - UFRRJ - Farmacêutico Bioquímico |
Q2907451 Farmácia

A observação à microscopia ótica de ovo alongado, em formato de barril com tampões polares característicos, e medindo de 52 a 57μm de comprimento e 22 a 24 ?m de largura, sugere o diagnóstico de infecção por

Alternativas
Q2903674 Farmácia

Os medicamentos albendazol, mebendazol e praziquantel são utilizados como:

Alternativas
Q2775170 Farmácia

No tratamento da tricomoníase, causada por Trichomonas vaginalis pode ser utilizado:

Alternativas
Q2770095 Farmácia

Coliformes são indicadores de condições de higiene de processos de produção de alimentos porque são capazes de colonizar vários locais da planta de processamento quando a sanitização é falha.

Em relação aos coliformes, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) Escherichia coli é tradicionalmente distinguida dos demais coliformes termotolerantes pelas características de crescimento em ágar Eosina Azul de Metileno e pelo perfil dos testes de indol, vermelho de metila, Voges-Proskauer e citrato de Simmons (IMViC).

( ) Altas contagens de Escherichia coli em alimentos indicam a presença de bactérias entéricas patogênicas, porém a sua ausência significa que o alimento está livre da presença dessas bactérias.

( ) Escherichia coli pode ser diferenciada dos demais coliformes termotolerantes através da verificação da atividade da enzima β-glucuronidase, que é produzida por 96% dos isolados.

( ) Coliformes não fermentam a glicose, mas fermentam a lactose com produção de gás após 24 a 48 horas de incubação a 35 ºC.

( ) Escherichia coli é o melhor indicador de contaminação de origem fecal em alimentos vegetais frescos, mas não em vegetais processados.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Q2751951 Farmácia

Considere as afirmações abaixo:

I- Durante sua passagem pelo canal de parto poderá ocorrer a contaminação do recém-nascido por tricomoníase. II- O Trichonomas vaginalis é um organismo anaeróbico facultativo e que na ausência de oxigênio cresce perfeitamente bem, na faixa de ph entre 5 e 7,5 e temperatura entre 20 e 40ºC. III- A tricomoníase é a DST viral mais comum no mundo.

Alternativas
Q2711117 Farmácia

No ciclo de vida do Áscaris lumbricoides, após alguns dias em ambiente propício, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva que, após passar por mudas, torna-se apto a infectar quem a ingerir. Relativo ao ciclo biológico do Áscaris lumbricoides é correto afirmar que

Alternativas
Q2710746 Farmácia

Diversas parasitoses podem ser diagnosticadas pelo achado de suas formas parasitárias no sangue circulante. O exame parasitológico de sangue por meio do esfregaço em camada delgada ou gota espessa permite o diagnóstico de doenças causadas por esses parasitas pela identificação da forma

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: B
6: C
7: C
8: A
9: B
10: A
11: A
12: A
13: E
14: E
15: D
16: B
17: B
18: B
19: A
20: A