Questões de Filosofia - Pensamentos Políticos - Karl Marx para Concurso
Foram encontradas 51 questões
2023).
Sobre a Filosofia do Materialismo Histórico e Dialético, é CORRETO afirmar:
“A ideia do socialismo é uma filha espiritual da industrialização capitalista. Ela nasceu quando ficou demonstrado que as suas exigências de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa não passavam de promessas vazias para uma grande parte da população, estando, portanto, muito longe de se concretizar na sociedade”(WOODCOCK, George. Os grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2019).
O anarquismo é uma das correntes socialistas surgidas após os eventos históricos que o historiador britânico Eric Hobsbawn definiu como a dupla revolução: de um lado, a Revolução Industrial, que se origina na Inglaterra ao fim do século XVIII; de outro, a Revolução Francesa, que irrompe no ano de 1789. Assinale a alternativa que apresenta apenas pensadores anarquistas.
“Examinemos, agora, mais além, como esse conceito de trabalho alienado deve expressar-se e revelar-se na realidade. Se o produto do trabalho me é estranho e enfrenta-me como uma força estranha, a quem pertence ele? Se minha própria atividade não me pertence, mas é uma atividade alienada, forçada, a quem ela pertence? A um ser outro que não eu. E quem é esse ser?”
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. In: FROMM, Erich. O Conceito Marxista de Homem. 8ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 98.
O trecho de Marx citado tematiza a questão do trabalho alienado. A concepção de alienação em Marx tem várias interpretações. Entre essas, destaca-se a interpretação que considera a alienação como uma relação social. No trecho, Marx questiona quem é o "outro" como o qual o trabalhador se relaciona e nessa obra esclarece que este é a
O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humano devem realizar-se.
-
CHAUÍ, M. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
-
A respeito do marxismo, assinale a alternativa correta.
Assim como Hegel, Marx considera que a consciência determina univocamente as relações do homem com a sociedade.
As superestruturas jurídicas e políticas determinam univocamente as relações de produção.
As preocupações sociológicas e filosóficas com as questões relacionadas à expansão e dominação que as mídias impunham, já era uma das pautas dos filósofos da Escola de Frankfurt, cujas reflexões ainda orientam estudos até hoje. Foi nessa escola filosófica que surgiu o termo “indústria cultural”, dentre outros. São ideias de seus representantes:
No século XX, como o surgimento de regimes totalitários como o Fascismo, o Nazismo e o ____________________ e com o aumento do poder das sociedades autoritárias ou ditatórias, parte dos filósofos também passaram a desconfiar do otimismo revolucionário do século anterior, como o anarquismo, o ___________________ e o comunismo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Segundo essa análise, qual foi a posição nazista diante desses tabus?
Que filósofo faz parte da esquerda hegeliana?
Segundo o Dicionário do Pensamento Marxista, a frase que melhor define o conceito de emancipação para o pensamento marxiano é:
De acordo com a perspectiva defendida pelos autores, é correto afirmar que
Hegel elogia as teorias contratualistas e defende que o Estado fundamenta a sociedade: não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas é o Estado que o constitui.
Para Marx ,o Estado representativo moderno é um bem a ser promovido por gerir os negócios comuns dos proletários.