Questões de Concurso
Sobre teorias do sujeito na filosofia moderna em filosofia
Foram encontradas 63 questões
TEORIAS
A. Fundacionismo B. Coerentismo
TESES
( ) O conhecimento humano deve ser reformado como um barco enquanto navega.
( ) A justificação de qualquer crença consiste em um ajuste com um conjunto de crenças que fazem parte de um sistema.
( ) Nenhuma proposição é mais básica do que outra.
( ) É a teoria defendida por René Descartes.
( ) Sugere a visão de um mundo completo e hierarquizado.
A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:
“Em razão de as essências reais das coisas serem desconhecidas para nós, não podemos possuir verdadeira ciência sobre itens do mundo natural, mas tão-só uma crença provável. Podemos ter conhecimento genuíno de nossa própria existência e da existência de Deus, e com a condição de nos mantermos nos limites da sensação real podemos ter conhecimento da existência de outras coisas”
KENNY, A. Uma Nova História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2009. v.3, p. 73.
Qual filósofo é o autor da posição epistemológica caracterizada no texto acima?
De acordo com a visão de Hume, é correto afirmar que a
Diante do enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre as “concepções de homens”, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:
I. Na Idade Média, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram os principais filósofos que conduziram os questionamentos, sendo esse movimento alicerçado pelo viés científico, no qual Deus não seria o meio ideal para conhecer a verdade.
II. Já na modernidade, o conhecimento se constituiu como a grande questão a ser revelada aos homens, sendo em suma o uso da razão o modo de conquistá-lo, segundo os grandes filósofos desse período, dentre eles Bacon e Kant.
III. Na contemporaneidade, várias são as teorias e correntes filosóficas responsáveis por compreender o homem e traçar caminhos que apontem possíveis respostas às questões da existência humana e ao papel do homem nesse ínterim.
IV. Ao propor o resgate histórico do homem é preciso considerar antes de conceber avaliações precipitadas o contexto histórico de cada pensador, as necessidades vivenciadas pela sociedade em cada período e a tentativa de cada estudioso em compreender aquele momento político, econômico e existencial, assim como, os pensamentos desenvolvidos por eles para sanar as inquietações de um povo, mesmo que as reflexões digam respeito às condições existenciais universais para atender a sujeitos particulares.
A sequência correta é:
Sobre Filosofia contemporânea, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:
I. O pensamento moderno inaugurado por René Descartes (1596-1650), no contexto da revolução científica do final do Renascimento, do Iluminismo e do desenvolvimento material daí decorrentes, encontra seu limite em Georg Hegel (1770-1831), último autor a formular um sistema filosófico.
II. Depois dele, tanto Karl Marx (1818-1883) quanto Friedrich Nietzsche (1844-1900) abordam as transformações da sociedade.
III. Marx critica em Hegel o modelo idealista e artificial da história; já Nietzsche, que foi um historiador das ideias, dá ênfase aos sistemas morais – do paganismo da antiguidade grega ao catolicismo cristão.
IV. Na revisão da história instala-se o pensamento contemporâneo da diferença. Já não importam apenas os fatos, mas a interpretação que deles é feita. Nietzsche fez a genealogia da moral, Michel Foucault (1926-1984) fez uma arqueologia das ideias, buscou a história daqueles que não tinham história – os excluídos designados loucos; Sigmund Freud (1856-1939) buscou pelo método psicanalítico os fatos esquecidos no inconsciente que, sem temporalidade, pressionam o presente do sujeito na forma de sintoma.
A sequência correta é:
Assinale a alternativa correta sobre a filosofia moderna e suas relações com a educação e ciência.
Fonte: Descartes. Discurso sobre o método. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Humanismo a Descartes. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2023.
Descartes, considerado por muitos como o fundador da filosofia moderna, é tema recorrente nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Para nós, professores de Filosofia, é praticamente impossível deixar os alunos sem conhecer elementos fundamentais da obra do pensador francês. Assinale a alternativa que NÃO apresenta incorreções sobre a Filosofia Cartesiana:
“O sonho moderno da razão legisladora da felicidade tem trazido frutos amargos. Os maiores crimes contra a humanidade têm sido cometidos em nome da regrada razão, da melhor ordem e da maior felicidade”.
ZIGMUNT, B. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 2006, p. 271.
Crítico da modernidade, Zigmunt Bauman admite que uma ética pós-moderna se vincula à admissão do outro como
“A modernidade é um mundo completo, fechado, endógeno, autorreferencial, autossuficiente e autossubsistente, que não precisa de colaboração e crítica de fora para dentro, e nem abre espaço para a participação por parte do outro da modernidade”.
DANNER, F.; DORRICO, J.; DANNER, L. F. Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa – BA, v. 19, n. 3, p. 76, outubro, 2019.
O excerto acima, com base no pensamento de Ailton Krenak, leva à afirmação de que o Ocidente é uma
BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.
O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
A denominada Filosofia Moderna, também conhecida como o Grande .................... Clássico, tem sua origem vinculada à tentativa de superar o pessimismo teórico do fim do século XVI e início do século seguinte, também conhecido como ..................... , a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Considerando o fragmento da Carta a Herz, apresentado anteriormente, julgue o item que se segue.
Kant estabelece uma síntese entre racionalismo e empirismo
na qual os pensamentos sem conteúdo são vazios e as
intuições sem conceitos são cegas.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.
O método cartesiano fundamenta na noção de evidência um
critério para se pensar a verdade.