Questões de Concurso
Comentadas sobre a razão e seus sentidos em filosofia
Foram encontradas 61 questões
• Imperativo hipotético: ordena ações condicionadas a objetivos desejados.
• Imperativo categórico: ordena ações incondicionais, universalizáveis e moralmente obrigatórias, independentemente de interesses individuais.
Com base nessas definições, assinale a alternativa correta.
De acordo com a posição de Kant nessa obra, é correto afirmar que
De acordo com a visão de Hume, é correto afirmar que a
A partir do enunciado acima sobre ética e razão, assinale a alternativa correta:
I. Descobrir a origem da incapacidade reflexiva gerada pela complexidade da atualidade e analisar a perplexidade causadora de discussões éticas necessárias porém desprovidas de vigor para a abertura de novas vias, parece ser a única maneira de achar um caminho para pensar a ética da racionalidade contemporânea.
II. O aspecto positivo dessa aporia consiste em nos fazer entender a necessidade da reconstrução da pergunta pelo sentido da liberdade.
III. Buscar em Platão e Aristotéles uma inspiração para tentarmos restabelecer na atualidade uma relação positiva entre ética e cultura? Ou, como nos indica Foucault, fazer a crítica ontológica da atualidade, dos limites históricos de nossa situação cultural e abrir novas possibilidades de reinventar a liberdade? Ambas as direções dependem de um movimento racional de rearticulação da experiência histórica que proporcione condições favoráveis para a reagregação do ethos.
IV. Uma tal reagregação supõe o advento de condições de experiência histórica que permitam superar de alguma maneira a fragmentação do sujeito.
A sequência correta é:
A relação entre filosofia e razão é uma das mais profundas e duradouras na história do pensamento ocidental. A filosofia, desde suas origens, pode ser vista como uma busca racional pela verdade, uma tentativa de compreender o mundo, a existência e o próprio ser humano por meio de um pensamento crítico e estruturado. A razão, nesse contexto, não é apenas uma ferramenta lógica, mas um princípio orientador que distingue a investigação filosófica de outras formas de conhecimento, como o misticismo ou a crença religiosa (BORGES, 2022).
Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e razão?
[...] nunca se realizou uma obra filosófica que fosse duradoura em todas as suas partes. Por isso não se pode aprender filosofia em absoluto, porque ela ainda não existe.
(Kant, 1983, p. 407.)
É clássico citar Kant quando se pretende defender que não é possível ensinar a filosofia, mas sim a filosofar. Para Kant, a filosofia é um saber que está sempre incompleto, pois está sempre em movimento, sempre aberto, sempre sendo feito e se revendo e, por isso, não pode ser capturado e ensinado. Ainda, segundo Kant:
O ensino da filosofia, enquanto força de interrogação e de reflexão (e não como uma disciplina fechada sobre ela mesma) poderia funcionar como o suporte dessa racionalidade crítica e autocrítica, fermento da lucidez com vistas a promover a compreensão humana. É preciso ajudar as mentes a conviver com as ideias que devem funcionar como mediadoras com o real, e não ser confundidas com o real ou servir de meio a sua ocultação.
(MORIN, 2003, p. 54.)
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No que tange à filosofia, ela:
“Todos os conhecimentos, quer dizer, todas as representações relacionadas a um objeto são ou intuições ou conceitos”
KANT, Imannuel. Lógica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 109.
O trecho acima citado mostra uma diferenciação kantiana entre conceitos e intuições. Segundo Kant
DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução: Bento Prado Jr. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 37.
Considerando a importância do método para a filosofia de Descartes, assinale a alternativa que contém um dos preceitos para bem direcionar-se o espírito e, assim, adquirir-se conhecimentos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Na busca das certezas do conhecimento, é a razão humana que ocupa o lugar central da ética, pois é ela que irá se apresentar como trabalho da inteligência ou da vontade humana de dominar e controlar o ímpeto humano de desejos e de paixões. Esse conceito ético corresponde à tradição teórica denominada:
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
Segundo Descartes, as ideias inatas são simples.
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
Segundo os empiristas, a razão é uma maneira de conhecer,
adquirida no decorrer da vida.
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
O empirismo é uma característica marcante da filosofia
inglesa.
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
Para Descartes, as ideias adventícias e inatas são sempre
verdadeiras.
Considerando o fragmento da Carta a Herz, apresentado anteriormente, julgue o item que se segue.
Kant estabelece uma síntese entre racionalismo e empirismo
na qual os pensamentos sem conteúdo são vazios e as
intuições sem conceitos são cegas.
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.
Assim como há uma tripartição nas cidades, também as
almas são tripartites, constituídas de uma parte racional, uma
parte apetitiva e uma parte impetuosa.