Questões de Farmácia - Química Analítica e Espectroscopia para Concurso

Foram encontradas 441 questões

Q3016794 Farmácia
Química Farmacêutica – Noções de Química Orgânica e Inorgânica
Durante a preparação de um composto farmacêutico, o técnico de farmácia deve realizar uma titulação para determinar a concentração de uma substância ativa. Durante o processo, ele percebe que a reação está demorando mais do que o esperado para alcançar o ponto de equivalência. Qual deve ser sua abordagem para resolver o problema?
Itens para Verificação:

1. Verificar se os reagentes usados estão dentro da validade, se suas propriedades organolépticas estão preservadas e se foram armazenados corretamente.
2. Revisar o procedimento de titulação e inspeção para garantir que todas as etapas foram seguidas corretamente.
3. Consultar o farmacêutico para discutir possíveis ajustes na técnica ou nos reagentes utilizados.
4. Continuar com a titulação até que o ponto de equivalência seja alcançado, considerando a duração do processo.
5. Repetir o procedimento de titulação com novos reagentes para verificar se o problema persiste.

Alternativas:
Alternativas
Q3006214 Farmácia
________________ é uma técnica analítica utilizada em química e bioquímica para separar e analisar componentes de uma mistura. Baseia-se na capacidade dos diferentes componentes de uma mistura para distribuição entre as fases: uma fase estacionária e uma fase móvel. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2919815 Farmácia

Acerca da estatística aplicada à química analítica, relacione a primeira coluna, que apresenta as técnicas para redução de erros sistemáticos, à segunda, que apresenta as descrições dessas técnicas, e, em seguida, assinale a opção correta.


I – Determinação do branco da amostra

II – Análise de controle

III – Adição padrão

IV – Padrões internos


( ) Análise de uma substância padrão nas condições experimentais usadas na análise da amostra.

( ) Adição de uma quantidade fixa de um material de referência a uma série de amostras de concentrações conhecidas da substância a ser determinada. Os valores obtidos permitem a construção de um gráfico que propicia a determinação da concentração de uma amostra desconhecida, após a adição à amostra da mesma quantidade do material de referência, e de sua localização no gráfico.

( ) Adição à amostra de uma quantidade conhecida do constituinte a ser determinado. Analisa-se, a seguir, a amostra para determinar a quantidade total do constituinte.

( ) Execução de uma análise nas mesmas condições experimentais usadas na análise da amostra, porém na ausência do constituinte de interesse.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2701799 Farmácia

A espectrofotometria é o método de análises óptico mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas. Baseia-se na medida quantitativa da absorção da luz pelas soluções, em que a concentração na solução da substância absorvente é proporcional à quantidade de luz absorvida. Estas medidas são efetuadas por equipamentos denominados espectrofotômetros.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofotometria, acessado em 06 de maio de 2019.


Sabe-se, pois, que a lei Beer-Lamber pode ser representada pela equação a seguir:


Abs = ε 1 C


Abs ⇒ absorbância

ε ⇒ coeficiente de extinção molar

1 ⇒ caminho óptico

C ⇒ concentração da amostra


Analise as proposições abaixo acerca do doseamento/quantificação de insumos farmacêuticos ativos (IFA):


I- O caminho óptico não tem interferência na absorbância, pois é sempre o mesmo (1 cm) e corresponde ao tamanho da cubeta de análise.

II- Quanto maior for a concentração do IFA, maior será a absorbância na análise espectrofotométrica.

III- O coeficiente de extinção molar é uma propriedade intrínseca das substâncias.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q2687236 Farmácia

Um farmacêutico foi designado para identificar três frascos de matéria-prima que não apresentavam rotulação. Por um descuido, a pessoa responsável pela rotulagem, apesar de haver impresso os rótulos, não os havia colocado nos frascos para fazer a identificação adequada. Os rótulos impressos indicavam que em um frasco havia limoneno, em outro mentona e em outro, mentol.

O farmacêutico optou então por fazer uma placa de cromatografia em camada delgada (CCD) para verificar qual substância estava em cada frasco, designados inicialmente por amostras A, B, C. Ele utilizou placa de sílica como fase estacionária e uma mistura de tolueno com acetato de etila (93:7) como eluente. Após eluir a placa, utilizou reagente vanilina sulfúrica como revelador.

Analise os itens seguintes, levando em consideração os dados do enunciado, o cromatograma e as fórmulas estruturais das substâncias citadas no enunciado.

Imagem associada para resolução da questão

Cromatograma


I - A Amostra B indicada no cromatograma corresponde ao limoneno.

II - A escolha do eluente da fase móvel não depende da polaridade dos componentes a serem analisados.

III - A cromatografia em camada delgada é uma técnica fundamentada principalmente em um fenômeno de adsorção.

IV - A mentona, por apresentar a mais elevada polaridade das três amostras, corresponde à Amostra Cindicada no cromatograma.


Assinale a única alternativa que a presenta o(s) item(ns) correto(s)

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: E
5: B