Questões de Concurso
Sobre a metafísica de aristóteles em filosofia
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(Disponível em: https://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/projetos_75/logica_2.pdf. Acesso em: agosto de 2024.)
Para que o silogismo, fundamento básico da lógica aristotélica, tenha sentido, Aristóteles estabeleceu algumas regras entre os termos e proposições, as quais podemos destacar:
(ARISTÓTELES, 2001, p. 3, 980ª 1-2.)
O conceito de filosofia está intrinsecamente ligado ao conceito e à própria essência da sabedoria. O homem é o ser que pergunta e a filosofia é:
(Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.marilenachaui.com. Acesso em: agosto de 2024.)
Em se tratando, especificamente, da visão de Aristóteles:
Fonte: Aristóteles. Metafísica. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.
A Filosofia Aristotélica é tão ampla como sua importância. Dividida em muitas disciplinas como a Lógica, a Física e a Ética. Sobre a Metafísica em Aristóteles, podemos afirmar como CORRETO:
“Todo homem é mortal./Sócrates é homem./Sócrates é mortal.” é um clássico exemplo de silogismo. Com base na lógica aristotélica, assinale a alternativa correta.
Na filosofia de Aristóteles, o conhecimento das causas é um elemento essencial para a compreensão do ser. Com base nesse pressuposto, as quatro causas propostas por Aristóteles definem-se como
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que
O objeto desse saber é o(a)
Figura. Os quatro elementos fundamentais segundo Aristóteles.
Internet:<https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).
A partir das informações do texto e da ilustração acima, é correto afirmar que, de acordo com a filosofia aristotélica, é possível afirmar que:
( ) É instrumental, ou seja, o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito. ( ) É formal, isto é, não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio de hipóteses. ( ) É normativa, pois fornece princípios, lei, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro. ( ) É parcial, pois a experimentação necessita da complementariedade da racionalização, instrumento indispensável para alcançar a verdade e o conhecimento científico. ( ) É geral e temporal, ou seja, as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.