Questões de Filosofia - A Experiência do Sagrado para Concurso

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Q3050011 Filosofia
No período medieval, a estética foi fortemente influenciada pela religião, especialmente pelo cristianismo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve a concepção medieval de arte e beleza?
Alternativas
Q3024830 Filosofia
“Portanto, diga que esta proposição ‘Deus existe’ em si mesma é por si evidente, porque o predicado se identifica com o sujeito; Deus, com efeito, como veremos a seguir, é seu próprio ser: porém, como ignoramos a essência de Deus, para nós não é evidente, mas necessita ser demonstrada por meio das coisas que nos são mais conhecidas, apesar de que por si sejam menos evidentes, isto é, por meio de efeitos”.
Fonte: São Tomás. A Suma Teológica, volume I. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

Tomás de Aquino apresenta cinco vias a posteriori para demonstrar a existência de Deus. O tomismo, por “repousar” no aristotelismo, parte dos entes do mundo para remontar o Princípio que é Deus. Sobre as Cinco Vias de Tomás de Aquino, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3024829 Filosofia
“Tomemos um exemplo. Alguém diz que em alguma parte do oceano há uma ilha que, por causa da finalidade, ou melhor, da impossibilidade de encontrar aquilo que não existe, alguns chamam ‘Perdida’. Eles fabulam que, muito mais do que se diz das ilhas afortunadas, esta ilha é opulenta pela sua inestimável abundância de todo tipo de riqueza e de toda delícia; e eu, sem possuidor ou habitante qualquer, seja superior pela superabundância de bens a todas as outras terras habitadas em todo lugar pelos homens. Que alguém me diga tudo isso, e eu compreenderei facilmente este dizer, no qual não há nenhuma dificuldade”
Fonte: Anselmo. Proslogion. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023. 

A Ilha Perdida é uma metáfora que antepôs o Liber pro Insipiente de Gaunilon (e retomado por Tomás) e o Liber Apologeticus de Anselmo (e retomado por Descartes). Sobre a prova a priori da existência de Deus, como defendida por Anselmo no argumento ontológico, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3024828 Filosofia
“Depois desta era Deus repousará como no sétimo dia, fazendo nele repousar aquele mesmo sétimo dia que seremos nós. Seria demasiado longo neste ponto examinar atentamente cada uma dessas eras; todavia, esta sétima será o nosso sábado, cujo fim não será o declínio, e sim o dia do Senhor, como que um oitavo dia da vida eterna, o qual foi consagrado na ressurreição de Cristo, prefigurando o repouso eterno do espírito e do corpo. Aí repousaremos e veremos, veremos e amaremos, amaremos e louvaremos. Isso será no fim, e não haverá fim! Que outra coisa é nosso fim, senão chegar ao reino que não tem fim?”
Fonte: Agostinho. A Cidade de Deus. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. São Paulo: Paulus, 2023.

Agostinho representa, indubitavelmente, o apogeu da Patrística. Suas obras e ideias apontam como os ideários apologistas do cristianismo conservaram as primeiras tradições hermenêuticas dos textos considerados sagrados, os entendimentos dogmáticos e a influência e adaptação da filosofia greco-platônica. Assinale a alternativa CORRETA sobre a Filosofia de Agostinho:
Alternativas
Q2771343 Filosofia

Analise o texto abaixo:


Entre os diferentes temas tratados pelo filósofo _______ destaca-se o da criação. Ele afirma que Deus, tendo criado todas as criaturas, foi tomado pelo desejo de gerar um ser consciente que pudesse apreciar a criação. Então criou o homem, ser capaz de aprender sobre si mesmo e sobre a natureza, além de poder emular qualquer outra criatura existente.

Desta forma, quando o homem _______, ele ascende a uma condição angélica e comunga com a divindade. Porém, quando ele falha em utilizar o seu intelecto, pode descer à categoria dos vegetais mais primitivos.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Q2387125 Filosofia
Para onde foi Deus? [...] Eu já lhes direi! Nós o matamos – vocês e eu. Somos todos seus assassinos! [...] Que fizemos nós, ao desatar a terra do sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás, para os lados, para a frente, em todas as direções? Existem ainda “em cima” e “embaixo”? Não vagamos como que através de um nada infinito? [...] Deus está morto! Deus continua morto!

NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. SP: Cia. das Letras. 2001. p. 64.


No trecho acima, o filósofo Friedrich Nietzsche está expondo
Alternativas
Q2353076 Filosofia
A crença no transcendente pode oferecer um senso de propósito e significado à vida de uma pessoa, ajudando-a a encontrar respostas para questões existenciais. Nesse sentido, o conceito de transcendência refere-se:
Alternativas
Q2353075 Filosofia
A filosofia da tradição religiosa é um campo amplo que explora os fundamentos, a lógica interna e as questões filosóficas subjacentes às várias tradições religiosas ao redor do mundo. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2335633 Filosofia
Religião e espiritualidade não se confundem. Não existe religião sem espiritualidade, mas existe espiritualidade sem religião. Isso acontece porque espiritualidade é uma:
Alternativas
Q2249712 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.
São Tomás considera o sensível como um dos pontos de partida para a demonstração da prova da existência de Deus.
Alternativas
Q2249711 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.

A quinta via leva em conta a finalidade das coisas. Nesse sentido, pode-se falar em causa final e, portanto, na influência platônica na obra de São Tomás.
Alternativas
Q2249710 Filosofia

Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.


Uma das vias da prova da existência de Deus utiliza-se da causa eficiente; pode-se, então, falar, em algum sentido, em relação de causa e efeito, na cadeia de causas, até se atingir a causa primeira, Deus, que não tem causa.

Alternativas
Q2249709 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.
A fundamentação dessa prova tem forte influência eleata.
Alternativas
Q2249674 Filosofia
     Vi claramente que todas as coisas boas podem, entretanto, se corromper, e não se poderiam corromper se fossem sumamente boas, nem tampouco se não fossem boas. (...) Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem.

Santo Agostinho. As confissões.
Julgue o item a seguir, considerando o texto acima e a filosofia de Santo Agostinho.

Se o mal não é uma substância, o homem pode, em algum momento, praticar o mal sem se vincular à matéria, segundo Santo Agostinho, e, portanto, pecar.
Alternativas
Q2249673 Filosofia
     Vi claramente que todas as coisas boas podem, entretanto, se corromper, e não se poderiam corromper se fossem sumamente boas, nem tampouco se não fossem boas. (...) Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o mal que eu procurava não é uma substância, pois se fosse substância seria um bem.

Santo Agostinho. As confissões.

Julgue o item a seguir, considerando o texto acima e a filosofia de Santo Agostinho.


Se o mal não é uma substância, portanto, sob algum aspecto, a matéria é boa, segundo Santo Agostinho.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2017 - IF-TO - Professor - Filosofia |
Q2207061 Filosofia
Tomás de Aquino propôs cinco vias para provar a existência de Deus. Essas, que em boa medida remetem ao pensamento metafísico grego clássico, são chamadas.
Alternativas
Q2122857 Filosofia
“Descuidados, zombeteiros, violentos ----- assim nos quer a sabedoria: ela é uma mulher, ela ama somente um guerreiro.”----- Assim falou Zaratustra.
1. O que significam ideais ascéticos? ---- para os artistas, nada, ou coisas demais; para os filósofos e eruditos, algo como instinto e faro para as condições propícias a uma elevada espiritualidade...

Friedrich Nietzsche. Genealogia da moral. (com adaptações)

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.


A evocação de uma “elevada espiritualidade” feita por Nietzsche condiz com sua valorização do cristianismo.

Alternativas
Q2122846 Filosofia
        Pensais vós que, mesmo quando não prestamos atenção à significação das palavras e ouvimos tão somente o seu som, a ideia desse som, formada em nosso pensamento, seja alguma coisa de semelhante ao objeto que é sua causa? Um homem abre a boca, move a língua, solta sua respiração: nada vejo em todas essas ações que não seja muito diferente da ideia do som que elas nos fazem imaginar.
Descartes. O mundo ou o tratado da luz

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.


O pensamento cartesiano afirma que o corpo e a alma são coisas distintas, situando as ideias na alma.

Alternativas
Q2113780 Filosofia
A grandeza do conhecimento
A racionalidade nos torna humanos e superiores aos outros seres. Pascal afirma que o homem é frágil, um grão de matéria no universo, mas esse “quase nada” pensa, raciocina, conhece. “O pensamento faz a grandeza do homem”. O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água, bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso.
(A condição humana segundo Pascal – Revista Cult.)
O pensamento de Blaise Pascal é uma das obras genialmente representativas da transformação da ideia do homem ocidental no limiar da idade moderna. Podemos afirmar que Pascal, em sua teoria:
Alternativas
Q2102230 Filosofia
A proposta filosófica de Spinoza não priorizava a elaboração de uma metodologia capaz de servir de guia para o conhecimento teórico-abstrato, mas a busca da verdade capaz de dar sentido à:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: C
6: A
7: B
8: C
9: B
10: C
11: E
12: C
13: E
14: C
15: C
16: A
17: E
18: C
19: B
20: E