Questões de Filosofia - O que é a Filosofia para Concurso
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A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor sobre essa afirmação:
Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):
I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”
II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”
III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”
IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”
V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”
VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”
VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”
Estão CORRETOS:
A partir das considerações apresentadas pelo autor no texto, é possível depreender que são características da filosofia:
I. A filosofia busca compreender a realidade por meio da criação de conceitos e teorias.
II. A filosofia não é uma ciência exata, pois não se baseia em experimentos empíricos.
III. A filosofia se preocupa com questões éticas, políticas e estéticas.
IV. A filosofia não rejeita a reflexão crítica sobre a sociedade, ainda que esta seja, mais apropriadamente, o objeto da Sociologia.
V. A filosofia é uma atividade que envolve a reflexão sobre a existência humana e o conhecimento.
Estão CORRETOS:
Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“(...) a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; apenas por aquisição.”
Fonte: Favaretto (1995, In Arantes, P. E. et al. A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1995. p. 78).
De acordo com a reflexão apresentada pelo autor na obra supracitada, qual é a principal característica da filosofia, na contemporaneidade?
Identifique os termos que completam CORRETA e respectivamente as lacunas do trecho a seguir:
“O conceito é o começo da filosofia, mas o ______ é a sua instauração. (…) é um plano de ___________ que constitui o solo absoluto da filosofia (…) sobre os quais ela cria seus ______.”
Fonte: Deleuze; Guattari, 2010, p. 58.
“A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer a si mesma” (CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014).
Nesse sentido, embora a origem da filosofia na Grécia seja objeto de problematizações, ora sendo
apontadas influências orientais, ora influências africanas, é praticamente unânime o reconhecimento
de que seu surgimento e desenvolvimentos iniciais ocorreram na Europa mediterrânea. Um fato que
corrobora essa tese é que o próprio nome desse saber é de origem grega, de modo que a tradição
atribui a invenção da palavra “filosofia” a:
“O filósofo alemão Edmund Husserl diz saber o que é filosofia, ao mesmo tempo que assume desconhecê-la. E completa afirmando que apenas os pensadores secundários estão contentes com suas definições” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).
O trecho acima pode ser interpretado de que forma?
[...] se todo movimento é solidário de outro e sempre um novo sai de um antigo, segundo uma ordem determinada, se os elementos não fazem, pela sua declinação, qualquer princípio de movimento que quebre as leis do destino, de modo que as causas não se sigam perpetuamente às causas, donde vem esta liberdade que têm os seres vivos [...]?
Lucrécio. Da natureza. In: Os pensadores. São Paulo:
Abril Cultural, 1980, p. 50 (com adaptações).
Considerando o texto acima e os debates em torno dos problemas do livre-arbítrio e do determinismo, assinale a alternativa correta.
Com base na noção de imperativo categórico, Kant sugeriu que a máxima sobre a qual uma ação é baseada, e não a ação individual em si mesma, é a chave para determinar se uma ação é moralmente boa. Tendo em vista a filosofia moral kantiana, assinale a alternativa correta.
Contrapondo-se à noção de Estado, há a definição de sociedade civil como um sistema de carências, uma estrutura em que os indivíduos satisfazem às suas necessidades por meio do trabalho, da divisão do trabalho e da troca, sendo a esfera dos interesses privados, econômico-corporativos e antagônicos entre si. Essa definição de sociedade civil foi elaborada pelo filósofo
Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.
Para que uma reflexão seja, de fato, filosófica, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.
Dermeval Saviani. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo:
Cortez, 1991, p.138 (com adaptações). Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.
II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.
III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.
IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.
V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.
A quantidade de itens certos é igual a