Questões de Concurso Sobre em busca da verdade em filosofia

Foram encontradas 116 questões

Q3230207 Filosofia

Considerando que o tema ciência e desenvolvimento tem ocupado papel central em conferências, debates, projetos e programas internacionais, julgue o item que se segue. 


No Brasil, o jornalismo científico lançou um olhar para coberturas vinculadas à pesquisa genômica, com células-tronco embrionárias, além de observar o cultivo e a comercialização de transgênicos. 

Alternativas
Q3230206 Filosofia

Considerando que o tema ciência e desenvolvimento tem ocupado papel central em conferências, debates, projetos e programas internacionais, julgue o item que se segue. 


Os termos paper e artigo científico são sinônimos, referindo-se a textos elaborados para a participação de pesquisadores em congressos que abordam temas diversos. 

Alternativas
Q3230205 Filosofia

Considerando que o tema ciência e desenvolvimento tem ocupado papel central em conferências, debates, projetos e programas internacionais, julgue o item que se segue. 


O conhecimento científico é acrítico, pois parte da experiência e do senso comum, e precisa de testes, análises e controles para se justificar. 

Alternativas
Q3205936 Filosofia
Segundo Pierre Hadot, "é sob a influência da personalidade e do ensinamento de Sócrates que Platão há de conferir, no Banquete, à palavra filósofo, e, portanto, também à palavra filosofia, um novo sentido”

HADOT, P. O que é Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1999. p. 69.

Qual é esse novo sentido a que se refere Hadot?
Alternativas
Q3182797 Filosofia
René Descartes é reconhecido por eleger a dúvida como um método filosófico fundamental, conforme descrito em suas Meditações Metafísicas. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo expressa CORRETAMENTE a função da dúvida no pensamento cartesiano? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163835 Filosofia
Karl Popper foi um dos filósofos mais influentes nas reflexões sobre a ciência no século XX. Ele também se dedicou a demarcar os campos específicos da ciência e da filosofia.

Segundo o autor, é uma característica exclusiva da ciência
Alternativas
Q3133246 Filosofia
A relação entre ciência e filosofia é complexa e multifacetada, refletindo um diálogo contínuo ao longo da história do pensamento humano. A filosofia da ciência, uma disciplina que emerge da interseção entre essas duas áreas, busca investigar os fundamentos epistemológicos, metodológicos e éticos que sustentam a prática científica (KRAUSE, 2005).

Qual das afirmações abaixo reflete corretamente as ideias sobre a ciência?
Alternativas
Q3133242 Filosofia

A filosofia é uma disciplina que se debruça sobre a natureza do conhecimento, explorando suas origens, limites e formas de validação. Desde os tempos da Antiguidade, pensadores como Platão e Aristóteles se preocuparam em compreender o que significa conhecer. Platão, por exemplo, através de sua Teoria das Ideias, sustentava que o conhecimento verdadeiro reside nas ideias imutáveis e eternas, em contraste com o mundo sensível e mutável que percebemos (SOUZA, 2010).


Qual das seguintes afirmações reflete corretamente a evolução do pensamento filosófico sobre o conhecimento ao longo da história?

Alternativas
Q3133080 Filosofia

A relação entre filosofia e razão é uma das mais profundas e duradouras na história do pensamento ocidental. A filosofia, desde suas origens, pode ser vista como uma busca racional pela verdade, uma tentativa de compreender o mundo, a existência e o próprio ser humano por meio de um pensamento crítico e estruturado. A razão, nesse contexto, não é apenas uma ferramenta lógica, mas um princípio orientador que distingue a investigação filosófica de outras formas de conhecimento, como o misticismo ou a crença religiosa (BORGES, 2022).


Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e razão? 

Alternativas
Q3133079 Filosofia
A relação entre filosofia e verdade é uma das questões centrais que permeia toda a história do pensamento filosófico. Desde os primeiros filósofos na Grécia Antiga até os debates contemporâneos, a busca pela verdade tem sido um dos principais motores da investigação filosófica. A filosofia, como uma prática crítica e reflexiva, busca não apenas descrever o mundo, mas compreender suas estruturas fundamentais e os princípios que regem a realidade, o conhecimento e a vida humana. Neste contexto, a verdade ocupa um lugar de destaque, sendo um conceito que desafia a compreensão e exige constante questionamento (BORGES, 2022).
Qual das alternativas abaixo reflete a relação entre filosofia e estética? 
Alternativas
Q3132687 Filosofia
“O médico contempla o homem em toda a sua fraqueza; o advogado, em toda a sua maldade; e o sacerdote, em toda a sua estupidez.” Schopenhauer.

O que aproxima os três tipos de contemplação é
Alternativas
Q3119856 Filosofia
Os filósofos gregos tinham uma concepção realista do conhecimento, pois para eles não era problemática a existência do mundo. O mundo é considerado inteligível, isto é, tudo no mundo é compreensível pelo pensamento. O conhecimento se faz pela formação de conceitos, que são verdadeiros enquanto adequados à realidade existente. Neste contexto, o conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre: 
Alternativas
Q2606672 Filosofia

Observe a imagem: 


Imagem associada para resolução da questão


(Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/)


A imagem refere-se a uma quadrinha de cordel, utilizada em uma determinada escola nas aulas de filosofia. Tal experiência tinha o objetivo de aproximar os estudantes à filosofia. Sobre tais propostas e intervenções no ensino e discussões filosóficas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2606671 Filosofia

O mundo presente se reconhece através de expressões como “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da informação e da tecnologia”. A ciência alcançou um desenvolvimento exponencial no século XX em todas as suas áreas. A revolução da microeletrônica, o desenvolvimento de novas fontes de energia e a revolução das biotecnologias alçaram a ciência à condição de um mito moderno. Assistimos a uma mistificação da ciência por muitos cientistas, que carecem da lucidez de reconhecer-lhe os limites. A preeminência do conhecimento científico é compreensível na medida em que seu poder e prestígio ressoam através dos artefatos tecnológicos produzidos por ele mesmo. Neste sentido, talvez os maiores difusores dos seus feitos sejam os meios de comunicação de massa.

(OLIVA A, Epistemologia: a cientificidade em questão Campinas: Papirus; 1990.)


O embate entre ciência e filosofia existe basicamente desde que elas se encontraram e é muito mais comum do que imaginamos. A modernidade caracteriza-se, muitas vezes, pela racionalização que denominamos ciência moderna ou, simplesmente, ciência. Nesse contexto, podemos afirmar que vivemos:

Alternativas
Q2606661 Filosofia

Há praticamente 86 anos da sua publicação, o que uma obra como “A náusea”, de Jean-Paul Sartre, ainda pode nos ensinar? Ela foi publicada em 1938, quando a Europa estava deslizando rapidamente para a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, em tempos sombrios, dominadas pelos apelos frenéticos a universais que travestiam interesses soberanistas ferozes: o povo, a nação, a raça, o comunismo, o fascismo, o nazismo. Nas suas páginas, muita literatura (Kafka, Gide, Céline) e muita filosofia (Nietzsche, Husserl, Heidegger). Mas, acima de tudo, uma descoberta traumática, a da existência. É preciso um tremor, uma vertigem, um corte para reabrir os nossos olhos diante da Coisa informe da existência.

(Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/188-noticias.)


Romance de sucesso do escritor Jean-Paul Sartre expressa a vida como algo sem sentido, sob a influência da filosofia do alemão Edmund Husserl's. A história tem como protagonista Noël Roquentin, um homem de 30 anos que deixou o diário da sua vida de solitário em Bouville (Le Havre), onde se ocupava vagamente de pesquisas históricas. Sartre, representante do Existencialismo, afirmava, dentre outras premissas, que: 

Alternativas
Q2453666 Filosofia
Com base no pensamento de David Hume, são características do filósofo empirista:

1. A fonte prioritária do pensamento são as impressões dos sentidos.
2. A razão possui em si o conhecimento de forma inata.
3. Utiliza o método dedutivo.
4. Nega a legitimidade absoluta do princípio de causalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2365112 Filosofia
Acerca de filosofia, verdade e argumentação, julgue os itens seguir.

I A credibilidade e a aceitação do argumento concentram-se essencialmente no prestígio da pessoa que argumenta.
II O argumento filosófico pode e deve ser contestado; desde que as possíveis contestações tenham credibilidade e formem outros bons argumentos.
III Um argumento filosófico tem mérito quando deixa aberto um espaço para que o argumentador e o interlocutor contestem as asserções e as teses.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q2255036 Filosofia
Leia com atenção o texto a seguir:
Entre as teorias que tratam da verdade, há uma que que se distingue das demais porque define o conhecimento verdadeiro por um critério que não é teórico, e sim prático, e por isso é chamada de teoria .................... .
Para os seguidores dessa teoria, um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, que se verifica pela .................... e pela experiência. A marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados e a eficácia de sua aplicação.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q2255034 Filosofia

São características do conhecimento científico:


1. É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.

2. É quantitativo, ou seja, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.

3. É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que parecem diferentes.

4. É diferenciador, pois não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes, mas distingue entre os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes.

5. É subjetivo, isto é, fundado em avaliação qualitativa das coisas conforme os efeitos que produzem nos órgãos dos sentidos ou dos desejos que despertam ou o tipo de finalidade ou de uso atribuídos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2202679 Filosofia
As teses de Kant acerca da estética e da teleologia são apresentadas em sua “Crítica da faculdade do juízo” (Kritik der Urteilskraft). Na primeira parte dessa obra, Kant discute a experiência do juízo estético, em particular do belo e do sublime, e também a criação artística. O próprio Kant considera claramente que sua teoria estética é de importância central para a compreensão da chamada “faculdade de julgamento” em geral. Alguns comentaristas também se valeram da teoria estética de Kant para iluminar aspectos específicos das visões de Kant sobre a cognição. Refletindo sobre estas questões, podemos afirmar que, para Kant, o julgamento estético é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: D
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: A
12: C
13: D
14: B
15: D
16: A
17: D
18: E
19: C
20: D