Questões de Filosofia - Os Pré-Socráticos para Concurso
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Os pré-socráticos foram os primeiros a levarem o mundo ao conhecimento científico. Eles deram os passos iniciais para construção de um pensamento racional e, portanto, foram importantíssimos para o progresso da humanidade. Em relação aos seus representantes:
Esses filósofos denominados precursores acabaram merecendo a denominação conjunta de Pré-Socráticos e ficaram de certa maneira conhecidos, entre outros fatores:
Fonte: Aristóteles, Metafísica, livro I, 3. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.
A Filosofia Pré-socrática é marcada, dentre outras características, pela busca por se compreender o que fosse(m) o(s) princípio(s) gerador(es) de todas as coisas e como dele(s) derivam as coisas. Base de toda Filosofia Ocidental, marque a alternativa CORRETA, sobre a Filosofia Pré-socrática:
Os fenômenos naturais eram explicados pelos gregos pela simples intervenção dos deuses na realidade, contudo os primeiros filósofos (pré-socráticos) inauguram o uso do logos como forma de se entender a natureza a partir da compreensão dos princípios constitutivos de tudo o que existe, pautado na racionalidade filosófica, buscando a essência de tudo que existe. Portanto, o termo fundamental na linguagem dos filósofos présocráticos da passagem do pensamento mítico para o pensamento racional, é denominado de, assinale a alternativa correta:
Segundo MARCONDES, a denominação “filósofos pré-socráticos” é basicamente cronológica e designa os primeiros filósofos, que viveram antes de Sócrates (470-399 a.C.). São filósofos pré-socráticos, EXCETO:
Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.
SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 200.
O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
“[…] fim do século VII a. C. e início do século VI a. C., nas colônias gregas .................... , na cidade de Mileto. E seu primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A filosofia possui também um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma .................... ”
. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Julgue o item que se segue, tendo como referência as duas citações acima e o chamado período clássico da Filosofia.
Para os pré-socráticos, há sempre a postulação de um
elemento físico como sendo o constituinte das coisas do
mundo.
Pode-se afirmar que, para Parmênides, o Ser seria o elemento constituinte inclusive dos quatro elementos — terra, fogo, ar e água —, na medida em que a combinação destes determina a mudança.
É correto afirmar que, para os sofistas, o problema filosófico da verdade é importante.
A afirmação de Heráclito evidencia a exclusiva preocupação desse filósofo com a mudança.
PETERS , F.E. E BARBOSA, B. R.. Termos filosóficos gregos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1974, p.11(adaptado).
Para Heráclito o logos é:
BERTRAND, Russel. História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967, p. 28.
Das alternativas abaixo, somente uma não caracteriza sem equívoco a Filosofia Pré-Socrática.